Pequenos Detalhes
Abril de 2004

________________________
[Gustavo Barreto]
30 de abril

O detalhe que faz diferença
Em recente entrevista ao diário inglês The Guardian, o renomado escritor Noam Chomsky diz que a escolha entre George W. Bush e John Kerry seria "a escolha entre duas facções do Partido dos Negócios", mas declara seu apoio a Kerry. "Num sistema com um imenso poder, pequenas diferenças podem se traduzir em grandes conseqüências", diz o professor de lingüística do Massachusetts Institute of Technology.

Não deixe de ler o especial do Guardian sobre as eleições norte-americanas.

*

Um colega da UFRJ, Pedro Aguiar, comenta: "Recentemente tem sido anunciado que o conselho de ocupação ianque no Iraque aprovou a criação de uma nova bandeira, que seria como esta, vista neste endereço, e também aqui. Mas na realidade o verdadeiro desenho da nova bandeira do Iraque pode ser visto aqui".

Procede. E como.

*

"Campanha popular" mobiliza neo-assustados
Parem tudo: a Zona Sul está assustada! De cima dos luxuosos prédios da Lagoa, "campanhas contra a violência que surgiram de iniciativas populares" ganham força. O jornal O Globo de hoje se refere a uma iniciativa de moradores da área mais nobre do Rio de Janeiro. Apartamentos variam de 250 mil a um milhão de reais. Se não for cobertura, é claro. 

Qual a brilhante "idéia"? "O grupo pretende organizar um site e criar um banco com idéias do que seja possível fazer para tentar mudar a situação. Estão sendo confeccionados ainda 500 adesivos para serem distribuídos", relata o jornal. 

Além disso, vão colocar faixas com o dizer "basta". Em vermelho! Meu Deus, será o retorno da onda comunista?! 

Beatriz, que mora em uma cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas, parece ser uma das líderes revolucionárias: "A situação é de emergência. Queremos unir a opinião pública. É nossa obrigação como cidadãos". Ela só não esclareceu: unir para quê? Era melhor ter posto receita de bolo, em vez de ficar editando e-mail da vizinha. 

Mais: no dia 16 de abril diversas entidades se organizaram para fazer um ato no Largo do Machado. Dia 16. A repórter Selma Schmidt, que devia estar com sono, escreve: "Não foram poucas as campanhas contra a violência que surgiram de iniciativas populares, embora a maioria seja liderada por parentes de vítimas. O Movimento Posso me Identificar, por exemplo, foi criado dia 17 passado, durante uma passeata organizada por mães que perderam seus filhos numa incursão da polícia no Morro do Borel há um ano." 

Perceba que dá para fazer todas as "ações" que eles propuseram lá de cima. Site, faixas na janela. Camisas, que coragem!, para distribuir. Tudo bem longe dos selvagens. Sair de casa, afinal, está muito perigoso hoje em dia.

A cidade-problema
Acredite: uma tubulação da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, rompeu esta madrugada e um carro caiu dentro de uma cratera.

Taís Mendes, da Agência Globo, com CBN, em 30/04/2004: "Uma tubulação da Cedae rompeu-se na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, zona sul do Rio, por volta das 4h da manhã, abrindo uma cratera de aproximadamente 2,5 metros na pista. Um Citroën C3 caiu dentro do buraco.

(...) Mais tarde, um tronco coletor de esgoto da Cedae estourou, também na Avenida Borges de Medeiros, na altura da Sociedade Hípica. Este novo acidente, segundo o presidente da Ceade, não tem relação com o estouro da tubulação de água potável em frente à sede do Flamengo."

Veja as imagens no Globo Online

________________________
[Gustavo Barreto]
29 de abril

Ninguém erra. Nunca.
"Procuram-se empresários vitoriosos, executivos de reconhecido sucesso e consultores respeitados que partilhem com profissionais mais jovens e estudantes aquelas decisões errôneas e as medidas indevidas que um dia tomaram e de que forma as reverteram.

O erro que não for estudado, cuja ação corretiva não for conhecida e analisada, acha-se sujeito a ser repetido. Os erros, embora por vezes dolorosos, ainda são os melhores professores."

