Pequenos Detalhes
Abril de 2003
.
_____________________[Gustavo Barreto] 30 de abril_____________________

O presidente Lula da Silva, em discurso para prefeitos no dia 14 de abril: "O que é importante é que, mesmo como governantes, tenhamos clareza de ver que a nossa responsabilidade não é só administrar os problemas. Mas é estabelecer um novo padrão de relacionamento entre a sociedade e o poder público, criando os espaços necessários para que as pessoas tenham, no poder público, um parceiro de elaboração e de execução das políticas públicas de que o povo tanto necessita".

_____________________[Gustavo Barreto] 29 de abril_____________________

Tortura nuna mais! Entidades de Direitos Humanos realizam hoje, 29 de abril, terça-feira, às 15h, no Largo do Ouvidor (anexo ao Largo São Francisco), no centro de São Paulo, um ato de repúdio à nomeação do Delegado Aparecido Laertes Calandra para o comando do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo. O Delegado Aparecido Laertes Calandra foi reconhecido por vítimas que sofreram tortura durante a ditadura militar no DOI-Codi paulista, onde era conhecido como Capitão Ubirajara. Mais informações com o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, pelo telefone (11) 3826-0133, ramal 246.

***

Brinquedoteca. Um sorridente Ziraldo, vestido com um colorido colete retratando crianças e árvores, inaugurou ontem a brinquedoteca Turma do Ziraldo no Hospital Municipal Professor Valdomiro de Paula, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Com brinquedos e livros, na maioria do criador do Menino Maluquinho, o espaço atenderá inicialmente 28 crianças internadas com bronquite, pneumonia e broncopneumonia. O Hospital realiza uma média de 21 mil atendimentos por mês no pronto-socorro. [O Estado de São Paulo, hoje]
Santa Catarina. Frei Betto, assessor especial do Lula, estará em Joinville (SC) nesta segunda-feira (5/5) para participar do Seminário Estadual Fome Zero. O evento vai ser realizado no Teatro Juarez Machado, Centro de Convenções, a partir das 9 horas. O objetivo do encontro é aprofundar a discussão a respeito do Programa Nacional Fome Zero, uma das prioridades do governo Lula da Silva.

***

Rio de Janeiro. Os vereadores votam esta semana, em segunda discussão, o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, das atuais 42 para 55. Eliomar Coelho (PT-RJ) se disse contra a iniciativa. Segundo Eliomar, a medida só trará aumento de despesa, inadequado para o momento econômico e político em que vivemos, e em nada contribuirá para melhorar a qualidade dos trabalhos legislativos.

***

Leituras. Pedro Teixeira,que às vezes colabora com nossa revista, está lançando um novo blog. Pedro é brasileiro, mas estuda na Inglaterra.

_____________________[Gustavo Barreto] 28 de abril_____________________

Bom dia.

***

Acontece amanhã, dia 29 de abril, a 1ª Audiência Pública que discutirá os direitos reprodutivos e o planejamento familiar na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

