Pequenos Detalhes
Março de 2004

________________________
[Renato Kress]
31 de março

Gramática
Felicidade, artigo em 3a pessoa.

PSTU
Não penso, logo insisto.

________________________
[Gustavo Barreto]
31 de março

40 anos do golpe militar
O mandato do vereador Eliomar Coelho, do PT do Rio, promoverá ato político nesta quinta-feira, dia 1º de abril, às 12h, nas escadarias da Câmara Municipal, para lembrar os 40 anos do golpe militar.

No evento, cada ano da história recente do País será representado por uma pessoa. Eliomar dá o recado: "se possível, compareçam vestidos de preto ou com tarjas pretas em sinal de luto pela data".

Foram convidados ex-presos políticos, militantes, simpatizantes, familiares e integrantes dos movimentos de Anistia.

Lembrando a importância da memória, o combativo Eliomar finaliza: "A sociedade brasileira e o povo carioca não devem esquecer jamais o período obscuro e autoritário pelo qual passou o País".

*

West no Brasil
A Imperial Tobacco, gigante inglesa da fumaça, vai lançar no Brasil a marca West, aquela dos carros da McLaren.

O cigarro será produzido aqui pela American Virginia, que, apesar do nome, é uma empresa nacional de marcas baratas como “Bacana” e “Oscar”. A parceria foi costurada pelo Advis Bancorp.

A turma anti-fumaça está atenta. O cigarro é, hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Baríola, juntas. No Brasil, morrem cerca de 105 mil pessoas por ano.
 
 

________________________
[Gustavo Barreto]
28 de março

Intrigante
Foi aí que um palhaço de circo me parou no meio da rua e falou:

 — A-ha! Você é você mesmo? Será?!

________________________
[Gustavo Barreto]
25 de março

Geração $
“Eu sou o tipo de pessoa que os pobres e a classe média odeiam porque posso torrar R$ 5 mil em um vestido para usar apenas uma vez e depois encostá-lo no armário”, diz Nicole ao repórter. “Não consigo ficar assistindo tevê em casa ou trabalhando em algum escritório estúpido na frente de um computador. Estou acima disso tudo. O dinheiro dos meus pais me possibilita curtir a vida sem preocupações e sem falsos moralismos”. Leia aqui

*

Mistérios do capitalismo selvagem
"A amaldiçoada e condenada MCI controla a Embratel. Recebeu proposta de multinacionais que atuam no Brasil para vender a empresa por 550 milhões de dólares. Preferiu vender para outra multinacional, só que atuando no México, a Telmex. Curiosidade: a proposta do México foi de 350 milhões, menos 200 milhões. Será apenas mistério?" De Helio Fernandes.

*

Coisas que gostariamos de ouvir
 — Próxima estação: Carioca. Observe atentamente o espaço entre o trem e a plataforma.

[silêncio, dois minutos]

 — Descreva duas conclusões acerca de sua observação e trace um paralelo entre este espaço e o vazio da pós-modernidade sob o aspecto do construtivismo.

*

 — Os assentos de cor laranja são preferenciais para portadores de deficiência, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou alguém que goste muito de laranja. Seja solidário.

*

 — Desembarque pelo lado esquerdo, com atalhos ao centro e à direita moderada.

*

Hai-kai
A mesa
não é nada
sem o sofá

________________________
[Gustavo Barreto]
21 de março

Vida, leva eu
"Nessa guerra, Zeca Pagodinho é um detalhe tão passageiro como um amor de verão. Pela quantia envolvida e pela genialidade das peças publicitárias, como vimos na semana passada, a questão essencial é a abundância de recursos para convencer as pessoas, especialmente os jovens, a associar álcool a saúde, beleza, sensualidade, modernidade.

É uma luta desigual, num país em que, segundo pesquisas da Unesco, crianças começam a beber, em média, aos 13 anos."

Mais depois: "Este artigo que você está lendo tem entre os jovens o impacto semelhante ao da frase insossa e fria: "Beba com moderação", apresentada depois de exuberantes paisagens com música, mulheres, praias.

