Pequenos Detalhes
Junho de 2004
 

30 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Quase

Cinco foguetes artesanais disparados da faixa de Gaza por militantes palestinos caíram a cerca de 200 metros de onde estava Ariel Sharon.

A ação aconteceu durante visita do primeiro-ministro ontem ao local em que dois israelenses foram mortos anteontem em ataque semelhante, em Sderot (sul de Israel).

Os militantes se defendem da tentativa declarada de Sharon de dizimar o povo palestino.
 

29 de junho..Gustavo & Renato
..............................................

Só pode ser piada

Ontem eu ouvi uma intervenção do padre Marcelo Rossi na Rádio Globo, de manhã, em que ele conta uma parábola muito da fajuta.

Aliás, se trata de uma dessas piadas que passam pela internet. É aquela do navio norte-americano que avista uma luz e pede para que a suposta embarcação desvie tantos graus. A embarcação se nega e os norte-americanos começam com um ataque de menções hierárquicas e a prepotência básica, exigindo que a embarcação desvie já.

Daí eles respondem: "Aqui é o farol. Câmbio".

Um dia antes, eu deparei com um livro cheio de parábolas moralistas que minha mãe, coitada, ganhou. "Eu ganhei", fez questão de ressaltar. E lá estava a tal "piada", igualzinha, mas sem menção aos istâitis.

Isto me fez pensar que, talvez, uma parábola seja nada mais que uma piada sem graça.

O Renato Kress, co-editor da revista, logo deduziu: "Cara, Jesus era o cara mais sem graça que o planeta conheceu. A bíblia é só parábola". É mesmo. Vai ver Ele queria fazer um monte de piadas e, como o pessoal levou a sério, virou parábola.

Será que Jesus Cristo era um Steve Martin mal sucedido. Pode ser.

Resumindo: o padre Marcelo Rossi leu para seus milhões de ouvintes uma parábola que, por sua vez, era cópia de uma piada muito mais antiga que o tal livro moralista. Só pode ser piada.

*

Viva o capitalismo!

(...) quando se preparava para deixar o Iraque, Bremer afirmou que entre as suas grandes realizações estão a redução dos impostos, as tarifas reduzidas e a liberalização das leis sobre o investimento estrangeiro. Os insurgentes estão explodindo oleodutos e postos policiais, fontes de esgoto estão brotando das ruas e falta luz na maior parte do tempo - mas proporcionamos ao Iraque à dádiva da economia de oferta.

(...) Ao fazer do Iraque um parque de diversões para os teóricos econômicos da direita, uma agência de empregos para os amigos e a família e uma fonte de contratos lucrativos para empresas que doaram dinheiro para campanhas republicanas, o governo prestou um grande favor aos recrutadores terroristas.

Paul Krugman no New York Times de hoje

*

Inexplicável
Som é uma onda em movimento, propagando-se em meio elástico, nos planos transversal e longitudinal, produzindo uma sensação auditiva e alterando a pressão do ar no ouvido.

Rock é uma onda em movimento, propagando-se em meio fantástico, nos planos sentimental e experimental, produzindo uma sensação auditiva e alterando a pressão da galera na grade de contenção. Inexplicável.
 

28 de junho..Gustavo Barreto
..............................................
.

“Que calor, hein?”
.
*
O bom homem verde

O melhor dos homens em uma sociedade cristã, Jesus, é como as plantas: todos falam com ele, mas nunca obtêm resposta.

"Ei, sua bíblia está manchada de quétichupi". A freira, coitada, cairia durinha. Mas isto nunca aconteceu.

A única diferença, talvez, é o fato de Jesus não ser verde. Ou pelo menos dizem que não.

Na verdade, vi um filme muito intrigante ontem, Magnólia. "But it did happen". É verdade, acontece cada coisa.

*

Gay vende

Veja, lá estão os diferentes. Veja o quanto podem ser exóticos. Vamos tirar fotos. Vamos colocar os mais vistosos na tevê. Quanto mais colorido, melhor. Nem parecem pertencer a esta sociedade. Algo muito próximo de alienígenas, aqueles que se filma. Leia aqui
 

26 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Ex-ministro na tevê

O senador Cristovam Buarque (PT-DF) participa nesta segunda (28), às 12h15, do programa Fala Brasília, transmitido pela TV Record.

Na terça-feira (29), Cristovam é o entrevistado do programa Notícias do Brasil. Para assistir, basta sintonizar o canal 56 (UHF) ou a Rede TV, às 7h da manhã.

Deputado sem-teto

"Uzias Mocotó (PMDB), que reduziu o patrimônio ao se desfazer da única casa que declarava, em São João de Meriti, não quis falar:

— Nada a declarar."

No Globo de hoje.
 

25 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Regina, a louca

Regina Duarte, que em 2002 disse ter medo de Lula, voltou a falar de política em entrevista que o portal AOL põe no ar hoje:

— Quem venceu foi a realidade. Lula não está preparado. Não dá... Será que estou louca?

Louca e histérica.

Uma boa notícia, no entanto: "[Regina] avisa que não voltará a participar de campanhas políticas, tamanho o trauma da última."

