Pequenos Detalhes
Maio de 2003
.
________________[Gustavo Barreto] 31 de maio________________
Acharam! Custou, mas o Pentágono acabou encontrando vestígios de armas de destruição em massa. Não, não foram encontrados engenhos nucleares prontos para serem disparados ou mísseis de longuíssima distância, como num dos antigos filmes do James Bond.

Mas que eram armas químicas e biológicas eram. Que outro nome dar a 100 frascos de antraz e outros contendo perigosas bactérias? Um probleminha só. Não foi no Iraque. O achado macabro, no dizer dos tablóides, estava localizado a menos de 80 km de Washington, capital dos Estados Unidos, perto de Fort Detrick, no bucólico cenário do Estado de Maryland. [...] Original aqui

***

Mentimos sim, e daí? Em entrevista a ser publicada na próxima edição da revista Vanity Fair, o subsecretário Paul Wolfowitz afirmou que a administração Bush deu ênfase às supostas armas proibidas de Saddam Hussein por "razões burocráticas" e que a "grande razão" para a guerra era permitir que Washington retirasse tropas da Arábia Saudita.

"Chegamos à conclusão de que as armas de destruição em massa eram o único argumento com o qual todos concordariam", explicou Wolfowitz. Leia mais sobre a guerra, aqui

***

Direitos Humanos nos EUA. As violações de direitos humanos a que são submetidos cidadãos brasileiros em aeroportos dos Estados Unidos serão tema de debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara. De autoria do deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), o requerimento com essa sugestão foi aprovado na última quarta-feira (21) pela Comissão. Serão convidados para participar da audiência pública o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a embaixadora dos Estados Unidos da América, Donna Hrinak. A data para o encontro ainda não foi marcada.
Joaquim Ferreira dos Santos:
"Enquanto as vagabas do Sexy Hot sussurram nas retinas machas que o caminho do orgasmo delas é a pancadaria, o carrinho por trás, o jogo bruto pelo meio, posições de cabeça pra baixo e o fuque-fuque violento, as mulheres da vida real pedem que eles venham justo pelo avesso.

Mais carinho, abraço, fantasia, beijo na boca e pegada sensível. Não há nada mais frio, e eu assino embaixo, por cima e de ladinho, do que o sexo quente coreografado na Sexy Hot". Original aqui

***

Guerra não acabou! O comandante das tropas terrestres dos Estados Unidos no Iraque, general David McKiernan, disse que a guerra no país "não acabou". A declaração contradiz as afirmações anteriores do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que declarou o fim da guerra no dia 1º de maio.

Depois de uma série de ataques que mataram pelo menos cinco soldados americanos nesta semana, o general McKiernan disse que "o líder do regime foi removido do poder, mas alguns de seus aliados continuam na ativa".

Ele negou, no entanto, que exista um novo movimento nacionalista contrário à ocupação americana. Acompanhe a guerra, aqui

***

Deputado premiado. O deputado Fernando Gabeira (PT-RJ) será um dos congratulados com o II Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos.

A premiação vai ser concedida a 20 personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação no último ano na defesa dos direitos dos homossexuais. Mais aqui

________________[Gustavo Barreto] 30 de maio________________

Extra!

"Pode ir, você é de casa" CBN. O traficante Cláudio Roberto Pacheco, o Sussuquinha, fugiu na madrugada desta quinta-feira pela porta da frente do Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Centro do Rio. Ele seria ligado ao PCC de São Paulo. O secretário de Segurança do Rio, Anthony Garotinho, determinou a prisão de 13 policiais e disse que vai abrir inquérito para apurar o caso.

Garotinho confirmou que o preso serrou a grade da cela e saiu pela porta da frente do batalhão. Segundo ele, não há hipótese de o preso ter fugido sem a conivência de policiais. Entrevista na CBN com o secretário de Segurança do Rio, Anthony Garotinho, aqui

É o 433? Acredita-se que, antes de ir embora, ele ainda tenha perguntado ao porteiro qual seria o melhor ônibus em direção à rodoviária.

Paradinha. Sussuquinha tentou por três vezes acordar João Matador, o porteiro do Batalhão, mas não obteve sucesso. Ao ver o 433 (linha Vila Isabel-Leblon) passar, preferiu perguntar diretamente ao motorista. Seu Pedro informou que o 433 estava indo para o bairro de Noel Rosa, Vila Isabel, e Sussuquinha resolveu aproveitar a boemia do local. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?

Gostinho. Ao chegar na rodoviária, Sussuquinha teria desistido e ido para o aeroporto. Dizem os calunistas de plantão que o cidadão teria dado a seguinte declaração: "Tráfico no Brasil tá muito fácil. A gente faz uma grana, mas perdeu aquele gostinho de aventura, entende, mano?"

***

"A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível". [Michel Foucault]

Paráfrase de Bush. "Quero que eles arranquem meus olhos e possam ver que estou determinado a fazer isto acontecer". Pensamento meu depois de ler isso e isso

***

Minority Report. "O filme traça diversos paralelos à sociedade de controle descrita por Gilles Deleuze em Conversações. Podemos partir desde seu princípio mais básico, que descreve que a sociedade de controle é resultado de uma crise generalizada de todos os meios de confinamento.

Deleuze cita Felix Guattari, que 'imaginou uma cidade onde cada um pudesse deixar seu apartamento, sua rua, seu bairro, graças a um cartão eletrônico (dividual) que abriria as barreiras; mas o cartão poderia também ser recusado em tal dia, ou entre tal e tal hora; o que conta não é a barreira, mas o computador que detecta a posição de cada um, lícita ou ilícita'."

Dica de Juliana Lanzarini, original aqui

***

Lucidez. Finalmente apareceram (ou se fizeram públicos) governistas sérios de oposição ao executivo e suas reformas tal como estão sendo conduzidas, além do constestamento responsável e respeitoso à política econômica. "É um documento que se coloca como governo e que quer atuar junto ao governo", disse o líder petistta Nelson Pelegrino sobre o documento lançado por 31 petistas, excluindo-se os três "radicais". Pelegrino não assinou o documento, mas destacou a lucidez das idéias ali colocadas.

Basicamente, é mais ou menos tudo o que os "radicais" da Câmara dos Deputados vinham dizendo, só que colocado com bom senso. E isto é fundamental, pois traz o conceito de responsabilidade política. Os três deputados foram excluídos da lista a pedido dos próprios petistas, para que não se confundisse esta ação com as ações de Luciana, Babá e Fontes. Há uma diferença, diria, necessária.

Trata-se da firmeza de opiniões, porém colocada serenamente. Questão de eficiência política.

__________________[Gustavo Barreto] 29 de maio__________________

Ciberfeminismo. A rede mundial de computadores é reconhecidamente uma das mais interessantes formas de se exigir seus direitos. Não pense que é só repassar um e-mail para ajudar alguém em Zimbábue. Aliás, isso não adiante nada, pois a AOL não conta e-mails repassados.