***

Paulo Roberto Pires escreve em sua coluna, no sáite No Mínimo:
"Anti-americanismo, se quiséssemos brincar de Raymond Williams, já foi um sinônimo de anti-imperialismo, outro termo surrado pelo uso esquemático que hoje retorna com toda a força. Se anti-americanismo quer dizer tão somente uma torcida ideológica que vibra e delira quando morrem milhares de pessoas no atentado ao World Trade Center ele é certamente um absurdo. Se é o que se limita registrar num placar o número de marines tombados em combate no Iraque, também. Mas se é o que insiste em apontar o tom ditatorial de Bush, a cegueira de um país fechado em si mesmo, a violência inaudita de um povo que se quer o Império, acho difícil não concordar com os saudáveis protestos que felizmente se espalham por aí. Há quem escreva, há quem faça filmes, há quem se fantasie de Tio Sam e queime bandeiras: ou o anti-americanismo é um sentimento legítimo ou um surto que deve ser esmagado pelos Falcões..."
***
Carlos Dorneles, há 20 anos repórter da Globo, terá espaço em entrevista na próxima atualização do Consciência. O livro que lançou recentemente, Deus é Inocente - A imprensa não, foi boicotado por todos os jornalistas. Não era pra menos: o livro é ótimo. Leiam trecho da entrevista, concedida ao jornal Gazeta do Povo:
"A Coréia do Norte abertamente desafia os Estados Unidos. E, com os norte-coreanos, eles negociam. Qual a diferença? A Coréia do Norte tem uma bomba nuclear e o Iraque tem petróleo. São tratamentos diferenciados. Então o mundo começa a reagir contra a guerra. E, mesmo que encontrem armas no Iraque, isso já seria um absurdo. Por que a maior superpotência do planeta pode possuir armamentos de todo tipo e o Iraque não? Antes, os Estados Unidos prometiam guerra se o Iraque não permitisse a entrada dos inspetores. Tinham certeza de que Saddam nunca aceitaria isso. Mas aceitou. Agora, têm que achar outro motivo para a guerra. Então começam as provocações: fazem os inspetores entrar em palácios. Imagine uma comissão, no Brasil, mandada pelos Estados Unidos, entrando no Palácio do Planalto. É uma humilhação. Querem que alguém diga: "Aí já é demais, aqui não pode entrar". Pronto. É ali que estarão as tais armas nucleares. Bush é um perigo para o planeta. Mas, à medida que o tempo passa, vou ficando mais otimista. As coisas estão ficando mais difíceis para ele".


O risco que a gente corre não é pequeno. A revista Consciência.Net tem seu domínio e hospedagem norte-americanos. O .Net é domínio estadunidense e a CNC, que hospeda, também é de lá. Não por uma, não por duas, mas por três vezes algum computador de alguma base militar norte-americana nos visitou. Podemos afirmar isso porque algumas terminações indicam com exatidão de onde a pessoa vem, ou pelo menos de qual país. Se é do Brasil, .Br. Se é de Portugal, .pt. E assim em diante. E há mais especificidade em terminações como .Edu (universidades norte-americanas) ou .Mil (as mencionadas bases militares dos EUA). E já foram 20 páginas visitadas por usuários de terminações .Mil. Para quem insiste que isto é paranóia, é bom lembrar que apenas dois dias após vinculadas imagens do povo iraquiano sofrendo, a página em inglês da rede Al-Jazeera foi atacada por "hackers". O mesmo aconteceu com o sáite da cantora Madonna, por sua posição pacifista. E muitos outros casos, só que em páginas menos conhecidas. Agora, sobre a foto, não é que parece mesmo...

_____________________[Gustavo Barreto] 27 de abril_____________________

Denunciando hipocrisias
O New York Times, na sexta-feira (18), escreve:
"Por mais equivocada que seja a política de Washington em relação a Havana, nações latino-americanas deveriam parar com a tolerância às práticas totalitárias do Sr. Castro. Julgar seu regime é de fato um teste para as nações latino-americanas – um teste de maturidade para suas próprias democracias".
Um aspecto: ao lembrar sobre a política equivocada norte-americana - o que é válido - o editorial tenta esquecer esta mesma política. Citando o outro lado, você se exime de analisá-lo. É uma técnica, não um argumento. Outro: as eleições não seriam um belo teste para a democracia?! A ditadura, até onde eu sei, é um sistema no qual um dos maiores erros é o fato de existir um ditador, concentrador de todo o poder em suas mãos de ferro. Agora compare as eleições no Brasil e nos Estados Unidos. Que tal? Bush está rindo à toa com o desvio demasiado da atenção do público para o caso cubano.

Nem lá nem cá. Os direitos humanos deveriam ser respeitados em todos os lugares.

***

Patotas caluniosas. Dizem que um ex-presidente norte-americano estava a ler um livro sobre política, quando observou a seguinte frase: "A Democracia é um processo em construção contínuo e infinito". Aterrorizado, inventou a CIA.
No futuro, grau de popularidade será medido pelo número de vezes que seu nome aparecer no Google.

***

E pra quem é macho, um site de macho! Tá olhando o quê?!
 
 

***

Pedro Doria. "Quando-se é líder dum país, como conseguir mais poder se não tendo a certeza de que é capaz de destruir tudo e todos? (...) Se os EUA dobrarem-se demais às vontades norte-coreanas, estarão passando uma mensagem clara ao resto do mundo. Quem tem Bomba, a gente respeita. Se dobrarem-se de menos e partirem para a guerra, arrasam o lugar e tiram King Jong Il do poder em dois tempos, provavelmente não rápido o suficiente para evitar que os pobres japoneses testemunhem em casa sua terceira tragédia atômica. Costura diplomática complicada que só".
 