"Os melhores professores, no jotabê de hoje.

________________________
[Gustavo Barreto]
27 de abril

A vaca pelo mundo
"Na Índia, a vaca é sagrada;
Na Inglaterra, é louca;
No Rio de Janeiro, ela é governadora."

*

Não tão big assim
Notinha de pé de página, lá embaixo, bem pequeno. Não, põe menor. Isso, letra 7,5. Agora publica:

Ex-Big Brother é preso com drogas em Curitiba
SÃO PAULO. O empresário Edilson Buba, que participou da quarta edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, foi preso ontem em Curitiba sob acusação de tráfico de drogas. Buba foi preso com 16 comprimidos de ecstasy e cerca de 50 gramas de maconha. Ele estava com a namorada, Dirliane, conhecida como Dili, que foi liberada. O casal foi detido no Aeroporto Afonso Pena. O advogado de Buba, Rogério Botelho, afirmou que ele comprara drogas para consumo próprio. "O Buba está muito chocado com tudo o que aconteceu. Mas as drogas eram apenas para seu consumo."

Fonte: O Globo, 27/04/2004

Ouviu, né? Se é só para consumo, pode. Se for para, por exemplo, fazer maquete para o trabalho de arquitetura, C-A-D-E-I-A N-E-L-E!

________________________
[Gustavo Barreto]
26 de abril

Maradona
Tutty Vasques em NoMínimo: "Maradona já está cheirando sem ajuda de aparelhos. O craque respira normalmente."

________________________
[Gustavo Barreto]
25 de abril

Rumino, logo almoço
"Coleguinha lá da UFF, também estudante de jornalismo— e estagiário de um jornal pertencente à chamada mídia grande— pede a palavra na reunião do Diretório Acadêmico e diz:

"Essa história de pensar só acontece aqui dentro da universidade. Só aqui mesmo, neste lugar atrasado. Quando o cara chega no mercado e vai ver a realidade, ele pára de pensar na mesma hora. Porque tem que colocar dinheiro no bolso, não tem?"

Do companheiro Marcelo Salles do Fazendo Media

________________________
[Renato Kress]
24 de abril

Jornal velho
Depois que passam os feriados, é bom ficar de olho nos jornais dos dias anteriores.

Vocês vão ler coisas do tipo "Prescreve hoje o prazo para que o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto seja condenado pelo crime de formação de quadrilha no processo que investiga o desvio de R$ 169 milhões das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo".

Como disse um assessor do governo, ainda sobre o Caso Waldomiro: "Depois do Carnaval as coisas esfriam". Por que essas coisas acontecem quase sempre no meio do feriado?

________________________
[Gustavo Barreto]
23 de abril

Por que tanta festa?
No saite da Força Sindical — teoricamente uma central sindical — aparece o anúncio da 'festa' do primeiro de maio. Há algo a comemorar? Pelo jeito sim, pois estarão presentes Daniel, KLB, Wanessa Camargo e Rio Negro & Solimões. Enfim, um megashow.

Lá também podemos ler: "Concorra a 10 carros e cinco apartamentos e assista a shows gratuitos com artistas consagrados".

Paulo Pereira da Silva, presidente da entidade, é candidato à prefeitura de São Paulo.

*

Vontade e consciência
"É escusado apresentar exemplos históricos, de lideranças equivocadas, que conduziram povos à desgraça, por serem tão recentes e abundantes. No sentido inverso, os casos também abundam, embora em número menor.

O verdadeiro líder, o que dissemina humanismo e razão e cuja vida se torna um marco, um referencial, um guia no caminho da liberdade para os homens do seu tempo e das gerações vindouras, trabalha, basicamente, com dois conceitos abstratos importantes: vontade e consciência. Cada um deles deve ser aplicado no momento e na dosagem adequados."

É Pedro J. Bondaczuk no Comunique-se. Muito bom.

*

O melhor comentário
"Se colar essa história de culpar os maconheiros pela violência no Rio de Janeiro, logo, logo vão responsabilizar quem tem carro pelos engarrafamentos em São Paulo."