O que é interessante na rede é o nível de organização. Resistências do mundo inteiro estão de fato mais próximas e agora podem saber mais facilmente que não estão sozinhas e que no Brasil, nos Estados Unidos ou em Burkina Faso, a fome é igualmente perversa para os outsiders de Elias.

É o que acontece, por exemplo, com o movimento feminista. Ou ciberfeminismo. Houve inclusive grandes congressos internacionais entre as meninas, sendo dois na Alemanha e um na Holanda, aqui. E não é (só) para falar mal dos meninos. O movimento é muito mais sério do que se costuma imaginar e já pensa em garantir não só igualdade entre os sexos, mas também as diferenças. E tem menino na luta também.

Mais informações aqui, em espanhol.

***

Tsc, tsc. O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, visita o Iraque nesta quinta-feira em meio a mais uma polêmica sobre a existência no país das supostas armas de destruição em massa, que serviram de justificativa para a guerra.

Em entrevista à BBC, um funcionário do serviço de inteligência britânico disse que o governo determinou que um dossiê sobre as armas proibidas fosse modificado, incluindo detalhes com os quais muitos agentes não concordavam. Original aqui

***

Idéia. A ironia tem o poder de tornar qualquer estupidez uma tirada brilhante.

Conclusão. Todas as pessoas têm bom senso. Basta procurar.

Teatro:
sempre precisei de um pouco de atenção
acho que não sei quem sou
só sei do que não gosto
e destes dias tão estranhos
fica a poeira se escondendo pelos cantos

este é o nosso mundo:
o que é demais nunca é o bastante
e a primeira vez é sempre a última chance
ninguém vê onde chegamos

os assassinos estão livres, nós não estamos 


[o teatro dos vampiros, renato russo]


***

'Você estava gostosinha na posse do Lula'. Ouvido esta noite durante a gravação do programa Saia Justa.

Frase de Rita Lee dirigida à senadora Heloisa Helena, descontente do PT, que deu entrevista que vai ao ar logo mais à noite pelo GNT. 28 de maio de 2003, São Paulo. Dica daqui

***

Psicologia e Medicina. Pessoas que sofrem de ansiedade podem ter maior risco de desenvolver câncer, segundo indica um estudo. Essa conclusão controversa é baseada em uma pesquisa feita com mais de 62 mil pessoas na Noruega.

Ela deve alimentar o debate sobre a influência de fatores psicológicos sobre o desenvolvimento de câncer. Original aqui

***

Justiça cega. A Biblioteca Braille, do Centro Cultural de São Paulo, acaba de ganhar uma sala de informática.

Com 17 computadores, um servidor e uma impressora braille - doados pela IBM - o local dará aos deficientes visuais a possibilidade de acessar à internet. Original aqui

__________________[Gustavo Barreto] 28 de maio__________________

Tutty Vasques:
É grande a expectativa para a participação de Heloísa Helena no Saia Justa dessa quarta-feira, no GNT. A troca de idéias entre a senadora e Fernanda Young prenuncia o encontro do século.

E:
César Maia culpou Lula por entrada de frente fria no Rio de Janeiro. O prefeito entende que é função do governo federal vigiar as fronteiras do estado. Original aqui

Pedro Doria:
A indústria da beleza move 160 bilhões de dólares por ano: cuidados com a pele, 24 bilhões; maquiagem, 18 bilhões; cuidados com o cabelo, 38 bilhões; perfumes, 15 bilhões.

Cresce 7% ao ano, mais que duas vezes o crescimento do PIB dos países desenvolvidos. Na Índia, cremes contra rugas aumentam em vendas 40% por ano. No Brasil, há mais vendedoras da Avon – 900.000 – do que militares nas forças armadas. Matéria da Economist aqui; Pedro aqui

__________________[Gustavo Barreto] 24 de maio__________________

Tiros em Columbine. Documentário do norte-americano Michael Moore sobre seu próprio país. Indispensável à sobrevivência de qualquer ser humano. Documentário sobre uma nação doente, com medo da tevê (e apenas dela) e que permite o acesso quase que irrestrito às armas de fogo. Desconstrói o argumento da força para combater a criminalidade e denuncia o profundo racismo existente nos Estados Unidos contra negros e hispânicos. Mostra também como George W. Bush ignora a população pobre de seu país em benefício da "Segurança Nacional", aumentando assim o quadro de pobreza local e aprofundando as desigualdades existentes.

Golpe de Estado. Em seu livro Stupid White Men, Michael Moore declara: "Sou cidadão dos Estados Unidos da América. Nosso governo foi deposto. Nosso presidente eleito foi exilado. Homens brancos idosos, brandindo martinis e usando colarinhos postiços tomaram a capital de nossa nação. Estamos sitiados. Somos o Governo dos Estados Unidos no exílio. [...] Então, quem é o homem que atualmente ocupa o número 1.600 da avenida Pensilvânia? Vou lhes dizer quem: ele é George W. Bush, 'presidente' dos Estados Unidos. O ladrão-chefe". Visite Michael Moore

__________________[Gustavo Barreto] 23 de maio__________________

Marcel Gomes. "Pesquisas divulgadas pela Fairness & Accuracy In Reporting indicam que as networks do país não conseguiram fugir do tom nacionalista e parcial em sua cobertura jornalística. As redes ABC, CBS, NBC e PBS privilegiaram fontes e versões oficiais em suas reportagens". Leia aqui

***

O trabalho liberta? Até o dia 22 de agosto, todo seu salário será usado para pagar impostos e garantir o acesso a serviços que, pela Constituição, deveriam ser oferecidos pelo Estado, como previdência, saúde e educação. Mais aqui
De novo, Tutty Vasques:
O crítico Samuel Bumenfeld, do francês Le Monde classificou o filme Carandiru como “um longo traço plano num encefalograma". Não se lia nada igual nas páginas de Cultura desde que Flávio Marinho, em seus tempos de crítico, comparou um ator à expressividade de uma empada. Bárbara Heleodora deve estar arrasada.

E:
A exemplo do que faz de vez em quando o presidente Bush, Lula vai acabar mandando esconder seu vice. José Alencar já ameaça pegar em armas para defender queda de juros. Original aqui

__________________[Gustavo Barreto] 20 de maio__________________

Saúde! O governo da cidade de Colônia, Alemanha, está planejando fechar no futuro próximo a renovada Biblioteca do Museu de Arte. No dia 3 de junho de 2003 o conselho da cidade (câmara de vereadores) irá decidir o que acontecerá com uma das maiores bibliotecas de arte da Alemanha.

