Pequenos.Detalhes...Outubro de 2004
.
Out, 18........................gustavo barreto

Rei Arthur

Mais um filme sobre o famoso personagem e os clichês de sempre em longas desse tipo: cavaleiros que brigam mas na verdade se amam, a mulher que surge do nada para ter um romance com o protagonista, vilões feios e horrorosos etc. Comparando então com outro sucesso recente do mesmo estilo (Senhor dos Anéis), nossa, é covardia, já que a trilogia de Peter Jackson tem uma produção muito mais cuidada. É uma boa diversão, que fica na memória até a próxima ida ao cinema.

Do jornalista carioca Raphael Perret.

Tecnologias apropriadas

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (18 a 24/10), a TV Nacional exibe de segunda a sexta, às 18h45, vídeos produzidos pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). A série intitulada “Tecnologias apropriadas” ensina como construir sistema condominial de esgoto, como fazer tijolo de solo prensado, leite condensado, pão caseiro, coalhada, coloral, entre outros. Interessados em receber as cartilhas dos vídeos gratuitamente podem fazer os pedidos pelo site www.ibict.br

Inversão de valores

Às vezes, seja qual for o motivo, sexo dá sono. Mas nunca poderia imaginar que sono dá sexo.

O "Sydney Morning Herald" informou nesta quinta-feira que uma mulher com sonambulismo tinha o costume de abandonar a sua cama para ter relações sexuais com qualquer pessoa.

O médico Peter Buchanan, que atendeu a paciente, declarou no jornal que o caso é um exemplo de um transtorno identificado recentemente e conhecido como "sexualidade no estado do sono".
 
 

Out, 16........................gustavo barreto

Pesquisa

O escritor Millôr Fernandes está fazendo uma pesquisa em seu sáite:

Esqueça valores morais. Maluf é:

  • (I) Um exemplo.
  • (II) Uma das maiores personalidades deste país.
  • (III) Apesar de paulista, de origem árabe, é um carioca típico.


Está dando a terceira.
 
 

Out, 15........................gustavo barreto

Crise na saúde

Ontem era só um doente
Hoje, são
 
 

Out, 14........................gustavo barreto

Há uma diferença

Secretárias eletrônicas. Por mais que eu ame a tecnologia, não falo com máquinas.

Que democracia?

47,4 milhões de brasileiros não têm dinheiro para comprar a cesta de alimentos que lhes garanta o consumo diário de 2.888 calorias, nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
 

Out, 13........................gustavo barreto

Bom Combate

Com 35 artigos e cinco intervenções orais, em diferentes seminários, César Benjamin faz em "Bom Combate" (216 pág.,) uma incursão meticulosa em temas relevantes do Brasil e do mundo: das quotas raciais à macroeconomia, dos transgênicos à educação, da situação da América Latina aos problemas do socialismo. Os textos são uma rara combinação de rigor analítico, densidade teórica, clareza expositiva e posicionamento militante.

O lançamento no Rio de Janeiro está marcado para o dia 19 de outubro (terça), a partir das 18h, na Livraria Leonardo da Vinci (Av. Rio Branco 185, subsolo, Centro). Para quem não é do Rio, é possível encomendar a publicação pelo tel/fax (21) 2544.0206 ou 2215.6148; pelo e-mail contrapontoeditora@yahoo.com.br; ou ainda no site da editora: www.contrapontoeditora.com.br

Bush X Kerry hoje

A partir das 22h desta quarta-feira (13) o canal Bandnews transmite ao vivo, do campus da Universidade Estadual do Arizona, o terceiro e último debate entre o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o candidato democrata à Casa Branca, John Kerry. 

O Bandnews vai mostrar o encontro na íntegra, sem intervalos, e com tradução simultânea.

Submissão consentida

Quando esteve no Brasil nestes dias, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, montou um forte aparato de segurança. Até aí tudo bem: trata-se de um dos líderes da nação mais odiada do mundo.

Mas, como sempre, os americanos exageraram. Para ter acesso ao café da manhã organizado pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo, por exemplo, até os convidados tiveram de passar por um detector de metais e, caso levassem pastas ou bolsas, entregá-las para inspeção de seguranças americanos.

Se são convidados, por que receberam esse tratamento? Os ditos "brasileiros"com apoio de grande parte da mídiaaceitaram tudo caladinhos.
 
 

Out, 12........................gustavo barreto

Vítima de um gerúndio

Deu noMigalhas: "O ex-prefeito Waldemar Sandoli Casadei de Lins/SP reelegeu-se no domingo mas não foi declarado vencedor. No lugar dele, o juiz eleitoral Lincoln Casconi proclamou eleita a segunda colocada, a tucana Fátima Pires. Casadei está perdendo o cargo porque o partido trocou de candidato a vice na véspera e supostamente errou ao notificar essa mudança à justiça eleitoral. O candidato a vice era Francisco Kurimori.

