Pequenos Detalhes
Janeiro de 2004

________________________
[Gustavo Barreto]
25 de janeiro

Ah, entendi...
"O que está em aberto é que estoques eles tinham, se tinham algum e, caso tivessem, onde estavam. E, caso não tivessem, por que isso não foi informado de antemão".

Dito por Colin Powell, secretário de Estado norte-americano. Dia 24, na Geórgia, durante posse do presidente Mikhail Saakashvili.

Como se sabe, Powell é um dos mais lúcidos do governo Bush. Imagina o resto.

________________________
[Renato Kress]
24 de janeiro

Ganhando dinheiro

— Depois que me deram uma assinatura da revista EXAME, comecei a ganhar muito dinheiro.

— Por que? Havia boas dicas de negócios?

— Não. Usei as folhas para montar um curso de origami. Foi o maior sucesso.

________________________
[Gustavo Barreto]
24 de janeiro

Acabem com os elefantes!
Sempre foi assunto de meu interesse a preservação da natureza. Foi por conta disso que cliquei na indicação da notícia "Deputado protesta contra chegada de navio com urânio no Porto do Rio", do Tempo Real, serviço de plantão do Jornal do Brasil.

Tentei ler o conteúdo da reportagem. Não consegui.

Um grande elefante vinha do banner logo acima ao título e me impedia de saber mais detalhes. O conteúdo da publicidade é o seguinte: "Downloads pesados? Saia voando na Internet". O elefante caia até o segundo parágrafo, mas depois conseguia voar livremente. Repetidamente.

Era eu, na verdade, que tive que sair voando atrás do aviso de "fechar". Impossível. O elefante alado, planando por cima das letras, foi mais rápido.

Logo eu, que achava que o exercício de descobrir maneiras subliminares de inserir publicidade em jornalismo era dos mais difíceis. Original da matéria, com direito a elefante alado, aqui

*

Parece, mas...
Ancelmo Gois hoje: A Agência Brasil, do governo FH, perdão, do governo Lula, divulgou ontem a agenda dos ministros com um ato falho. No item quatro, de Palocci, diz: “O ministro da Fazenda, Pedro Malan, participa de reunião no Planalto...”. Faz sentido.

Todos os dias aqui

*

Bobeiras
A Internet está cada vez mais eficiente. Você já viu déjà-vu online? Clique aqui!

________________________
[Gustavo Barreto]
22 de janeiro

Novo capítulo na Rede Globo
Dívida da Globo Comunicações com credores internacionais expõe relações pouco compreendidas da empresa. Artigo meu, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
21 de janeiro

Hipostasia
"(...) o velho Wittgenstein está cada vez mais certo: o que pode ser dito pela linguagem não pode ser dito na linguagem. A palavra escrita é insuficiente para abarcar os subtons lunares.

E mesmo a palavra gravada, vulgo fala, ganha outras tonalidades quando editada, mesmo que sem cortes. Donde se pode deduzir: não existe imprensa que não cometa hipostasia.

Ou melhor: a hipostasia é a profissão de fé desse ofício a que se convencionou chamar de jornalismo. Um escritor pode conceber uma fábula, mas não penetrar sua moral, notou Kipling."

Claudio Julio Tognolli, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
20 de janeiro

Lei de Gerson
Luiz Augusto Gollo: "Pelo menos um dos seis deputados que renunciaram aos dois salários extras da convocação extraordinária ouviu de vários colegas o chiste que, levado a sério, mostra um pouco da alma parlamentar: 'Se é para devolver o dinheiro, vou te dar o número da minha conta'".

No Visão Crítica, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
19 de janeiro

Chico Alencar nesta terça na TV Câmara
O deputado federal Chico Alencar (PT-RJ) é o convidado desta terça-feira (20) do programa Visão Crítica, que passa de segunda a sexta-feira, na TV Câmara, às 8h30. O programa terá meia-hora de duração.

Logo após, o deputado Ivan Valente (PT-SP) estará participando do Brasil em Debate com outro deputado, Thomaz Nonô, do PFL de Alagoas.