No dia 20 de maio, um grupo de apoio de leitores fará uma conferência para a imprensa em protesto contra este plano. O Arbeitsgemeinschaft der Kunst und Museumsbibliotheken (AKMB) – saúde! – montou uma página em alemão para dar mais informações sobre assunto, aqui

A Sociedade de Bibliotecas de Arte de Flanders/Belgium (OKBV) tomou a iniciativa de montar um sáite provisório de modo que as pessoas pudessem também reagir individualmente a estes planos. Assinando a petição onláine, você pode apoiar esta biblioteca de arte e mandar algum encorajamento às pessoas que trabalham lá, aqui

Agora, com exclusividade, algumas dicas Consciência.Net de encorajamento alemão:

1. Falar Führer está ultrapassado.
2. Coragem! = Die Mut
3. Força! = Die Kraft
4. Fora ianques! = Geh aus yankees!
5. Bush é uma mulherzinha = Bush ist ein kleines mädchen.

***

Tutty Vasques, hoje:
Quem apagou o nome do deputado Lindbergh Farias da lista de radicais do PT? Seja quem for, fez um belo trabalho. Ninguém percebeu! Original aqui

***

Apesar de você, amanhã... O escritor Austregésilo Carrano, autor do livro que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças, enfrentará sua terceira batalha na justiça. Ele corre o risco de ser condenado a pagar R$ 5 mil a cada vez que falar a imprensa e publicamente o nome dos hospitais pisquátricos onde ficou e dos médicos que o atenderam. Leia mais na Agência Carta Maior, aqui
I-na-cre-di-tá-vel. Você tem noção de que, há 20 ou 30 anos atrás, ainda existiam alguns japoneses perdidos em ilhas no Pacífico, mal vestidos e sujos, gritando palavras de ordem contra a invasão norte-americana? Acreditavam, décadas após o fim da guerra, que a luta continuava. Motivo: protegiam sua Nação contra o mal que vinha de fora.

Os tempos mudaram, evidente. Mas penso que alguns brasileiros, completamente desconectados do País, precisariam mesmo é de um exemplo assim.

***

Anota aê. Neste ano, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realiza, em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, uma grande campanha de incentivo às denúncias, reforçando o slogan "Esquecer é permitir, lembrar é combater".

Faz parte da estratégia da campanha a divulgação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o lançamento do Serviço do Disque-Abuso e Exploração Sexual, 0800-99-0500.

***

Muito café nessa hora. Com os preços do café nos seus níveis mais baixos dos últimos 30 anos, o "excesso de produção" do produto e o Brasil foram destaques de um seminário promovido pelo Banco Mundial e pela Organização Internacional do Café (OIC), nesta segunda-feira, em Londres.

O Brasil é o maior produtor do planeta e, na opinião de alguns corretores do produto, a produção excessiva do país e do Vietnã está provocando essa queda de preços. Mais aqui

***

Mais Tutty Vasques:
Sonso como ele só, João Gilberto convidou Elba Ramalho para acompanhá-lo a um Café Literário com Albert Camus na Bienal do Livro. A cantora está, desde então, tendo aula particular de francês. Original aqui

__________________[Gustavo Barreto] 18 de maio__________________

Ensinamentos. Rose Ferraz: "Já sabemos que o conhecimento só se torna sabedoria quando posto em prática e a serviço do coletivo, portanto ele é rapidamente disponibilizado, num ato de responsabilidade compartilhada entre quem entrega e quem recebe, sendo mestres e discípulos contadores e vivenciadores de histórias inspiradoras e criadoras de novas histórias. 
[...]
Líderes e liderados-hóspedes encontram uma recepção acolhedora nas casas uns dos outros porque chegam para trocar idéias-alimento para o bem-estar comum.
[...]
Os valores pregados, como a humildade, a coragem, a justiça e a compreensão, são muitos, mas os  vivenciados são mais considerados, já que a liderança pelo exemplo-vivo colocado a serviço é o mais alto grau de colação". Mais aqui
Como prometido ontem.

***

Todos juntos. Eduardo Giannetti, José Roberto Torero, Jurandir Freire Costa e Luís Fernando Verissimo. Todos juntos. Hoje, Bienal do Livro (RJ). Café Literário, Pavilhão Verde, 20h.

Antes, às 17h, Luís Fernando Verissimo e Pedro Verissimo no mesmo local.

E o historiador e deputado federal Chico Alencar autografa seus livros no estande da Garamond, às 16h.

***

Por dentro. Para falsas informações, visite a whitehouse.gov. Para boas informações, whitehouse.org

__________________[Gustavo Barreto] 17 de maio__________________

Eu te amo. Digo, eu a amo. É o mais correto. Mas e se ela rir? Bomba. Amanhã, neste mesmo espaço, temos uma bomba para você. Não perca!

__________________[Gustavo Barreto] 16 de maio__________________

Escândalo na mídia. A recruta Jessica Lynch se tornou um ícone da Guerra no Iraque, e a história de sua captura por iraquianos e seu resgate por forças especiais dos Estados Unidos se tornou um dos grandes momentos patrióticos do conflito. Mas a história dela é um dos mais impressionantes casos de manipulação de informação já concebidos. Aqui

***

Estamos (quase) lá! O Brasil deve voltar em 2004 ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). De acordo com o embaixador brasileiro na organização, Ronaldo Sardenberg, o país aguarda apenas, no segundo semestre, sua eleição oficial para mais um mandato como membro não-permanente do órgão. Aqui

***

À la Carla Perez. Outro dia, estava eu a falar de países em franca expansão, e em algum momento citei a Europa. Houve quem lembrasse da Carla Perez, que afirmou gostar muito do Velho Continente, principalmente Nova Iorque. No entanto, para o bom entendedor, a Europa já é há tempos um País, com consituição e 'p' maiúsculo. E, para completar, a BBC Brasil traz hoje esta matéria.

A União Européia em português está aqui

***

Rápido! Arruma o quarto!

***

Sem esforço. A maioria das empresas se concentra no mercado interno e não faz o esforço que deveria para conquistar espaço no exterior. A análise é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O ex-presidente da Sadia está na Alemanha, um esforço (entre aspas, é claro) em relação a um acordo bilateral entre os chucrutes e a América Latina. Aqui
Transporte para o inferno. No Estado do Rio de Janeiro, existe uma lei que limita o número de pessoas com passe livre (idosos, estudantes, deficientes etc.) a embarcarem em coletivos urbanos ao número de lugares disponíveis. Muito sabidinhos, os donos das empresas de ônibus começaram a mudar a localização das roletas de cobrança. Quanto mais na frente, menos lugares. E, coincidência, também aumenta o número de micro-ônibus. Quanto menos lugares, menos pessoas andando de graça.