É a batalha de Golias contra um Davi de mãos atadas. Como se não bastassem a genialidade publicitária e as fortunas para sustentá-la, a sociedade não está conscientizada dos perigos do excesso de álcool."

Gilberto Dimenstein na Folha de S. Paulo

*

Infantilidades (I)
Quando leio em O Globo que "Garotinho quer que Cesar Maia peça desculpas", não deixo de pensar que, caso Cesar não faça, Garotinho deve contar tudo para a mãe dele — que, seguindo Freud, é a própria Rosinha.

Enquanto isso, quem sofre é o povo nas escolas do Estado e hospitais do município (para não citar o resto).

Infantilidades (II)
"Não existe território neutro na luta entre a civilização e o terror, porque não existe território neutro entre o bem e o mal, a vida e a morte".

De Diordi Dábliu Buchi. Genial. Se bem que o Estado em que ele se encontra— entre a vida e a morte, eleitoral e mentalmente vegetando— prova o contrário.

Enquanto isso, quem sofre é o povo iraquiano.

*

Pesadelo
"A forma como os argentinos se referem a Anne Krueger, diretora-gerente interina do FMI, segundo o "Estado": A irmã mais malvada de Freddy Krueger."

Nelson de Sá na Folha

*

Desabafo
Estou farto de não-acontecimentos.

________________________
[Gustavo Barreto]
20 de março

"Experimenta"
"(...) O cantor afirma que só teria percebido que havia restrições ao fazer um show, em fevereiro, quando no intervalo disse que ia "beber umas Brahmas". Neste momento, diz Pagodinho, apareceu um representante da Fischer Associados e disse que ele deveria voltar ao palco e dizer "experimenta".

Do Globo Online

________________________
[Gustavo Barreto]
18 de março

Deve ser horrível viver num país que dá calote
Está na Folha de hoje: "Investimento tem alta de 38% na Argentina".

Assim, ó: "A taxa de investimentos na Argentina cresceu 38,1% em 2003 em relação ao ano anterior, chegando a 36,6 bilhões de pesos. Com isso, o país recuperou a queda sofrida no ano anterior, de 36,4%. Os dados foram divulgados ontem pelo Indec, o órgão de estatística do governo argentino. A melhora na taxa de investimentos (formação bruta de capital fixo, na linguagem técnica) foi impulsionada pelos setores de equipamentos duráveis de produção e de construção.

(...) O Indec também confirmou ontem que o crescimento da economia do país ficou acima dos 8% em 2003. Números preliminares apresentados em janeiro apontavam que o índice seria de 8,4%. O dado oficial de ontem foi 8,7%. É a primeira vez que a economia argentina cresce em cinco anos. Entre 1999 e 2002, o PIB (Produto Interno Bruto) argentino recuou quase 20% - sendo 10,9% apenas em 2002."

Pena que nós, no Brasil, não falamos a mesma língua.

*

A imprensa não é a crise
"É necessário distinguir sempre as forças que fazem parte da crise daquelas que se alimentam dela. Parecem ser a mesma coisa, mas não são. A imprensa, por exemplo, pode estimular a crise e até dar a impressão de que é a própria crise. Isso é falso. Quando a encrenca perde sua energia interna, a imprensa muda de assunto."

De Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo.

*

A gordura das empresas
Cerca de 40 mil empresas mandam em 25% da economia do planeta, mas empregam apenas 1,5% da mão-de-obra.

Mesmo não contando os empregos indiretos, é assustador.

*

Golpe
Bruno Ribeiro dos Santos, colaborador desta revista, escreve:

"A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira o relatório do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) favorável ao projeto de lei 221/2003, do senador César Borges (PFL-BA), que estabelece novas atribuições para as Forças Armadas, como a contribuição com os órgãos de Segurança Pública no combate ao crime organizado.

As Forças Armadas, mais uma vez, irão participar ativamente de atividades essencialmente civis e terão acesso a dados e informações que deveriam ser exclusivas do Governo Federal.

Preocupante."

*

Definições
Lamparina é uma rapariga muito acesa.

*

Você não sabe de nada

 — Mas como assim? Eu li no jornal e vi na TV.