O Visão Crítica tem reapresentação às 13 horas, enquanto que Brasil em Debate reaparece em dois horários: 21h35 e 1h30 da madrugada.

*

Joaquim Ferreira dos Santos
"Foram trancados numa casa cheia de aparelhos de ginástica mas nenhum livro. Cérebros flácidos, glúteos firmes, eis o Brasil do BBB. Todos lêem Caras, viram a nova casa da Juliana Paes. Querem-nas. A casa. A Juliana. A fama. Quem não?".

Leia aqui, dica do BlueBus

________________________
[Gustavo Barreto]
18 de janeiro

Ah, agora entedi...
No dia 13, comentei sobre a agilidade insuperável do arquiteto daqui de casa: "No meu banheiro, a indicação de 'frio' na torneira corresponde à água quente. E vice-versa".

Helana Gurgel, sempre com um olhar mais aprofundado das coisas, observa:

"Acontece que fisicamente o arquiteto está correto. A cor azul (como a da chama do gás do fogão) é mais quente que o vermelho. Já que a cor é uma manifestação da luz, e a luz vermelha é inferior a luz azul, temos, portanto, um arquiteto que entende de quântica!"

Procede, procede.

________________________
[Gustavo Barreto]
17 de janeiro

Xiitas?
Não sei vocês, mas quando se fala em "xiita", eu penso logo em cidadãos obtusos e fundamentalistas. O dicionário confirma: "radical, extremista".

Curioso, portanto, foi o título da matéria da Folha de S. Paulo de 16 de janeiro de 2004: "25 mil xiitas vão às ruas por eleições diretas".

Realmente estamos em tempos interessantes: o presidente da nação supostamente mais livre do planeta ganha as eleições com menos votos que seu opositor; Enquanto isso, extremistas islâmicos pedem que o processo democrático seja cumprido.

***

Ano do emprego
"Estimativas com base em dados oficiais indicam que, a cada 1% de crescimento anual do PIB, é possível, num cálculo otimista, acrescentar 300 mil novos empregos aos postos de trabalho existentes.

Assim, um crescimento próximo de 4%, como o previsto por muita gente para 2004, poderia acrescentar 1,2 milhão de empregos ao número total de empregado ou ocupados. O problema é que pelo menos 1,5 milhão de brasileiros ingressam (ou tentam ingressar) no mercado de trabalho a cada ano."

José Paulo Kupfer, NoMínimo, aqui

________________________
[Gustavo & Renato]
15 de janeiro

TAD bobeira? TAD sacanagem?
Quer fazer curso superior? Fique à vontade:

O que é o TAD - Teste de Acesso Direto?
É o processo seletivo para ingresso dos alunos nos cursos de graduação do Centro Universitário da Cidade - UniverCidade. (...)

Quantas vezes posso fazer o TAD?
Você poderá prestar tantos TAD quantos desejar. Dessa forma, a UniverCidade acaba com a neurose do exame vestibular.

Cadê o conteúdo programático das disciplinas?
Em lugar de estabelecer disciplinas ou conteúdos específicos, destacamos a importância da capacidade de aprender, do raciocínio, do pensar e da competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos, no sentido amplo do termo, não unicamente na aprendizagem da Língua Portuguesa, mas em todas as áreas e disciplinas.

A partir desses objetivos, a UniverCidade deseja um aluno que seja capaz de exprimir-se com clareza, de estabelecer relações, de organizar suas idéias, de interpretar dados e fatos, de elaborar hipóteses, além de demonstrar um grande senso de responsabilidade.

Conheçam, senhores, a 

________________________
[Gustavo Barreto]
14 de janeiro

No chuveiro
Pedro Doria: "Ele era gay. Mas a turma, no set de filmagem em que trabalhava, não acreditava. Achava – e com bons argumentos – que o papo de gay era para conquistar as moças.

Decidido a provar sua homossexualidade, pôs-se a tomar banho com todas elas, tudo devidamente fotografado. Cem banhos e mais nada aconteceu. Ou assim diz."

Durante a apresentação das fotos, uma frase de cada acompanhante é destacada. A melhor é de Dorian, 'a garota 79', que é atriz: "Eu troco a minha bunda pela sua, mas vou manter os seios porque eu paguei muito caro por eles".