A incompetência desta legislação teve conseqüência direta: um senhor discutiu com o motorista que estava "cumprindo a lei" e - pasmem - infartou. Mais aqui

***

Por que?! ¿Por que taxar os aposentados se o devido à União hoje é pelo menos 60 vezes maior do que se arrecadaria em um ano com a contribuição dos aposentados? A análise é de Maria da Conceição Tavares, amanhã no Consciência.

***

¿Hein? Em tempo: é muito mais lógico começar uma pergunta com o ponto de interrogação, como fazem no espanhol. Só assim sabemos, logo no começo, se é pergunta ou não. Imagina você lendo um texto do Saramago, que é carente de pontos. Se for uma pergunta, você vai ter que voltar tudo para reler com outros olhos o que pensava ser afirmação. Em suma: adotei a prática.

***

Rio solidário. O próximo sábado será marcado por uma ação voluntária do programa Mãos que Ajudam. A partir das 8h, cerca de 700 voluntários vão pintar os muros e as salas da Cruz Vermelha, no Centro, e farão uma limpeza da área externa. Desde 17 de março deste ano, o projeto vem sendo desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que também conta com a ajuda de voluntários para realizar outras ações, como doação de sangue, reforma de escolas públicas, distribuição de kits de bebê em maternidades públicas, distribuição de alimentos e limpeza de praias. [O Globo, hoje]

__________________[Gustavo Barreto] 15 de maio__________________

Editorial (I). "A decisão da executiva nacional do PT de instalar o processo de expulsão da senadora Heloísa Helena e dos deputados João Batista Babá e Luciana Genro, alguns dos chamados 'radicais livres', ajuda a aperfeiçoar a frágil estrutura partidária brasileira. Não pela punição em si, ou pelo perfil dos parlamentares que se colocaram na mira da cúpula do partido.

Mas pelo sentido do ato. Pois é positivo para o amadurecimento da democracia representativa fazer valer o princípio da fidelidade partidária. Como também é saudável para as instituições republicanas dar transparência e contraste às ideologias e aos programas de cada partido". [Folha de Rondônia, aqui]

***

Mundo um pouco pior. O jurista e membro da Academia Brasileira de Letras Raymundo Faoro morreu nesta quinta-feira, no Rio, aos 78 anos, de enfisema pulmonar. Faoro foi um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros. Ele presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, de 1977 a 79. No Governo Figueiredo, lutou pela anistia. Raymundo Faoro será velado na Academia Brasileira de Letras e enterrado, às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. CBN, aqui

***

Caiu a ficha. O New York Times de hoje finalmente entendeu o absurdo e a hipocrisia que o caso Guantánamo (que agora eles chamam de "escândalo"). Trata-se de uma prisão norte-americana em Cuba na qual os prisioneiros - supostamente líderes da Al Caeda - "são mantidos sem acesso à família ou advogados", segundo o próprio jornal. Crítica Rumsfeld e pede por "real, open justice without further delays or excuses". Aqui
Editorial (II). "Além de serem militantes do esquerdismo mais radical, a senadora Heloisa Helena e os deputados João Batista de Araujo, o Babá, e Luciana Genro têm em comum o fato de serem dissidentes do Partido dos Trabalhadores. Não fosse isso, as opiniões que externam sobre os problemas nacionais há muito teriam caído na vala comum das excentricidades que mal merecem um pequeno registro na imprensa diária. Como divergem barulhentamente de projetos considerados vitais para o sucesso do governo do PT, e continuam filiados ao partido, recebem toda a atenção da imprensa. E só por isso permanecem num partido com o qual já não têm afinidades ideológicas". [Jornal Brasil Norte, aqui]

***

Editorial (III). "O século que há de ser marcado pelos mais importantes avanços científicos e tecnológicos de qualquer época é o mesmo que convive, e em larga escala, com um gênero de sujeição humana ignóbil e abjeto. Segundo relatório, o tráfico de mulheres e crianças movimenta mais de US$ 7 bilhões por ano e alicia, também anualmente, 2 milhões de criaturas em todo o mundo. No Brasil, essa é hoje a terceira maior fonte de renda proveniente de atividade ilícita, perdendo apenas para o tráfico de armas e o de drogas". [Verdade Online, aqui]

***

Editorial (IV). "A data de hoje se reveste de grande importância para todos os sergipanos por registrar os 35 anos de atividades da Universidade Federal de Sergipe. Desde 1968, quando foi implantada, a UFS tem contribuído decisivamente com o progresso e desenvolvimento socioeconômico do estado enquanto unidade de ensino superior formadora de técnicos nas mais diversas áreas do conhecimento humano". [Correio de Sergipe, aqui]

__________________[Gustavo Barreto] 14 de maio__________________

Arranjo florais (I). Paulo Nogueira Batista Jr, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), esclarece importantes questões em relação ao projeto do governo norte-americano para aumentar seu quintal, aqui

Arranjo florais (II). Nenhum caule deve entrelaçar-se com outro. Cada um dos caules deve dar a impressão de cair para fora a partir de uma fonte localizada na base do caule vertical central.

***

Lido no Centro de Mídia Independente
"Imprima e cole em todo lugar. Seja a mídia, porra!" Conheça o CMI
Editorial do JB. "A discussão sobre a política de patrocínio cultural estava ganhando rumos impróprios e o Governo Luiz Inácio Lula da Silva fez bem em encerrá-la. Ao devolver o tema à órbita do Ministério da Cultura, calou os críticos que temiam o renascimento do dirigismo estatal.

Porém, à medida que os ânimos serenam, é possível apontar excessos na gritaria dos cineastas contrários à exigência de contrapartida social. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. (...) Não é deslocada a preocupação do Governo Lula com a distribuição mais democrática dos patrocínios. O que se deseja é uma produção cultural menos concentrada e mais horizontal. (...)"

[JB, pág. 12, hoje]

__________________[Gustavo Barreto] 13 de maio__________________


Fim do apartheid? Clique aqui

***

1 trilhão. Segundo a Profª Eli Iola Gurgel Andrade (em tese de doutorado no CEDEPLAR/UFMG, de abril de 1999) se todos os saldos positivos do sistema previdenciário no Brasil, tanto dos servidores públicos como dos trabalhadores do setor privado, nos anos de 1945 a 1980, não tivessem sido desviados, mas corretamente destinados a um sistema de capitalização a 6% ao ano (taxa da poupança), teríamos à época da publicação da tese um fundo de R$ 600 bilhões, que, atualizados pela própria autora representariam hoje R$ 1 trilhão. Mais aqui

***

31 centavos. Marcos Sá Corrêa: "São trinta e um centavos. Só trinta e um centavos. Soa como fim de feira, mas é uma novidade que vem com laudo técnico da Fundação Getúlio Vargas e da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Por este preço, cada morador do Rio de Janeiro que tem mais de R$ 79 para encarar o mês compra a passagem diária de um miserável para o país da barriga cheia". Aqui

***

Pesquisa. Os bolgueiros respondem este questionário e ajudam a estudante de Comunicação Jan Alyne a realizar uma pesquisa sobre a categoria.