Tutty Vasques em NoMínimo

________________________
[Gustavo Barreto]
22 de abril

Educação é Direito!
Hoje o comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação está em Brasília, em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados e entregando uma representação ao vice procurador geral da República pelo cumprimento da Lei do Fundef.

Onde quer que você esteja, marque sua presença em Brasília. Mande um postal virtual para deputados, senadores e ao presidente Lula cobrando dos nossos governantes mais atenção à Educação Básica. Para participar entre no www.campanhaeducacao.org.br

Dica de Publicações
Se você é educador ou se interessa pela área, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação, possui um sistema de solicitação de publicações muito pouco conhecido.

Visitando o sáite www.inep.gov.br e clicando na seção 'Publicações', você pode consultar um tema de seu interesse e solicitar cinco publicações diferentes de forma gratuita e sem muita burocracia. Entre os títulos disponíveis, há sínteses muito úteis para os profissionais da área; avaliações da Educação Básica e Superiorl períodicos editados pelo MEC; estatísticas educacionais, como por exemplo o "Mapa do analfabetismo no Brasil" e "A Educação no Brasil na década de 90'"; além de publicações em inglês e espanhol.

Qualquer cidadão que se interesse pelo tema, no Brasil ou no exterior, pode adquirir os exemplares. Clique aqui para acessar o link direto.

Se eu fosse do...
"(...) O PCB orienta a seus militantes e conclama a todas as forças progressistas e democráticas para esta tarefa: ocupar as ruas e as praças para garantir as mudanças necessárias para dar um novo rumo à política brasileira, para a reversão do quadro atual, a retomada do desenvolvimento e para a construção de uma sociedade com justiça social e oportunidades iguais para todos."

Se eu fosse do PCB, o que eu deveria fazer? A análise não é ruim e contem algumas verdades, mas esta orientação, cá para nós, está meio vaga — principalmente quando se pensa na classe média "novela das oito", a quem deveriamos nos dirigir sempre.

________________________
[Gustavo Barreto]
21 de abril

Pesquisa em saúde
O Ministério da Saúde está elaborando a Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde.

Esta Agenda tem como objetivo definir quais os rumos dos incentivos para pesquisa nos próximos anos, e seus resultados serão apresentados na 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, em julho de 2004.

Todos podem participar clicando aqui. Ajudem a divulgar esta idéia e participem.

Cinema e Tabagismo
Uma iniciativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA) está financiando pesquisas com o tema "Tabaco e filmes". O prazo final para a entrega dos projetos/vídeos é 30 de abril.

Projeto na Câmara
A Comissão de Economia, Indústria e Comércio, aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que tramita em regime de urgência e prevê a criação de uma nova Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), com alíquota de 10%.

A nova contribuição incidirá sobre a comercialização e a importação de cigarros e bebidas alcoólicas. Os recursos arrecadados formarão um fundo para financiar programas de cura e prevenção de doenças decorrentes do uso de cigarros e bebidas, como o câncer, enfisema pulmonar e cirrose hepática.

Antes de chegar ao plenário da Câmara, o projeto ainda terá que passar por três comissões: Constituição e Justiça, Seguridade e Família e de Finanças e Tributação.

________________________
[Renato Kress]
20 de abril

Suspirro
Depois de um espirro bem sucedido, mídia interna Roberto Carlos com suspeita de tuberculose.

________________________
[Gustavo Barreto]
20 de abril

Bar do Bruno
Já está funcionando o buteco virtual de Bruno Ribeiro dos Santos, colaborador da revista. Podem entrar que o cardápio é bom. Visita obrigatória para quem quiser ficar por dentro do roteiro etílico e gastronômico de Campinas, além de beliscar crônicas e papos de balcão a preço de custo.

O autor argumenta: "Aqui não tem consumação mínima".

Procede.

*

Novos empreendimentos
Após ter completado minha mudança de apartamento, disse para mim mesmo: "Ok, vamos ao trabalho".

As aranhas daqui de casa acharam que foi com elas. Desde então têm se dedicado incessantemente em novos empreendimentos.