Visite: www.theshowerproject.com

***

Velox: o labirinto do 0800
"Nesse ponto, o assinante percebe que está num labirinto. E como em todo labirinto, não adianta perseguir sofregamente a saída, sob pena de perder cada vez mais as referências e voltar sempre ao mesmo ponto.

Se nenhum homem é uma ilha, cada robô por trás daquele 0800 é. E estarão todos sempre perguntando de onde o cliente veio e para onde vai. Pensando bem, é a pergunta crucial da filosofia.

Confortado por esta constatação profunda, o cliente resignou-se e desligou o telefone."

Guilherme Fiuza, aqui

Leitor comenta
"- Atendimento ao Consumidor Velox, bom dia.
- Oi! O que você sabe responder sem ter que me mandar para outro ramal?" [Italo Nogueira]

________________________
[Gustavo & Renato]
13 de janeiro

Um dia a casa cai
Não pensem que é fácil morar sozinho. Principalmente quando o arquiteto responsável por montar e planejar o apartamento teve sua formação toda por correspondência. Seguem alguns relatos:

"Só falta andar"
Certa vez minha tia gostou tanto da aquisição de sua nova máquina de lavar que declarou: “Só falta andar”. Para a nossa, não falta mais nada.

Superando limites
O primeiro interruptor presente quando se vem dos quartos para a sala acende uma tomada - um bem longe do outro.

Enigmas
Por que o arquiteto coloca suporte para abrir gavetas em gavetas que não abrem? Quanto a sua equipe ganha percentualmente por cada suporte?

Esquizofrenia climática
No meu banheiro, a indicação de “frio” na torneira corresponde à água quente. E vice-versa. A não ser que, no cérebro extremamente ágil do arquiteto, azul signifique “quente” e vermelho, por sua vez, “frio”.

Ética jornalística
Nunca delete pessoas. A não ser quando o nome dele for Jean Carlos Roda - apelido Bijan.

________________________
[Gustavo Barreto]
13 de janeiro

Euforia dos mercados
"O mercado começa o ano em euforia, anuncia-se. Segundo o Aurélio, euforia é uma sensação de perfeito bem-estar, de alegria intensa e expansiva. Segundo Freud, ela é uma velha companheira da melancolia, formando um par que caracteriza comportamentos maníaco-depressivos.

Esse padrão de comportamento é um velho conhecido dos brasileiros.

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a euforia inicial com o Plano Real e o controle da inflação foi seguida por uma profunda melancolia com os efeitos colaterais de uma política econômica que estabilizou também a estagnação econômica do país e aprofundou um quadro já dramático de desigualdades sociais."

Marco Aurélio Weissheimer, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
12 de janeiro

Pelo fim do gerúndio no telemarketing!
Relato de um consumidor: "Senhor, um minuto que eu vou estar lhe passando pra outro setor".

Atendeu uma outra mulher que disse que eu "poderia estar fazendo o cancelamento sem estar sendo cobrado pelo serviço".

Eu respondi que se ela estivesse fazendo isso eu ia estar agradecendo.

________________________
[Gustavo Barreto]
8 de janeiro

Um conceito de audivisual interativo
"(...) Enquanto o audiovisual clássico se pré-ocupa em eleger regras para submeter as imagens aos modelos imagéticos estabelecidos como paradigma, o audiovisual digital (virtual) se ocupa em eleger estratégias capazes de constituírem-se como linguagem.

Enquanto o método audiovisual analógico impõem uma coerência às imagens, o método audiovisual digital expõe a qualidade da imagem como linguagem a partir de sua própria organização interna possível, entretanto verossímil porque verídica.

(...) Desta forma, a tela do computador audiovisual não é neutra nem pura, pois constitui-se de espaço polimórfico e polifônico. Mestiçada desde a origem, a linguagem atualiza um campo virtual possível por meio de ferramentas e protocolos antigos.

A linguagem, convém lembrar, não é autoritária porque nos impede de dizer, ou porque decide por nós, mas porque nos obriga a dizer, de certa forma e em certa medida, aquilo que foi previamente decidido como sendo belo, justo e verdadeiro. Navegar no espaço fluído do virtual significa desistir de usar mapas prontos e inventar, (in)verter... a própria noção de rota."