***

Vota nele! O político espanhol Francisco Garrido, candidato do Partido Verde às eleições municipais de 25 de maio, lançou a seguinte proposta para conquistar votos: subsidiar quartos de hotel para casais de até 25 anos. Mas aqui
Fiquem malucos.

***

Tutty Vasques: O New York Times está demitindo jornalistas que inventam o que escrevem. Sem mais nem menos! Desempregado, Jason Blair pode cobrir as próximas férias de Tutty Vasques em NoMínimo.

***

Circulando, circulando. Hoje haveria uma greve de ônibus em São Paulo, mas com as denúncias de receber propina dos empresários de ônibus, os sindicalistas não fizeram paralisações. O assunto está sendo discuto na Câmara e será investigado. [Cacá Siqueira, Rádio América (SP), hoje]

***

Tony Blé. A Ministra do Desenvolvimento Externo britânica, Clare Short, renunciou hoje. Acusou o 1o Ministro Tony Blair de quebrar suas promessas sobre a participação da ONU na reconstrução do Iraque. A ex Ministra já tinha ameaçado deixar o gabinete inglês antes do início da Guerra no Iraque, mas decidiu se manter no cargo após o início do conflito. Blair já nomeou a substituta de Short - é a Baronesa Amos, 1a mulher negra a integrar o gabinete. Notícia da BBC News, publicado no BlueBus, ontem.

***

Ancelmo hoje: "Veja como é dura a vida de vereador de Rio Bonito, RJ. Tristes com a falta de público nas sessões, suas excelências tentam criar um sorteio de eletrodomésticos para quem for assistir às votações. A proposta é analisada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Neto". Aqui

__________________[Gustavo Barreto] 12 de maio__________________

Imprensa & Governo. "Se a imprensa desta vez não deu muito trabalho ao candidato do PT, essa fatura deve ser cobrada a partir de agora. Vários gigantes da comunicação estão em dificuldades e sua salvação passa necessariamente pelo Congresso e pelo Palácio do Planalto. "A diferença fundamental dessa para outras eleições é que vivemos um grande momento de crise financeira na mídia, e isso repercutiu na cobertura eleitoral", garante o pesquisador Venício de Lima, autor do livro Mídia - Teoria e Política (Fundação Perseu Abramo)". O resto do texto aqui Onde reside o problema. "Ao mesmo tempo que o governo encaminha ao Congresso projeto de reforma previdenciária que aperta os bolsos dos servidores públicos, cresce a inadimplência no pagamento de contribuições sociais das empresas. Os créditos que o INSS tem a receber rondam os R$ 180 bilhões. (...) A dívida dos 15 maiores devedores da Previdência seria suficiente para bancar mais da metade da economia projetada com a reforma pretendida por Lula". [Folha de S. Paulo, 4/5/2003]

__________________[Gustavo Barreto] 11 de maio__________________

Pedro Doria dá a dica:
"A história dá um thriller. Isabella V., vinte-e-algo, filha das melhores famílias européias, pai rígido, casamento arranjado. Clichê pronto - mas é real. Isabella fugiu e, aproveitando-se duma família pouco afeita à tecnologia, publica o diário da vida fugitiva na web, num blog sem despertar suspeitas.

Ou não é assim tão real?

Seu blog, Flight Risk, tornou-se um dos mais populares da blogosfera, citado e comentado na imprensa de papel. História boa demais desperta sempre dúvidas. E veio agora a Wired, pois, a publicar uma longa reportagem descrevendo dúvidas e suspeitas a respeito da existência de Isabella. Seja verdade ou ficção bem construída, já existem agentes literários em publicar suas desventuras.

O maior suspeito no caso de sinistro: Sean-Paul Kelley seria o falsário. Kelley ficou famoso durante a Segunda Guerra do Golfo como editor do blog The Agonist, que relatou o dia-a-dia do conflito. No fim, terminou desacreditado, quando descobriu-se que citou sem as fontes devidas muita informação inédita do site Stratfor.com".

Visite Pedro Doria

***

Muito importante. Hoje, em Campo Mourão (PR), temos tempo parcialmente nublado, com temperatura média de 17 graus na escala Celsius (sueco) e 62 na Fahrenheit (que com esse nome deve ser alemão, suíço ou símile). Mais informações aqui
Turista. "A volta do narcotraficante Fernandinho Beira-Mar ao presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, em São Paulo, e os elevados custos de sua manutenção na carceragem da Polícia Federal de Alagoas, estimados em R$ 400 mil num prazo inferior a 40 dias, confirmam o despreparo do poder público para lidar com o crime organizado". Editorial do Diário de Cuiabá, aqui

Meu avô me diz sempre que se colocassem o Beira-Mar no paredão e mandassem ver, o problema estaria resolvido. É bem verdade que grupos de respeito à vida do ser humano (eu incluído), por princípio de isonomia, iam ser contra. Mas, cá entre nós: ninguém ia chorar e economizaríamos muito para gastar com coisas mais importantes, como a próxima geração.

***

Polêmicas. Você acha que o PT deve punir os deputados rebeldes? 65% dos leitores internautas do Jornal Correio, de Uberlândia (MG), acha que sim. Vote aqui

Passados alguns meses desde a posse, como você avalia o Governo Lula? 38% dos leitores internautas do Diário do Rio Doce, de Governador Valadares (MG), acham que está "muito bom". Vote aqui

Você é a favor do "controle externo" do Judiciário, sugerido pelo presidente Lula? 78% dos leitores internautas da Tribuna do Norte, de Natal (RN), são. Vote aqui

Você concorda com o programa Fome Zero? 71% dos leitores internautas do jornal O Mossoroense, de Mossoró (RN), concordam. Vote aqui

______________[Gustavo Barreto] 10 de maio______________

Tô fora. A bela Gwyneth Paltrow caiu fora de seu último filme. O pessoal que não tem nada o que fazer diz que é depressão. Seu porta-voz, Steven Huvane, esclarece: "Ele fez dois filmes logo após ter perdido seu pai, e um terceiro seria demais". E completa: "Ela só precisa de um descanso". Deixa a mina em paz, pô. Original aqui

***

Infância perdida. A edição de abril do in loco, boletim dedicado à questão do trabalho infantil doméstico, aborda as comemorações do dia 27 de abril, Dia da Trabalhadora Doméstica.

É destacada pela publicação a situação de 502 mil meninas e adolescentes que trabalham como domésticas nas casas brasileiras, numa situação que precisa sair da invisibilidade. Detalhes aqui [arquivo pdf]

****

Nem lá nem cá. Eis como alguns deputados mais progressistas do PT encaram a confusão partidária atual do partido: "Nem Babá, nem baba-ovo".