 — Ah, a mídia. Você acredita em tudo o que vê?

 — Bem, não em tudo. Mas qual o problema dessa reportagem?!

 — Não sei. Mas não é isso. E enquanto eu formulo uma alternativa lógica para o que aconteceu, vou menosprezando o interlocutor e dizendo frases como "você não sabe nem o começo".

A verdade, como se sabe, é sempre oculta.

*

Ainda, no séxulo XXI
"O Projeto de Lei 2177/03, do deputado Neucimar Fraga (PL-ES), cria programa de assistência à reorientação sexual, destinado a homossexuais que voluntariamente optarem pelo retorno à heterossexualidade."

Da Agência Câmara.

________________________
[Gustavo Barreto]
17 de março

O sentido da vida
Eu me livro.

________________________
[Gustavo Barreto]
16 de março

Enfrentando o Império
O Globo, sempre O Globo, estampa em suas páginas de hoje: "Receita quebra monopólio da Microsoft na declaração do IR".

Daí você pensa: a Receita Federal do nosso país— Brasil, il, il— finalmente está enfrentando o Império. Um monopólio foi quebrado! Algo com ações, participação maior nos lucros, sei lá. O Império está sendo desmontado pelo, quem diria, Palocci e sua equipe.

Aí você lê: "A Receita Federal pôs ontem em sua página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) a versão do programa do Imposto de Renda 2004 (ano-base 2003) que pode ser utilizada em vários sistemas operacionais. Esta é a primeira vez que o Fisco oferece o programa num formato além do Windows".

Ah. Devolve minhas bananas que o sonho acabou.

________________________
[Gustavo Barreto]
15 de março

Endereço atual
Rua da Amargura, 77, esquina com a rua dos Inválidos. Acesso, só pelos fundos.

________________________
[Gustavo Barreto]
14 de março

"Assassino"
Cláudio Júlio Tognolli escreve: "Numa péssima tradução, o UOL sustenta que o terrorista de Madri que assume os atentados, na fita, se chama Abu Dujan al Afghani.

Bem, seria a tradução correta Abu Dujan, o Afegão (já que "al" é "o", vejamos por exemplo Alcorão, ou O Corão).

Tanto que digitando Abu Dujan al Afghani nos sites de busca não surge nada. Mas digitando Abu Dujan, apenas, vemos que ele foi morto em 7 de maio de 2002 em Poonch, Paquistão (leia aqui)."

Ou seja: não é o cara.

________________________
[Gustavo Barreto]
12 de março

Parabéns
Hoje é dia dos Bibliotecários. Internauta comenta: "Parabéns por serem profissionais que trabalham a informação de uma maneira tão grande, total e única."

E indica.

________________________
[Gustavo Barreto]
10 de março

Big estupidez
"Conveniência store". Visto perto de Iguaba, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, United States of Brazil.

Universidade
Rumo ao precipício, e todos fingem normalidade.

________________________
[Gustavo Barreto]
7 de março

Telefone celular romeno
"SoundCover, developed by a Romania phone software company called Simeda, can add artificial traffic and road works to a call at the press of a button. It can mimic a thunderstorm, the dentists drill or even a circus during a call."

Falta do que fazer dá nisso.

________________________
[Gustavo Barreto]
4 de março

"Totalmente à distância"
O sítio do PFL divulga um "revolucionário sistema eleitoral:

"O PFL está colocando à disposição dos candidatos do partido o Portal Eleições 2004 - um sistema totalmente à distância, disponível via Internet, com o objetivo de prover informações referentes às eleições 2004, além de oferecer ferramentas que auxiliam no planejamento da campanha eleitoral."

Fico a me perguntar o que seria "totalmente à distância". Seria dos eleitores? Bom, deixa para lá.

Tem mais: "Trata-se de um sistema inovador, desenvolvido pela KnowTEC com o apoio do PFLJovem, disponibilizando aos candidatos e interessados no tema os mais modernos instrumentos tecnológicos".

PFL jovem? Nem meu coração de 22 anos agüenta.

