Pequenos.Detalhes...Outubro de 2006
.
Baixaria-mor
Por Gustavo BarretoEntre peitos e bundas, existe um tipo de baixaria maior que incomoda a inteligência dos leitores. É o que faz a manchete do jornal O Globo do último 16 de outubro: “PT usará facção criminosa para abafar dossiê”.

O que é na verdade: tucanos pedem rigor na investigação de dossiê e petistas reagem dizendo que vão divulgar informações sobre o crime organizado em São Paulo.

Quem dá a dica é a jornalista Juçara Braga, que chama a atenção para o “trato indevido da informação que, como sabemos, é um bem social e como tal deve ser tratada”. Será que todos pensam (e agem) dessa forma?
:#.31/10/2006

Frases que se lê por aí
“O pudor é a forma mais inteligente de perversão”. Lida no banheiro de um sobrado na Praça da Cruz Vermelha, no Rio.
:#.28/10/2006
Sugestão de pauta
Por Gustavo Barreto“A influência da acumulação de ar no sistema digestivo dos pterodáctilos na constituição do sistema burguês do século XVII: um estudo de caso”.

A grande imprensa tão desprovida de temas pertinentes que essa não parece uma má idéia.
:#.27/10/2006

Debate desigual
Por Gustavo BarretoAchei o debate entre Lula e Alckmin na TV Globo, a dois dias do 2º turno, muito desigual.

Enquanto Lula preserva intactas sua cabeleira e sua barba, Alckmin insiste em manter aqueles três fios isolados!
:#.27/10/2006

Comunicação em questão
A Universidade Candido Mendes (UCAM) – campus Niterói realizará a III Semana de Comunicação, de 23 a 27 de outubro, das 18h15 às 22h. Este ano o tema é “Comunicador Total: novo desafio”. O evento é organizado pelos alunos do curso de Comunicação Social da UCAM (www.ucam.edu.br).

Estarão em pauta temas ligados a cinema, publicidade, rádio, internet, televisão, marketing político, fotografia, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Aberto ao público e gratuito, as inscrições dos alunos devem ser feitas pelo site da UCAM. Vagas limitadas.

A convite da organização do evento, o Fazendo Media (www.fazendomedia.com) marca presença na mesa de debates da quarta-feira (25/10), enquanto a Revista Consciência.Net (www.consciencia.net) conta com dois editores para o debate da segunda-feira (23/10).
:#.23/10/2006

Jogo sujo
Por Gustavo Barreto“Eu vou confiar em vocês. Vai parecer que alguém roubou e vazou para a imprensa. Mais ninguém tem isso aí, só eu. Nem o superintendente (...) Quando vocês passarem na TV, pessoal, tira o nome da Protege e tira essa data aqui (...) vou chegar para o superintendente e falar, “doutor, fui furtado, mas já falei com os repórteres, ninguém sabe de nada, mas eu to desconfiado, sabe como é, não dá pra confiar em repórter, não dá mesmo”. Agora eu conto com vocês, porque podem abrir uma sindicância contra mim, um processo.”

“Agiram mal a TV Globo e toda a imprensa ao divulgar as fotos? De maneira alguma, elas eram de extremo interesse público.”

O primeiro é o Delegado da Polícia Federal Edmilson Bruno, pessoa de bem, pessoa da lei, que não tinha intenções políticas.

O segundo é Ali Kamel, chefão na TV Globo, um cara super ético e que nada tem contra o PT ou a favor do PSDB. Super imparcial. Ele defende Edmilson Bruno. Kamel não admite que estava fazendo o jogo sujo de Edmilson porque “em nenhum momento dissemos que os CDs por nós obtidos eram fruto de furto ou roubo”. Não é um rapaz que gosta de mentira.

Só não diz por quê a TV Globo ainda não mobilizou um repórter para investigar a Operação Sanguessuga na gestão FHC, responsável pela liberação de 70% das ambulâncias da Planam. E por que Abel Pereira continua tranqüilo, sem ser incomodado pela imprensa apesar do envolvimento em suspeitas que se multiplicam, enquanto o ex-assessor do presidente Freud Godoy, inocentado pela Polícia Federal e por alguns destacados colunistas da imprensa, foi previamente linchado.