Como? Alguns se arriscam a qualificar os petistas que têm alguma coisa na cabeça: "Radicais moderados".

Assanhada. Demi Moore, estrela do filme Assédio sexual, teria assediado o veterinário Lawrence Bass que ingressou na justiça reivindicando uma indenização de 160 mil libras. Bass, segundo o site People News, foi chamado à casa da atriz cuidar de sua cadela e acabou surpreendido por ela que colocou a mão em sua perna, “acariciando cada vez mais para cima”, ou, como lá, 'She slowly rubbed higher and higher'. Original aqui

***

Agrisupercultura. "A agricultura é responsável pela melhor das boas notícias para a economia do País. Na verdade, continua sendo responsável, uma vez que não é de hoje que o setor, por conta de um desempenho cada vez mais marcante, tem cumprido o seu papel, superando previsões e expectativas". A análise é parte do editorial da Folha Popular, do Tocantins, aqui

***

Só eu. Alguém se perguntou quantas pessoas que moram no Sudeste lêem jornais do Tocantins? É, só eu mesmo.

***

Bienal. Bibliotecário tem acesso gratuito todos os dias na XI Bienal do Livro. Preencher o formulário aqui

______________[Gustavo Barreto] 9 de maio______________

Ancelmo hoje:
"Veja como, no Rio, a violência se dá na cara dos governantes. A repórter da TV Globo Ana Luiza Guimarães entrevistava Rosinha ontem, na Central do Brasil, por volta das 10h30m, quando, acredite, roubaram seu celular. Um larápio enfiou a mão na bolsa dela e — vupt! — fugiu".

E outra boa do Ancelmo:
"O vice José Alencar, que odeia andar com seguranças, foi ontem ao Ministério da Fazenda cercado, como sempre, de guarda-costas. Os parrudos ficaram o tempo todo se perguntando pelo rádio quantas “abelhas” tinham lá. Abelha, no código deles, é jornalista. Abelha é a... deixa para lá".

Original aqui

***

Voz ao Chico. Na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 15h, Chico Alencar (PT-RJ) fala pela primeira vez no Grande Expediente da Câmara. O tema será O Brasil de Lula: permanências e mudanças - da esperança à espectativa. O discurso do deputado coincide com seus 100 dias de mandato no parlamento que completa, em maio, 180 anos.

Assista ao vivo pela TV Câmara, que transmite pelos canais: 28 (Sky), 235 (DirecTV) e 10 (Net e parabólicas).

Crimes projetados. O jornal Ha'aretz informa que o Ministro do Turismo de Israel, Benny Elon, disse recentemente que "é evidente que o Islã está no caminho de desaparecer". E mais: "Como vai desaparecer? Muito simples. Dentro de poucos anos uma cruzada contra o Islã vai ser lançada, o que vai ser o maior evento do milênio". Mais aqui

***

Nããããão. A saúde do vice-presidente norte-americano Richard “Dick” Cheney vai bem, obrigado. Os que temiam ele não poder concorrer às eleições de 2004 que fiquem descansados. O comentário é de Ivan Lessa

***

Tendencioso é elogio. A Fox News, controlada do empresário Rupert Murdoch, está sendo investigada pela Independent Television Commission, orgão regulador do setor de TV na Inglaterra. O canal americano foi acusado por 9 telespectadores ou entidades de ser tendencioso. Notícia do Media Guardian diz que se a Comissão concluir que sua regra que determina imparcialidade das TVs tiver sido quebrada, a Fox poderá ter sua licença revogada. A organização Campaign for Press and Broadcasting Freedom é autora de uma das reclamações apresentadas a ITC. Teme que "o tipo de jornalismo praticado pela Fox criaria uma forma de censura ao estreitar a amplitude da abordagem dos assuntos". A emissora tem sido criticada por sua postura ativa a favor da guerra no Iraque. [BlueBus. original em inglês aqui]

______________[Gustavo Barreto] 8 de maio______________

Meio duro. A ausência do secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, no debate sobre as causas do naufrágio ocorrido na cidade, foi criticada pelo autor do requerimento da audiência pública, deputado Bernardo Ariston (PSB-RJ). O secretário alegou falta de dinheiro para não comparecer à audiência pública promovida hoje pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio.

Boa pergunta. "Como uma cidade com orçamento de R$ 163 milhões não tem dinheiro para pagar R$ 500 de passagem aérea para um secretário?", questionou. O deputado protestou também contra a ausência do dono da embarcação, Norberto da Silveira, e do Engenheiro Naval Cícero Augusto Penteado Brito Viana, que assinou os relatórios técnicos atestando a segurança da embarcação. Ariston lembra que o engenheiro já havia confessado anteriormente à Imprensa ter assinado dois relatórios técnicos sem ter feito a vistoria no Tona Galea.

***

Deus existe? Quando não é seca, é enchente.

***

Baú. Estava mexendo no baú do Consciência, na época em que tinhamos sete fiéis leitores (incluindo eu, o Renato, o Brigada e a Carol), e achei isto. Muito bom, só que não tem assinatura. Cobrem do editor!

***

Solidariedade. Torne-se um voluntário em São Paulo.
Insensibilildade. No Brasil, um terço da população está abaixo da linha da pobreza, uma linha magra e fétida. Enquanto isso, na Inglaterra...

***

Blogs libertadores. Para quem pensa que blog é coisa de quem não tem o que fazer, é bom se informar mais. Em meio à guerra, o iraquiano Raed manda informações exclusivas do centro do furacão. No Irã, mulheres estão descobrindo uma maior liberdade de expressão por meio das famosas agendas eletrônicas e, em Nova Iorque, até um mendigo tem o seu.

***

Pelo bem dos nossos ouvidos. Visite e ouça a AccuRadio, uma seleção de excelentes músicas controladas pelo ouvinte.

***

Um anjo. Funcionários do Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, em Presidente Prudente, consideram dócil o comportamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, na unidade.

***

Tá falando grego? Uma briga entre garotas em grego. Vou anotar. É prioridade na minha vida, na frente até mesmo de "plantar árvore", "escrever livro" e qual era a outra mesmo? No blog do Pedro, em cinco do sete.