 

***

Os dois lados. E só. Documentário recentemente gravado nos Estados Unidos nos mostra a opinião de um cidadão comum norte-americano. Perguntado se ele se considera bem informado, responde imediatamente: "Claro que sim, eu leio todos os dois lados da questão".

_____________________[Renato Kress] 26 de abril_____________________

Esse é o tipo de "terrorista" que mais apavora George W. Bush. Clique aqui

_____________________[Gustavo Barreto] 26 de abril_____________________

Escândalo. Eu só coloquei essa palavra pra chamar a sua atenção, mas é importante mesmo. Dizem que quando os EUA começaram o seu bombardeio contra o Iraque, o empresário australiano Rupert Murdoch estava comemorando em seu escritório em Los Angeles. O dono da News Corporation - proprietária dos estúdios Fox, Fox News TV e do jornal The New York Post, só para citar alguns exemplos - é um dos principais defensores da guerra. Ele acredita que a economia mundial será diretamente beneficiada com a queda do preço do petróleo. E agora ele espera que essa economia no bolso do consumidor possa ser usada para pagar pelo serviço de TV por assinatura. [BlueBus]

Mais escândalo. "O fato dos EUA não verem nada de errado em manter e interrogar adolescentes em Guantanamo é uma indicação chocante de como o Governo Bush se tornou arrogante com relação ao respeito pelos direitos humanos", diz Alistair Hodgett, porta-voz da Anistia Internacional.

Depois neguinho vem falar do Fidel. Direitos Humanos no dos outros é refresco, não é mesmo?

***

Eymael para presidente!

***

Você sabe qual é o custo da guerra, em termos econômicos? Tem uma idéia, não é? Agora leia a última frase desta notícia e faça uma pequena comparação. Depois vão dizer que o problema na África é histórico, complicado.

***

Quando a notícia é boa, ninguém comenta. O Governo pretende retirar do Congresso Nacional o Acordo que concede aos Estados Unidos o direito de uso da base militar aeroespacial de Alcântara, no Maranhão. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deu esta informação à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em audiência pública realizada ontem. Os Ministérios da Defesa, da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores já elaboraram uma Exposição de Motivos para justificar a retirada, que está sendo analisada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. [Agência Câmara]

***

Tem que ter letrinha! A indústria fonográfica pode ser obrigada a imprimir as letras musicais nos encartes de seus produtos. Projeto de lei (PL 497/03) com esse objetivo foi apresentado à Mesa da Câmara pelo deputado Davi Alcolumbre (PDT-AP) no último dia 25. "Se disco é cultura, como tradicionalmente apregoa a poderosíssima indústria fonográfica, por que então é tão raro encontrarmos encartes com as letras musicais impressas em discos e fitas?", questiona o autor. Em sua opinião, quando a letra de uma música não é divulgada, a peça musical fica incompleta, perdendo-se um elemento fundamental da arte e da cultura musicais.

Remetido às Comissões de Educação; Economia; e Constituição e Justiça, o projeto poderá ser aprovado sem a apreciação do Plenário da Câmara.


Tirado do Pura Goiaba: "Aproveito o post para lembrar uma frase atribuída ao Verlaine: quando o poeta ouvia coisas como "dize-me com quem andas e eu te direi quem és", ponderava que não era bem assim - afinal, os companheiros de Judas eram todos gente fina".

Roubaram uma frase minha. É de Alexandre Soares Silva: "Juro que nunca fui tão feliz quanto depois que acabou a minha assinatura da Folha. Meu rosto ganhou uma distinção encantadora".

***

Clube do Bolinha. Momentos antes de anunciar Garotinho como novo Secretário de Segurança, ontem, no Rio, a Governadora Rosinha Matheus comentou numa roda que ia passar a chamar o marido de Coronel Bolinha. Ancelmo Gois explica: "Bolinha foi o apelido que Garotinho, que nasceu com mais de 5 quilos, ganhou ainda na maternidade".