Do Buzzine, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
7 de janeiro

Porto Alegre 2005
Sede das três primeiras edições do Fórum Social Mundial, a capital gaúcha investe pesado e já conseguiu o apoio do governo estadual e federal para trazer a quinta edição do Fórum Social Mundial de volta à cidade, em 2005.

Em janeiro de 2004, o evento acontece em Mumbai, na Índia.

A revista Consciência.Net estará presente, mas só em Porto Alegre. Matéria da CartaMaior, aqui

***

Como se engorda um jornal
Abra o jornal O Globo de ontem, terça-feira, dia 6 de janeiro. Vá ao Segundo Caderno, página 3.

Título: "Santoro empresta seu charme ao Chanel No 5". Subtítulo: "Ator brasileiro filmou na Austrália comercial em que beija Nicole Kidman, garota-propaganda da marca francesa".

Agora vá para a parte de Economia, mesmo jornal, mesmo dia. Por favor, vire na página 21.

Título: "Beijo perfumado a Chanel No 5". Subtítulo: "Rodrigo Santoro beija Nicole Kidman em nova campanha do clássico perfume".

Poucas pessoas lêem as duas seções. A maior parte lê ou uma ou outra.

E outra do Helio Fernandes: O Globo, ontem, na página 28: "Vasco pode ter Marcelinho ainda hoje". E na página 27: "Fluminense pode ter Marcelinho ainda hoje". Helio, aqui

***

Não é nem de perto o pior problema.

Pelo comercial de quatro minutos, Nicole Kidman recebeu US$ 3,6 milhões, ou R$ 10,2 milhões, ou R$ 3 milhões a mais que toda a renda doada ao Fome Zero no ano de 2003.

A justificativa da Chanel: "Nicole representa um padrão excepcional de elegância".

A fome não acaba porque as pessoas não querem. Se fossem os direitos humanos a prioridade, já tinha acabado.

Mas é a elegância.

________________________
[Gustavo Barreto]
6 de janeiro

$imilar
"A euforia do mercado lembra um pouco o clima no edifício Chopin na noite de réveillon. Ninguém sabe exatamente o que está comemorando."

Tutty Vasques, aqui

________________________
[Gustavo Barreto]
5 de janeiro

"Apareceu uma conta minha"
Senador João Ribeiro, do PFL do Tocantins, na SERASA: "Alguém pode se apropriar do CPF de outrem e usá-lo, como fizeram contra mim. Em junho deste ano, apareceu uma conta minha do Estado do Maranhão."

Senador João Ribeiro, 08/12/2003, aqui

Tudo sobre o caso Serasa: http://caso.serasa.vila.bol.com.br/

________________________
[Gustavo Barreto]
3 de janeiro

E a cegueira continua...
"O exuberante peru de Ação de Graças que o presidente George W. Bush exibia no dia 28 de novembro em sua visita de surpresa ao Iraque era falso. Mas quem se importa?

A cena em que ele segurava a pomposa ave de plástico em meio às batatas lhe rendeu imagens televisivas esplêndidas espalhadas pelo mundo afora e o primeiro empurrão na jornada à reeleição em 2004 para a Casa Branca."

Depois de eleger Antonio Palocci "o brasileiro do ano", mesmo com um ano economicamente péssimo para os brasileiros e ótimo para os especuladores da bolsa, a revista IstoÉ faz uma matéria intitulada "A estrela de Bush", que não me pareceu nada irônica.

Original aqui

***

Sem explicação
"Inacreditável: não haverá nenhuma desprivatização. E os privilégios concedidos continuarão. Houve apagão no retrocesso de 80 anos em 8 de FHC. E o cidadão pagou pela energia que não consumiu.

Agora, com ameaça de nova falta de energia, o governo Lula, que veio para acabar com o retrocesso, adotou a mesma linha. O cidadão-contribuinte-eleitor será onerado por isso."

Helio Fernades hoje. Aqui diariamente.
 
 


Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes

Consciência.Net