______________[Gustavo Barreto] 7 de maio______________

Que preconceito! Estava eu lendo as últimas notícias da Câmara dos Deputados, quando deparo com o seguinte título: "Projeto autoriza uso de arma por guardas municipais". Eu, munido de todo o meu preconceito, imaginei de imediato: "Putzgrila! Deve ser coisa do César Maia e sua gangue peéfelista subsidiada pelo Estado". Passado o calor do momento, decidi clicar na notícia para me informar melhor e perder meus preconceitos. E leio:
 
Os integrantes das guardas municipais de localidades com mais de 100 mil habitantes poderão ser autorizados a utilizar armas de fogo. A proposta está prevista no Projeto de Lei 579/03, apresentado pelo deputado Carlos Nader (PFL-RJ) no início de abril. Para o parlamentar, diante da atual realidade brasileira, a interpretação de que a missão constitucional das guardas municipais não lhes assegura o porte de arma de fogo "mostra-se completamente destituída de lógica". [Agência Câmara, 6 de maio de 2003]

O Pequenos Detalhes de 7 de abril havia alertado para o truculento editorial do JB, denominado Mão Firme, apoiando as decisões fascistas de César Maia de espancar trabalhadores sem chance no mercado formal. Devo admitir: o PFL do Rio de Janeiro definitivamente não presta. Ou quase isso.

Prestação de contas na Internet. Municípios que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), já podem consultar a situação de repasse de verbas. A consulta da prestação de contas desses programas está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, no endereço www.fnde.gov.br
 
 

***

Direitos Humanos em MG. A Secretaria de Direitos Humanos de Minas Gerais oferece o serviço Disque Direitos Humanos. Pelo telefone 0800-311119, os mineiros podem fazer críticas, perguntas, sugestões e denúncias sobre os direitos humanos no estado. No site também podem ser encontradas informações sobre a campanha estadual de combate a violência doméstica e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

______________[Renato & Gustavo] 6 de maio______________

Pizza!
Plenário do Senado vota pelo arquivamento de processo contra ACM. O plenário do Senado aprovou há pouco, por 49 votos a favor, 25 contra e duas abstenções, o arquivamento definitivo do pedido de abertura do processo de cassação do mandato do senador Antonio Carlos Magalhães. Com a decisão do plenário de referendar a remessa do processo para o Supremo Tribunal Federal, o líder do PT, Tião Viana, anunciou que apresentará nesta quarta-feira um requerimento pedindo a extinção do Conselho de Ética do Senado. [Cristiana Lôbo, GloboNews.com]
Pedro Teixeira:
Centenas de vermes da espécie Caenorhabditis elegans sobreviveram à tragédia do ônibus espacial Columbia, para o choque das sete famílias dos tripulantes. Enquanto isso, em solo terrestre, outras entidades mais nojentas persistem em resistir, apesar da luta intelectual e artística de muitos. Familia garotinhus, Impius odio, Fossor tiririca, British hooligans, e muitos outros.

***

Se fumar apanha. David Murray, braço direito do tzar da política antidroga norte-americana John Walters, diz que seu objetivo não é ameaçar a soberania de outro país, mas alertou que sérias conseqüências virão se o Canadá levar adiante o plano de descriminalizar o porte de maconha. [...]

Murray disse ainda que a reputação do Canadá seria afetada para sempre na comunidade internacional no caso da legalização. Na verdade, muitos países, principalmente na Europa, já descriminalizaram a maconha, mas nenhum tem fronteiras com os EUA, onde a política é de tolerância zero para a cannabis. [CBC, aqui]

***

Ir, vir e consultar. O cidadão já pode consultar pela internet dados sobre o seu veículo e a sua situação enquanto condutor. O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – oferece no seu sítio, consultas ao Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam – e ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação – Renach. Com a pesquisa é possível saber o número de multas, número de pontos na carteira, entre outros serviços. Aqui
Cenário Federal. Clique no pizzaiolo acima.

***

Dossiê Cuba. Fidel Castro preparou um dossiê sobre o caso da máfia de Miami, envolvida no recente caso do seqüestro em Cuba e que teve como conseqüência as prisões e fuzilamentos (três) de dissidentes do regime na Ilha. É impressionante. Explicitou tudo – dados, horários, nomes e detalhes que fazem refletir. Posicionou-se em relação à pena de morte. Sugiro leitura atenta e ausente de pré-conceitos. No sábado 10, aqui na revista.

***

Ivan Lessa:
[...] Um advogado belga, Jan Fermon, de Bruxelas, aceitou representar 19 cidadãos iraquianos que acusam de crimes de guerra o general Tommy Franks, comandante das forças aliadas na guerra contra o Iraque, ao lado de outras altas patentes militares norte-americanas, todos responsáveis, segundo consta, de 17 violações de uma esdrúxula lei belga.

Os 19 iraquianos se dizem testemunhas oculares de atrocidades cometidas pelas forças da coalizão no conflito que o presidente George Bush oficialmente ainda não declarou encerrado.

De acordo com o advogado belga, estuda-se agora a possibilidade do indiciamento formal do general Franks, aliás meio sumidão das coletivas televisadas. [...] Nos tribunais da mesma Bélgica já deram entrada cerca de 30 processos por crime de genocídio, entre os acusados estão, inclusive, Saddam Hussein, Yasser Arafat e Fidel Castro. [BBC, aqui]

______________[Gustavo Barreto] 5 de maio______________

Tanto faz. Certo ou errado, Cacá Diegues levantou a poeira com sua entrevista ao jornal O Globo, no sábado (3). O debate está apenas começando.

Diálogo. Ontem o deputado Chico Alencar (PT-RJ), titular da Comissão de Cultura da Câmara, disse que o diálogo vai se afinar: "Intermediei encontro de um grupo de cineastas com o presidente do partido, José Genoíno, há dez dias. O resultado foi muito positivo. Para esta semana, já está previsto um novo encontro entre representantes da categoria e o Secretário de Comunicação do Governo, Luiz Gushiken. Nosso “japa” falou comigo terça-feira, demonstrando preocupação e interesse no assunto".

Ponderação. Alencar concorda com Cacá em vários pontos, mas apresenta ressalvas: "Considero as críticas a um suposto controle político-social do financiamento de empreendimentos culturais naturais e procedentes. Mas a sagrada liberdade artística não pode significar descuido com recursos públicos. Sugerir sensibilidade social, em termos gerais, e atenção com o nacional e popular, também é bom, se não for impositivo ou condicionante. Controle sobre gastos governamentais, no sentido de garantir começo, meio e fim dos projetos e sua massificação, é imperativo da ética republicana. Não se deve confundir zelo pela gestão com liberdade de criação". [Globo, aqui]

Veja o documento que deu origem à discussão.

***

Único [I]. O senhor Acir, em uma lista de discussão de Direitos Humanos do Yahoo, pergunta: você já ouviu de fuzilamentos nos EUA, no Reino Unido, na Austrália, no Brasil?

Já. No Texas. Acontece sempre. É ordem fundamentada pelo Estado de lá, diz a tal da Legislatura Local. Tem uma página que tem com exclusividade esta informação, aqui.

Único [II]. No Brasil, o trabalho escravo não fuzila crianças e famílias, mas eu queria que fuzilasse. Não que eu não me considere um humanista, mas é que se fosse fuzilamento dava pra levar pra julgamento um dia.