________________________
[Gustavo Barreto]
16 de abril

Democracia à força
Em 6 de abril, o apresentador de um show diário da tevê norte-americana, Jon Stewart, citou o presidente George W. Bush tentando explicar o caos provocado por um líder no Oriente Médio, Muqtada al-Sadr.

Bush disse: "Este é um homem que, em lugar de deixar a democracia florescer, decidiu exercer a força. Não podemos deixar isso acontecer."

Jon Stewart: "Concordo, a decisão de uma pessoa de usar a força para criar uma democracia seria um caminho terrível".

________________________
[Gustavo Barreto]
15 de abril

"Ou", segundo O Globo
Foi a palavra mágica que o jornal O Globo de hoje usou para enganar seus leitores, na seguinte chamada: "Presidente vive dilema entre autorizar reajuste maior do salário-mínimo ou investir no crescimento econômico".

Para os ilusionistas, digo, redatores do diário carioca e fervorosos defensores da ala conservadora do governo, um anula o outro. Berzoini, o "diabão", era o defensor dos trabalhadores na reunião:

"Enquanto Berzoini insistia em lembrar a importância do mínimo como um instrumento de distribuição de renda e aquecimento da economia, Palocci era enfático: — O país tem de optar entre dar um aumento real e o crescimento."

Enquanto alguns calculam que o mínimo poderia chegar a R$ 300, Palocci não esconde seu valor ideal: R$ 256. Acima disso, só explicando de onde sairá a verba. Até porque o pagamento dos credores internacionais continua intocável.

Ontem, o COPOM reduziu a taxa básica de juros em míseros 0,25% — ou 0,02% para o consumidor, em termos reais.

*

Greve: estado de alerta
A insatisfação continua. Os Técnicos da Receita Federal (TRF) aceitaram, com ressalvas, a proposta salarial do governo. 71,24% foram favoráveis à suspensão da greve, 21,66% votaram pela manutenção do movimento e 7,10% se abstiveram.

“A categoria continua em estado de mobilização, pois se o governo não cumprir o acordado devemos retornar à greve, e com força total. A luta pela inclusão dos aposentados e o restabelecimento  da correta remuneração dos Técnicos deverá continuar, com a continuidade das negociações", avisa Reynaldo Puggi, presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal.

A exigência é que a proposta seja implementada por Medida Provisória, a ser editada imediatamente após a votação do projeto de dotação orçamentária, ainda em abril. Outras categorias já preparam ações para o primeiro de maio.

Aliás, a quem interessa dizer que nesta data se comemora o Dia do "Trabalho", em vez de "Trabalhador"?

*

Platão
"Não conheço nenhum caminho seguro para o sucesso, só um para o insucesso seguro— agradar a todos."

Pois é. Essas coisas.

________________________
[Renato Kress]
13 de abril

Máximas revisadas
Minha pátria é minha língua. E aí, vai botar piercing?

________________________
[Gustavo Barreto]
12 de abril

Pros malungo da área
Maraneté consciente, é isso aí: estamos na luta. Malungo Kress já nos escreveu d'um outro malungo: "enquanto houver dotô, há mucambo"... Abá am iõ te: "Trabalhador (a) vai continuar de pé!"

Jamaté! Malungo Barreto.

________________________
[Gustavo Barreto]
12 de abril

"Paz no mundo", não na cidade
Depois de ter apoiado o despejo de famílias pobres, Dom Eusébio Scheid, arcebispo do Rio de Janeiro, aparece em missa na Igreja da Candelária, autora da ação de despejo, no 'Jornal do Brasil' de 09/04/2004.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, proprietária da Igreja e de diversos prédios no Centro, queria usar a força policial contra os sem-teto da cidade.

O arcebispo lembrou Jesus Cristo: "Que reine a paz no mundo". Pelo jeito só vale para o mundo, não para a cidade.

Dona Rosi, uma senhora desabrigada de 74 anos, chegou a propor o fim do programa federal Fome Zero. "Por que ele não acaba com esse negócio de Fome Zero? Eu quero desemprego zero!"