Por um problema legal, o partido decidiu no sábado, dia 2, que ele renunciaria e daria lugar à mulher, Keiko Kurimori. No requerimento de substituição, o partido noticiou que estava "promovendo" o registro de Keiko. O juiz argumenta que a palavra correta deveria ser "requerendo" e anulou a votação de Casadei por considerar sua chapa incompleta."

Novo partido de esquerda

O jornalista Ancelmo Gois noticiou neste sábado (9/10) que o P-SOL bateu um recorde no dia da eleição. Coletou 52 mil assinaturas só naquele domingo e já está perto de 300 mil, meta estabelecida para novembro.

O partido tem até julho de 2005 para conseguir as 440 mil necessárias, mas espera chegar lá bem antes. Feito isso, o P-SOL já disputa a eleição de 2006.

Recorte de jornal

(2004)

 
Out, 11........................gustavo barreto

É por aí

Ancelmo Gois nesta segunda (11):

Outro dia, uma jovem turista brasileira foi abordada em Cusco, no Peru, por um menininho de rua que pedia uns trocados. Paciente, disse em espanhol: 

— Sabe aqueles turistas ali? São americanos. Eles é que têm dinheiro. Peça a eles. 

E o moleque, reparando no sotaque da mocinha: 

— Você é brasileira, né? Brasileiro é que dá dinheiro. Americano não dá nada.
 
 

Out, 10........................gustavo barreto

Salada

Deu no RioFesta: "Uma nova data para o 'Dia do Fico' está para ser marcada no calendário brasileiro. Em comemoração ao momento em que Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil e ao dia em que declarou sua Independência, acontece neste feriadão (10, 11 e 12 de outubro) o Festival da Independência, na Apoteose."

O Dia do Fico é 9 de janeiro e a 'independência' (qual?) ocorreu 7 de setembro (ambos em 1822). O autor, coitado, falava sobre o Festival da Independência, que ocorreria entre os dias 10 e 12 de outubro, no Rio.

Os organizadores avisam que, este ano, o festival foi cancelado "devido a problemas técnicos". Seria por esquizofrenia histórica?
 
 

Out, 6........................gustavo barreto

Que empáfia!

O PPS de São Paulo não gostou nada nada das declarações que Ciro Gomes deu nesta quarta. O ministro soltou o verbo e, entre outras coisas, criticou a candidatura de José Serra.

"Ciro Gomes demonstra que conhece muito pouco da política paulista e paulistana, aliás, pela qual sempre destilou o seu preconceito e a sua empáfia", diz a nota do partido no Estado.

Ah, empáfia é arrogância.
 
 

Out, 5........................renato kress

Des-envolvido.

É crueldade dizer que nosso povo não é desenvolvido, que somos atrasados. 
Nunca vi povo mais des-envolvido que o brasileiro. 
A gente se des-envolve com a política.
A gente se des-envolve com a religião.
A gente se des-envolve com a mídia.
A gente se des-envolve uns com os outros.
A gente se des-envolve dos problemas sociais.
A gente se des-envolve dos problemas civis e jurídicos.
A gente des-envolve até nossas tecnologias:
Desenvolvemos a fibra ótica. E logo nos des-envolvemos dela também.
Falta ainda a Amazônia, a Petrobrás, Furnas e a biomassa. Mas eu não me preocupo. O Brasil é um país em francas vias de des-envolvimento.
 
 

Out, 3........................gustavo barreto

Pesquisas

Fiquem de olho nas pesquisas. Há disparidades incríveis.

Em Fortaleza, por exemplo. O IBOPE dizia há quatro dias que Cambraia (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni (PFL) estavam disputando o primeiro lugar. Luizianne Lins (PT) estava com apenas 4% (!).

O percentual de indecisos era altíssimo (42%). Levem em conta a forte influência das pesquisas na decisão do eleitor (o que nem sempre acontece, claro) e a forte oposição da direção nacional do PT a Luizianne.

É um absurdo. O mesmo aconteceu com o deputado Chico Alencar em 1996, no Rio. Ele provavelmente deixou de ir para o segundo turno (para a prefeitura) por conta da falta de apoio.

Desta vez, o PT não só deixou de lado sua candidata, como também ajudou financeiramente — e simbolicamente — Inácio, aliado do governo federal em Brasília. Já Luizianne, assim como Chico no Rio, é da esquerda do PT.

Que partido covarde, diga-se. Tem o poder de mudar de fato este país, mas só pensa em ganhar mais poder. Reduziram a Política — com "p" maiúsculo — a meras estratégias eleitorais e jogadas de marketing.

Patético

"Quero o voto dos malufistas. Quero os votos do Maluf. A forma como eles manifestam o apoio é problema deles". José Genoino, presidente do neoconservador PT, pedindo votos para Marta Suplicy.

Ignorância estatística

No Portal Terra: "A candidata [Thelma Maria, do PCO] comemora o fato de ter aparecido em algumas pesquisas com 1% dos votos. Em sua avaliação, está tecnicamente empatada com Bittar e Jandira, se levada em conta a margem de erro".