Louca, histérica e covarde.

Enlouqueça um pouco

AOL – Uma vez, na campanha de 1989, durante uma panfletagem do Mário Covas, então candidato do PSDB a presidente, você disse: “Lula é um maluquinho”. Isso foi publicado na primeira página do Jornal do Brasil. Hoje, qual é a sua opinião sobre o presidente Lula?

Regina Duarte – Eu disse isso?! [Ri] Lula é um maluquinho! Eu nem me lembro mais, queria até ter esse jornal para guardar. Tenho uma ternura, um carinho, uma admiração pelo Lula muito grande! (...)

Oito perguntas

Este foi o quanto ela conseguiu falar de política. Menos da metade da entrevista.

Ou melhor: de quem ela gosta e de quem ela não gosta na política.
 

21 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

“Aqui, ó, o Brasil”

Luiz Fernando Furlan mostra
para onde vão nossas riquezas

.
*
Rápido!

Ligue no jornal Hoje, da Globo, agora. Você saberá qual é a galinha mais velha do mundo.

Mais uma importante contribuição para nosso país.

*

Explodindo Bush

Em entrevista à rede de TV ABC (EUA), a mega-hiper-pop-rebelde-star Madonna disse que George W. Bush e o iraquiano Saddam Hussein são iguais porque "os dois se comportam de maneira irresponsável".

A cantora disse que só cancelou clipe em que "explodia" Bush, em 2003, por haver na época nos EUA um clima de "linchamento nacionalista".

*

Por falar em "nacionalismo", o diretor norte-americano Michael Moore exibia em seu sáite, até a semana passada, uma frase de Theodore Roosevelt, um dos líderes mais respeitados da história deles.

Na época em que era presidente, dizia ele: "Não ser patriótico é não contar a verdade — seja sobre o presidente ou qualquer outra pessoa".

O bicho tá pegando nos ixtâites.

*

Um novo partido de esquerda

Os dissidentes do partido governista anunciaram neste mês a criação de um novo partido, que deve defender os interesses da esquerda e combater, na oposição, o “estilo neoliberal” do governo.

Depois de dois dias de reunião, um parlamentar que faz parte de um grupo expulso por fazer críticas aos líder máximo do país disse que o novo partido deverá candidatar-se às eleições federais dentro de dois anos e vai atrair os votos dos descontentes com o governo.

Estamos, amigos, na Alemanha.

*

Viva o MST!

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra será o tema do Grande Expediente da Assembléia Legislativa no RS, na próxima quarta-feira, às 14h.

A homenagem aos 20 anos do movimento é iniciativa do deputado Frei Sérgio Gorgen (PT).

O MST foi fundado em janeiro de 1984 por 80 representantes de organizações camponesas de 13 estados brasileiros, que se reuniram em um igreja próxima à cidade paranaense de Cascavel.

*

Deus me livre

Veja bem. Eu já vi muita coisa nessa vida à venda. Eu moro numa região onde se vende de tudo.

Mas essa, sinceramente, foi a mais impressionante de todas.

*

Coisa de macaco

Para se divertir por alguns minutos: o macaco que aterrisa!
 

20 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Leitor comenta: "Manifesto minha apreensão e surpresa ao ver aberto apoio a candidatos e partidos feito pelo consciencia.net".

A observação completa e a repercussão estão na seção de Cartas.
 

17 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

“Bloomsday”

A definição é a seguinte: acontecimentos vividos por Leopold Bloom em Dublin, Irlanda, entre as 8 da manhã de 16 de junho de 1904 e as três da madrugada do dia seguinte.

Foi a 16 de junho de 1904 que James Joyce conheceu a futura mulher, Nora Barnacle. A importância dada a este acontecimento foi tanta que o escritor fez, desta data, o dia no qual seu mais famoso romance “Ulisses” se desenrola.

É isso aí. Aquele livro de intermináveis páginas se passa em apenas um dia. Dia 16 de junho. Por causa disso.

Em tempo, a revista Storm uniu-se ao jornal Público, ambos portugueses, o pá, e fizeram um dossiê James Joyce.

Está no suplemento do jornal de Lisboa, o “Mil Folhas”, que destaca:

“Pomposo, roliço, Buck Mulligan, veio do alto da escada, trazendo uma tigela com espuma de barbear, na qual se cruzavam, em cima, um espelho e uma navalha. O roupão amarelo, solto, sustinha-o por detrás, gentilmente, a brisa suave da manhã. Ergueu a tigela e entoou: Introibo ad altare dei”.

É como aquele ditado: um dia de cada vez, como se fosse o último.

Boa leitura. E bom dia.

Como sempre, há quem discorde do caráter literário destas comemorações. "Bloomsday", diz uma manchete de 17/06 do New York Times, "não passa de mais uma data comercial na Irlanda".
 

16 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

“Ei. Ô do capacete”

Uns e outros

Para ficar clara a diferença entre um jornal que faz oposição sistemática e outro que adora defender o governo.