Apenas mais um triste capítulo da hipocrisia cristã por parte de seus quadros majoritários.

________________________
[Gustavo Barreto]
11 de abril

Exploração indígena
A H. Stern lançou nesta sexta (9) sua linha indígena, chamada Purãgaw, na Avenida Europa (em Sampa), com noite repleta de vips e, também, de índios.

Um deles, Txukarramãe Kaka Werá Jecupé, deu consultoria para a joalheria montar a coleção. Um dos destaques desenvolvidos pelo índio é o cinto de safiras: são 9.950 pedras coloridas que formam o desenho da cobra coral.

O preço? Quase 300 mil reais.

*

Vaticano High-Tech
A Biblioteca do Vaticano iniciou um processo de "catalogação eletrônica", colocando chips de rádio-freqüência em cada um dos 1,6 milhões de livros em sua biblioteca.

Assim, será possível localizá-los em qualquer estante, mesmo que estejam guardados fora do lugar. As informações são de Rizio Bruno, tiradas daqui.

*

A Cultura da Bomba
Seis instituições americanas vão receber um total de 559 mil dólares para catalogar e preservar a herança cultural do Iraque, ou pelo menos o que sobrou.

Algumas pessoas insistem que seria melhor não ter bombardeado o país.

*

Amazônia preocupa
Na quarta-feira, o governo brasileiro estava pronto para anunciar índices recordes de desmatamento na Floresta Amazônica, a maior fonte de biodiversidade e de água doce do mundo.

Segundo uma avaliação quase completa da região, feita por satélite, pelo menos 22 mil quilômetros quadrados foram desmatados nos últimos 12 meses.

Acredita-se que esse número suba para 24,2 mil quilômetros quadrados quando os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) forem processados, até o final deste mês, segundo informou um funcionário graduado do setor ambiental.

Segundo Flávio Mantiel, diretor do Ibama, os índices são "inaceitáveis e preocupantes", mas não refletem ainda os esforços deste governo para contê-los. As informações são do UOL, colaborou Raquel Moraes.

*

Frases que você ouve em banheiro de igreja
"Sai deste corpo que não te pertence!"

________________________
[Gustavo Barreto]
8 de abril

Lamentável (I)
Em qual das "estratégias" do PT se encaixa o fato de que Jader Barbalho, ele mesmo, indicou dois cargos de importância para o Banco da Amazônia?

Lamentável (II)
O deputado Jair Bolsonaro, a reencarnação de Hitler na Câmara, inaugurou um retrato de Ernesto Geisel em seu gabinete. Sob a foto do ditador, em resposta ao livro de Elio Gaspari sobre a ditadura, escreveu: "Se a ordem era prender e matar, como é que essa cambada toda está viva?"

Lamentável (III)
O deputado Chico Alencar (RJ), um dos poucos petistas que não esqueceu seu passado, pleiteou junto ao seu partido duas comissões na Câmara: Comunicação/Cultura e Direitos Humanos, além da vice-liderança do partido.

Foi rejeitado nas três.

No caso da vice-liderança, eram 23 as vagas e, mesmo três dos escolhidos não terem intenção de ocupar a posição, Alencar ficou de fora.

Um importante deputado explicou: "Você tem interlocução com a imprensa e é crítico". Essas são os defeitos do petista, que não seria "confiável".

Lamentável (IV)
O pior é ouvir de "petistas" o mesmíssimo discurso que o FHC fazia: "O que falta é porposta, não verba". Até a gente argumentar, já se foram pelo ralo bilhões, devidamente pagos aos credores internacionais.

*

Pertinente
De um analista: "A direita não é burra. Não quer derrubar, quer desestabilizar para ganhar mais dividendos políticos".

*

Nas ruas da cidade
Em um muro da Cinelândia, no Rio: "Adote um artista antes que ele vire designer".

*

Procede, procede
De uma amiga do trabalho, Claudia, para mim: "Você não precisa fazer tudo no período de 24 horas. Espalhe as coisas pela sua vida".
 



Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes

Consciência.Net