A Rede Globo também vive falando isso. É uma ignorância sem tamanho. Em estatística eleitoral, a margem de erro é a margem mais ou menos em 50%. Ou seja: se o candidato tem 90% dos votos ou 10% dos votos, a margem de erro é bem menor. Deve ser próximo de 0,5% no caso de Thelma do PCO.

A margem de erro é de 3% vale, portanto, para o Cesar Maia, que esteve mais próximo de 50% nas pesquisas. Se fosse de outra forma, a própria Thelma teria 3% para cima... ou para baixo. E é impossível ter 2% negativos.

Eu também pensei

Saiu um artigo no jornal O GLOBO dizendo que as eleições em São Paulo são uma prévia de 2006 e que José Serra tem espírito público. Pois é, eu também pensei que fosse do Agamenonprincipalmente quando falou-se em modus in rebus, mas não. Era de Fernando Henrique mesmo.

Mas parecia mesmo do Agamenon: dizia que FH é um "democrata convicto".

Números

17% dos norte-americanos acreditam que o mundo vai acabar ainda nesta vida, segundo a revista NEWSWEEK.
 
 

Out, 2........................gustavo barreto

Efeito psicológico

Se o presidente não sabe, alguém precisa lhe dizer que essa estratégia lembra a do trabalhador que deve no cheque especial mais do que o salário pode pagar.

Para mostrar aos credores que não vai dar o cano, ele corta a mensalidade da escola, o plano de saúde e o conserto do carro e coloca parte do salário na poupança (porque, se pagar a dívida, o banco é obrigado e emprestar o dinheiro mais barato para outras pessoas, que passam a consumir mais, pegando de surpresa os empresários, que aproveitam para aumentar os preços, diminuindo o poder de compra das famílias e desorganizando a economia local).

O rendimento da poupança é menor do que os encargos do cheque especial, mas ele tem a sensação de que deve menos. Fica atrasado no curso, a saúde vai piorando e o carro acumula problemas. As dificuldades impedem que faça horas extras para aumentar a renda familiar e se qualifique para um emprego com melhor remuneração.

Nelson Breve, na Agência Carta Maior

P-SOL coleta assinaturas

O P-SOL (Partido Socialismo e Liberdade) estará coletando neste domingo (3), em todo o País, assinaturas para sua legalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todos os estados, a militância e simpatizantes do partido estarão formando equipes para recolher assinaturas ao manifesto de apoio no sentido de regulamentar a legenda.

Fazem parte do PSOL a senadora Heloísa Helena e os deputados federais Babá, João Fontes e Luciana Genro, além de diversos militantes decepcionados com o PT. Os parlamentares citados foram expulsos do partido em dezembro do ano passado por terem votado contra a Reforma da Previdência Social.

Cortina de fumaça

A Philip Morris dos Estados Unidos usou jornalistas para colocar em dúvida as conclusões de uma agência americana sobre os efeitos letais do fumo passivo.

O alvo da campanha foi um relatório de 1992. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA tentou editar um documento que concluíra que o fumo passivo era responsável por um tipo de câncer que causava 3.000 mortes de não-fumantes por ano naquele país. No Brasil, não há estimativas.

O que se sabe bem é que o baixo índice educacional da população brasileira é um fator que cria uma grande barreira na hora em que o governo precisa comunicar-se com a sociedade, principalmente nas questões relativas à saúde.

Qualquer esclarecimento projetado por campanhas institucionais demora a surtir o efeito esperado ou desejado, pois, não raro, ou a informação não é assimilada ou sequer é levada a sério.

TV infantil

Produzida pela Mauricio de Souza Produções, em parceria com o Ministério da Cultura e Educação, e TVE, a rede pública de televisão está preparanda para meados de 2005 uma nova programação, que terá um conteúdo eminentemente educativo e atingirá crianças de 3 a 12 anos.

Além disso, será inaugurado um canal infantil por assinatura, ainda este ano, pela Fundação Padre Anchieta: Rá-Tim-Bum.

A TV Cultura, que dará a base para o novo canal, vem recebendo de fundações e associações de críticos não só do Brasil mas de países como Venezuela, Argentina, Japão e EUA, premiações seguidas pela qualidade de sua programação infantil com destaque para Bambabalão, Catavento, Cocoricó e é claro, Ra-Tim-Bum, o campeão de medalhas.

Virou moda

Conselhos Federais. Você ainda vai ter um.
 
 

Out, 1........................gustavo barreto

Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor é uma lei abrangente que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos.

Relacionar os acontecimentos do dia-a-dia, no entanto, não é tarefa fácil e muitos comunicadores acabam se enrolando no tema. Para driblar artigos, incisos e sanções, o site jurídico CartaMaior oferece o CDC para consulta. O investimento é de R$ 60. Não deixe de conferir, clicando aqui
 
 

Consciência.Net
Pequenos detalhes
Opinião
Primeira Página