Em O Globo de hoje: “Mercado financeiro fez 5 mil milionários no Brasil em 2003”

Já na Folha de S. Paulo: “Sob Lula, cresce total de milionários

*

O poder, ontem e hoje

"É incrível, trinta anos depois, o poder que ainda têm. E há também a paranóia com a qual reagem a toda crítica. Eles têm a idéia de que podem influenciar a forma pela qual a história é escrita. E a ironia é que o comportamento deles trouxe muito mais atenção para o assunto".

(...) "Kerry não será muito diferente. Principalmente se ele vencer com o apoio de Pennsylvania e Iowa, onde os sindicatos são fortes, ele será um protecionista. O que seria uma vantagem é que as pessoas no governo seriam ligeiramente mais inteligentes".

Vantagem?

Pedro Doria entrevista o professor Kenneth Maxwell, em NoMínimo

.
15 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

“Não, o meu é maior”

.
.
12 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Agora senta e espera

.
*
Haikai
Mente
Aberta
mente

*

Que horror!

Em fita atribuída a um líder da Al Qaeda, 'radicais' dizem que EUA querem regimes submissos ao ocidente.

Bem informados, eles criticaram a proposta de reforma do Oriente Médio divulgada no último encontro do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) nesta semana.

"Os EUA não têm nada a ver com a reforma, o que eles querem é substituir os regimes existentes por outros novos", disse a voz gravada.

Que terror! Quanta verdade!
 

11 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Esqueça o Jornalismo: agora é tudo Política

Presidente do Conselho Editorial do JB demite um dos mais tradicionais jornalistas da imprensa brasileira por criticar relação amistosa do jornal com autoridades do Governo do Estado. Por Gustavo Barreto, 11 de junho, 2004. Leia aqui
 

10 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

$ó Jesus $alva

Desde que Bush chegou à Casa Branca, Deus tem estado cada vez mais inquieto no reino dos céus.

Teve até gente sugerindo a criação do Departamento de Fé em Washington.
 

9 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Apenas leia

"Pereira tentou acertar um soco em Mário, mas errou o alvo. Este devolveu a agressão arremessando um microfone, que passou longe do colega. Pereira decidiu contra-atacar com o próprio celular, que se espatifou contra a parede. Quando iam se atracar, já que a pontaria não estava lá muito boa, foram separados."

Trata-se, acreditem, de uma audiência na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil. Está no Globo de hoje.
 

8 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Para registro

A proposta do PFL para aumentar o mínimo, de R$ 275, tirava recursos da reforma agrária para aumentar o salário.

Apenas registrando estas hipocrisias cotidianas e medíocres da suposta 'oposição'.

*

Sem desistir

Tenhamos serenidade na espera e insistência na luta.

*

Do tamanho e das diferenças

A tocha olímpica que desembarca no Rio domingo para a cerimônia do revezamento vai passar a noite numa suíte de R$ 1.095 de diária do JW Marriott Hotel, em Copacabana.

O quarto tem 50 m², cama king size, duas TVs 29 polegadas, CD player, duas linhas de telefone, frigobar e banheira.

Só R$ 1.095 — desconsiderando o resto — equivale mais ou menos à renda anual das famílias consideradas pobres no país. Mais ou menos 50 milhões de pessoas.

Para estes, a procura de voluntários é pequena. Do tamanho da nossa sensibilidade social.

Sem piscar

Marcelo Salles, sempre atento, comenta: "A casa a R$ 1 que Rosinha lança em Campos tem 38 metros quadrados. Daí pro Marriott, uma distância olímpica..."
 

7 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

É pra valer

Várias entidades ligadas ao Fórum Social Mundial, como a Via Campesina, o MST e o Ibase, estão organizando o Fórum Mundial sobre a Reforma Agrária, que acontece em Valência, Espanha, entre 5 e 8 de dezembro.
 

6 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Sobre guerreiros e marginais

Um quase-menino, um quase-homem, ou quase isso, luta para fugir da perseguição de marginais cariocas protegidos pelos cargos públicos. Leia mais
 

4 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Não espalha

Qual a semelhança entre Pitágoras e o PT? Saiba aqui

*

É diferente

No Brasil, ainda não está clara a diferença entre fazer pelo social e fazer uma social.
 

2 de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Nova página

O deputado João Batista Oliveira de Araujo, o Babá, lançou nesta semana uma página para informar sobre os rumos e bandeiras de seu mandato.

Entre os destaques, o deputado critica o envio de tropas brasileiras ao Haiti e o reajuste do salário mínimo proposto pelo governo federal, aprovado na Câmara hoje.

Além disso há informações pessoais de João Batista e os rumos da mobilização por um novo partido.

Para visitar a página, que por sinal é muito bonita, digite www.babacst.org
 

1o de junho..Gustavo Barreto
..............................................

Retórica

O rádio anuncia que o trânsito de carros da Av. Chile apresenta "lentidão". Já na Rua da República, podemos visualizar uma "retensão".

A Enseada de Botafogo está com "fluxo intenso". Escolhendo passar pela Av. Brasil, você encontrará "dificuldades" na passagem.

Ou seja, "tá tudo parado".
 
 

Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes
..Consciência.Net