“Não seja tão subserviente. O patrão não te pede tanto” é o conselho de Paulo Henrique Amorim a Kamel. Que o Papa o ouça.
:#.22/10/2006

Por Renato KressEleições
Comentário assistindo programa eleitoral: “Nossa, que Estado malvadão, tô com medo. Vou me prostituir para o mercado, ele é mais bonzinho... passa a vaselina comercial...”

* * *
Vamos patentear o oxigênio e resolver o lance todo.
:#.22/10/2006

Menina de 13 anos é vítima de ação policial em Acari
Karine Santos Silva, de 13 anos, é a mais nova vítima da violência policial. Segundo moradores de Acari ouvidos pela Rede Nacional de Jornalistas Populares, Karine foi atingida no peito nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, por volta das 14h30, em um supermercado na rua Edgar Sotelo, na Favela de Acari. A mãe de Karine está neste momento no Hospital Estadual Carlos Chagas, para onde a sua filha foi levada. 

Os tiros teriam vindo de policiais militares que participavam de uma operação sob coordenação do Tenente Rates, do 9º Batalhão. A reportagem procurou o Tenente para comentar o assunto, mas ele ainda não havia retornado. Karine Santos Silva está fazendo neste momento uma drenagem de pulmão. A bala entrou pelo peito de Karine e saiu pelas costas, segundo testemunhas. 

O telefone do 9º Batalhão é o (21) 3399-6617. O contato de um morador que está acompanhando o caso pode ser obtido no telefone (21) 8141-3313.
::::20/10/2006

Por Renato KressÉ diferente
Eleições 2006 entre Lula, Alckmin, Cabral e Frossard: prova de que o Rio e o Brasil não tem povo, tem platéia.
::::17/10/2006
Gerúndio Alckmin
Por Gustavo BarretoDo candidato à presidência da República Geraldo Alckmin, no debate da TV Bandeirantes dia 8 de outubro: “As CPIs [no governo Lula] só saíram por causa do Roberto Jefferson, senão ninguém taria ficando sabendo”.

Depois dizem que o Lula é que fala errado...

* * *
E ainda por cima não falou nada sobre o engavetamento em massa das CPIs na época do PSDB.
::::8/10/2006

Leitor comenta
“Basta sair às ruas de Londrina para nos defrontarmos com atitudes, criminosas, de apologia ao preconceito. Vários carros, muitos de luxo, fazem uso de adesivos demonstrando, claramente, seu preconceito aos deficientes físicos. Tal adereço contém uma mão de 4 dedos juntamente com o símbolo de proibição. Quem está promovendo isso? Não sei.

Mas as suspeitas, obviamente, caem sobre os partidos de oposição ao  atual presidente. Afinal, a analogia é visível. Dentre eles: PSDB, PFL, quem sabe... são só hipoteses. Mas uma coisa é certa, este tipo de "politica" não é novidade. A apologia ao ódio, ao preconceito com deficientes, entre outras minorias, foram as "bandeiras" empregadas por HITLER durante o Nazismo. Agora resta saber de nossas autoridade, bem como da nosso imprensa, o que será feito a respeito. Ou será que os interesses políticos irão prevalecer? Espero que não.” (Andre)
::::3/10/2006

Lançamento
A Editora da UFRJ convida para o lançamento do livro Os cronistas de Momo – imprensa e Carnaval na Primeira República, de Eduardo Granja Coutinho. Participação do grupo de samba e choro Como quem não quer nada.

Dia 5 de outubro de 2006 (quinta-feira), às 19h30, na Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon. Telefone: (21) 2239-5294.
::::3/10/2006

Na UFRJ
Ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2006 no Rio de Janeiro o 3º Congresso de Extensão da UFRJ. A Revista Consciência.Net (www.consciencia.net), fundada em maio de 2000, participa do evento.

Na UFRJ, o Consciência.Net é apoiado pelo Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO). A apresentação do projeto é no modo pôster.

A programação completa e a apresentação do congresso você acessa em www.pr5.ufrj.br
::::3/10/2006

Vale a pena
Quatro dias de estudo e discussões sobre teorias e práticas de mídia digital brasileira. Esta é a proposta do Submidialogia#2, que rola dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2006, em Olinda, Pernambuco.

Antes, de 9 a 12 de outubro, ocorre o Encontro de Rádios Livres, em Recife. Fique por dentro em http://submidialogia.descentro.org/
::::2/10/2006

Apuração
O jornalista Raphael Perret acompanha a apuração no Butuca Ligada.
::::1/10/2006

 
Consciência.Net
Pequenos detalhes
Opinião
Primeira Página