No caos tupiniquim, tem é trabalho escravo, principalmente no Pará. Isso é pior que fuzilamento, porque o cara que é pego tem uma pena realmente horrorosa: 7 dias. Ou cesta básica, é claro, não queremos incomodar os senhores de terra escravocratas.

Trata-se de patrimônio histórico, não é mesmo? Mais informações neste extraordinário link, aqui.

Poderia citar o Rio de Janeiro, é claro, cidade na qual o governo local fuzila menores e o paralelo corre atrás para tentar prender. Mas deixa para lá.

***

Ah... claro, ia me esquecendo. Em Cuba tem um campo de concentração norte-americano, e não se trata de um retiro budista. Fica localizado em Guantânamo, e as entidades pró-vida do planeta vivem de bronca, já tem tempo. Ah, claro, fica em Cuba, logo é terceiro mundo (ou "segundo", se é que se usa ainda esta terminologia), logo é súbidesenvolvido, logo pode. Mesmo que sejam armas e pessoal norte-americano, terceiro mundo tem imunidade contra crimes da imunidade. Digo, humanidade. A não ser, é claro, que seja comunista. Mais detalhes aqui.

***

Porque todos sabemos, a vida é assim: comunistas versus capitalistas. Os ingleses, americanos, australianos e brasileiros, citando o indagador, são capitalistas (ou bons). E os cubanos são maus. Muito maus.

Êta pensamento único.

______________[Gustavo Barreto] 4 de maio______________

Editorial do JB:

Fazendo história. A economia brasileira vive momento excepcional. Os indicadores comprovam o êxito espetacular do Governo Lula na condução dos principais fundamentos macroeconômicos. Os números são insofismáveis. A cotação do dólar desabou de R$ 3,80 para R$ 2,90. O decantado risco Brasil também desceu a ladeira: 2.400 para 775 pontos. A inflação, depois de ameaçador repique, volta a níveis seguros e não deve passar de 0,5% neste mês de maio. A reação espetacular repôs o Brasil no mapa dos grandes investidores. A captação externa atingiu a marca de US$ 7,5 bilhões. E os títulos da dívida foram cotados na sexta-feira a 88,89% do valor de face, num recorde histórico de valorização. 

Os temores que antecederam a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão definitivamente sepultados.


Rumo certo. Na avaliação do professor da Universidade de Columbia Albert Fishlow, a política econômica do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, até agora, foi aprovada com louvor. Acostumado, porém, com as idiossincrasias brasileiras, o professor dá sua nota com ressalvas. "O maior risco é haver exagero no otimismo. O Brasil está na direção certa. Os últimos dados sinalizam como a economia está sendo bem recebida no mercado financeiro internacional", disse Fishlow em entrevista ao JB, por telefone, de Nova York. [JB de hoje]

***

Com muito gás. A Câmara dos Deputados vai instalar, na próxima terça-feira (6), Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o mercado de combustíveis no País. “Além da adulteração dos combustíveis, vão estar na mira da CPI denúncias de formação de cartel pelos revendedores, sonegação de impostos e a indústria de liminares que favorece os empresários mafiosos”, esclarece o deputado federal João Magno (PT-MG). A CPI dos Combustíveis terá os deputados Carlos Santana (PT-RJ) como presidente e Carlos Melles (PFL-MG) como relator.

***

Só sinistro. Um encontro inusitado deverá ocorrer no próximo dia 27 de Maio, em Modena, Itália. Trata-se de um concerto do cantor Luciano Pavarotti que terá entre seus convidados o guitarrista Eric Clapton, o vocalista Bono Vox, do U2 e alguns membros do Queen. O evento tem caráter beneficente e arrecadará fundos para um projeto de ajuda ao Iraque.

______________[Gustavo Barreto] 2 de maio______________

Café do Lula. Quem quiser conhecer o Lula Café terá que viajar muito. Fica em Chicago (EUA), serve comida vegetariana, feita apenas com ingredientes orgânicos - ou seja, nada de churrascos depois das reuniões - e não aceita reservas. Uma janta, com bebida e taxas incluído, não sai por menos de US$ 15. Ou R$ 45, se você for do Terceiro Mundo. Leia mais informações sobre a popularidade de Lula em Chicago.

***

Nohtas do Millôr:
FhC ("Às vez" muito parecido com Collor) também foi verificar no mercado o resultado de sua política socioeconômica. Pegou um pão, perguntou quanto custava, o rapaz disse: "Um real." "E este aqui?", perguntou FhC. "Dois reais", disse o rapaz. "Qual é a diferença?", indagou o grande ociólogo. O rapaz respondeu: "O de dois é mais caro." FhC saiu satisfeito. Sua política econômica está no caminho certo.
***
Longo caminho. A questão principal nunca foi se o exército norte-americano iria ter sucesso ou não no Iraque. Era - e ainda é - se a Administração Bush teria paciência para reconstruir o Iraque. A caótica situação no Afeganistão nos dá uma pista de que nesse quesito eles não são muito bons. A análise está no NYT de hoje.

***

Atualização. A nova edição do Consciência está como uma vaca: grande, gorda e, por conta disso, produtiva. Amanhã, nos melhores e piores computadores.

______________[Gustavo Barreto] 1 de maio______________

Só perdição. Os moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro apresentam constantes reclamações em relação ao barulho que precisam aturar. As fontes dos ruídos, segundo os moradores, são três: boates, bingos e... Igrejas Evangélicas (!). A subprefeitura já anunciou que fiscalizará melhor a gritaria daqui pra frente. [Daqui pra trás é que não dá, não é mesmo?]

***

"Livres". A queda de Saddam Hussein e o clima de desgoverno vivido hoje no Iraque fez com que atividades antes censuradas pelo ex-ditador, como os filmes eróticos, a tevê por satélite, a prostituição e a venda indiscriminada de bebidas alcoólicas, ganhassem livre circulação. "Antes, era tudo proibido. Agora, não temos energia elétrica e água, mas somos livres", ponderou o aposentado Mohammed Jabbar. Leia mais sobre o Iraque aqui
Propaganda. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) pediu na Justiça a retirada do ar da propaganda do governo sobre as reformas tributária e previdenciária. Na ação, o deputado alegou constrangimento para os parlamentares e a defesa do patrimônio público, já que, segundo ele, o governo tem ampla cobertura jornalística sobre o tema gratuitamente.

Ele afirma que o PT ou a CUT, braços políticos do governo, poderiam custear esta propaganda. Hauly relembra, porém, que na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo foi obrigado a retirar do ar uma propaganda que tratava da mudança na legislação trabalhista.

***

Onde estão? O Estadão preparou uma página só com notícias sobre a ausência de armas de destruição em massa no Iraque. Muito bom mesmo. Clique aqui


Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes

Consciência.Net