*

Quem diria
Pedro Doria: "Às vezes, parece que tudo dá câncer de uma forma ou outra — viver é assim perigoso. Uma boa notícia, pois: cerveja é bom preventivo. Mata lesões com potencial cancerígeno, quem diria. Mas tem de ser cerveja preta."

Só a fonte é que é um pouco duvidosa. Só um pouco. Trata-se da "DNN" — Drunk News Network

________________________
[Gustavo Barreto]
3 de março

Avanço da Internet
Relatório da Fundação Bill & Melinda Gates sobre o papel das bibliotecas públicas dos EUA dá conta do aumento da inclusão digital.

Em 1996, só 28% das bibliotecas públicas ofereciam acesso à Internet. Hoje, está presente em mais de 95%, e 14 milhões de americanos usam regularmente a rede mundial.

Por aqui, temos um percentual humilhante destes estabelecimentos. Quanto mais computador.

*

Mulheres à frente
Mais de duas mil donas de casa de todo o país vão estar mobilizadas na capital federal, logo depois do Dia Internacional da Mulher (08 de março). Elas realizam, dois dias depois, a Marcha Nacional das Donas de Casa em Defesa da Aposentadoria.

A mobilização está sendo organizada pelos comitês estaduais formados para debater e divulgar a proposta de emenda constitucional (PEC) 385/2001, da deputada Luci Choinacki (PT/SC), que institui a aposentadoria para as donas de casa com mais de 60 anos e renda familiar igual ou menor que dois salários mínimos.

“Sensibilizar a sociedade brasileira para que reconhecer a importância do trabalho das donas de casa será uma grande conquista dessas trabalhadoras, no Ano Nacional da Mulher”, avalia Luci.

________________________
[Gustavo Barreto]
2 de março

Retrato do Brasil
"A Caixa Econômica informa: ninguém desse órgão teve qualquer ligação com Waldomiro ou com a empresa que imprimia para a Caixa. Esse órgão é o retrato do Brasil: só tem corruptores, nenhum corrupto."

"(...) Os donos dos caça-níqueis (escondidos atrás dos bingos) dizem que nas mil casas de jogo do País "mais de 300 mil ficarão desempregados". Seria necessário que cada cassino desses tivesse 300 empregados. Muitos funcionam com 5 ou 6, é tudo automatizado."

Os textos são de Hélio Fernandes na Tribuna de hoje.

*

Apoio ou concessão?
Muitos ainda perguntam o que significa, mais exatamente, "subserviência". Na mídia ou na política está lá, firme e forte.

Eis uma boa resposta, retirada do Jornal Nacional de hoje: "O presidente Lula telefonou hoje para o presidente americano George Bush para pedir que investimentos em saneamento e reforma de estradas e portos não sejam registrados como gastos públicos como determina o FMI."

Trata-se de um apoio, não de uma concessão. Que linguagem possuem os jornalistas colonizados.

E assim continuamos. Um dos países mais ricos do mundo pedindo autorização para governar.

*

Ancelmo Gois informa
A Telemar cortou a linha da central de telefone da Uerj na sexta por falta de pagamento da conta de dezembro. A universidade só está recebendo ligações.

________________________
[Gustavo Barreto]
1 de março

Os dois mundos
Enquanto "os garotos" do Brasil disputam prêmios nos Estados Unidos, a "Cidade de Deus" real, formada por pessoas em carne e osso, continua uma beleza...

*

Mude
Temos muito trabalho — hoje e sempre — se quisermos ver mais pessoas felizes nesse pedaço de terra e de mar que habitamos. Mas hoje — para um bom começo — precisamos estar atentos ao que temos de mais valioso: a vida. E a nossa vida, que é o ponto de partida, começa com um bom sorriso — sorriso dos lábios, sorriso da alma.

Para se lembrar: só o que está morto não muda!

Veja o vídeo a seguir e faça uma pequena pausa para pensar no que você pode fazer — hoje — para deixar para trás o peso desnecessário.

Assista acessando a página de Camila Bossolan > Notícias > Filme "Mude". O endereço direto está aqui
 
 


Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes

Consciência.Net