***

A primeira participação da atriz negra Aisha Tyler, adicionada ao elenco de 'Friends' para rebater as críticas de que o seriado seria muito branco, aconteceu nesta sexta (24) nos EUA. Tyler interpretou uma especialista em fósseis dividida entre os personagens Ross e Joey. Os produtores esperam que a entrada de Aisha ajude a série a refletir a variedade étnica da populaçao de Nova
Iorque, onde o programa é ambientado. [Joana Sales, BlueBus]

***

A bancada feminina do Congresso Nacional entregou ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, manifesto de apoio à indicação da juíza Salete Maccaloz para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). "Salete possui uma trajetória marcada pelo compromisso com o movimento de mulheres, e estaremos muito bem representadas com a sua indicação", afirmou a deputada Iara Bernardi (PT-SP). Ela acrescentou que está na hora de o governo contemplar uma mulher com a vaga no STF. A bancada feminina vai realizar em breve, em parceira com o CFemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), seminário com o tema "Mulher e a reforma da Previdência".

***

Educação. A Comissão da Amazônia e Política Rural aprovou na semana passada requerimento de autoria do deputado Anivaldo Vale (PSDB-PA) para a realização de audiência pública com as educadoras Laís Fleury, Maria Tereza Memberg e Sylvia Guimarães. Eles virão à Câmara falar sobre o projeto Expedição Vaga-Lume, uma proposta de implementação de 22 bibliotecas infantis na Região Amazônica. A data da audiência ainda não está marcada.

Transporte. O deputado Neucimar Fraga (PL-ES) apresentou ontem projeto de lei (PL 833/03) que visa assegurar transporte escolar aos estudantes que, por residirem em município onde não há instituição de educação superior, freqüentem cursos de graduação em instituição pública ou privada localizada em outra cidade. Para tanto, será necessário comprovar renda familiar inferior a cinco salários mínimos mensais.

_____________________[Renato Kress] 25 de abril_____________________

RIO - Aqui jaz a paz.

1. Benedita no Governo => Rosinha concorrendo => Crime abundando nas ruas => Culpa da Bené, claro. => Rosinha governadora. [24 de fevereiro de 2003]

2. Rosinha no Governo => Garotinho recheado (desde a semana passada) de acusações sérias que não consegue (nem sabe) negar => Situação preta para a Governadora => Crime abundando nas ruas => Atenção desviada. (Não é teoria da conspiração, é quebra cabeça com os FATOS). [24 de fevereiro de 2003]

3. Garotinho nomeado secretário de segurança pública carioca. Alguém duvida de que os cidadãos cariocas vão ter um bom tempo de paz e harmonia, sob o "punho de ferro" do ex-governador? E ele ainda se negou a assumir o cargo por um bom tempo, recusando os convites da própria mulher. Eu dou a Palma de Ouro de Cannes para o casal.

4. "Rosinha é sangue-bom, ela não incomoda não" - Declaração de um traficante carioca na época das eleições estaduais.

5. Maiores informações sobre o assunto, perguntem aos moradores dos morros e comunidades carentes em geral ou ao pessoal do Viva-Rio que convivem mais próximos a essa realidade.

_____________________[Gustavo Barreto] 25 de abril_____________________

Rádio CBN. Gilberto Dimenstein comenta exemplo extraordinário: Menina de 12 anos cria escola alternativa para melhorar ensino público no interior de São Paulo. Ouça na CBN

***

Telefonia. A partir de 1º de junho, os usuários terão que discar o Código de Seleção de Prestadora (CSP)sempre que efetuarem uma ligação de longa distância via celular. O sistema funcionará como na telefonia fixa.

Prejú. Várias operadoras estão no vermelho e podem ser vendidas mas a Vésper pode ser a primeira a deixar o mercado, acumulando prejuízos de até 1,5 bilhões de dólares.

Acordo. A TIM e a Oi, únicas operadoras do SMP (Serviço Móvel Pessoal) do país, fecharam um acordo para que seus clientes pré-pagos possam usar seus celulares em todo o Brasil, mesmo onde sua operadora não tenha cobertura. O serviço começou a funcionar no dia 15 de abril, com exceção do Paraná e Santa Catarina, onde a TIM ainda opera o SMC (Serviço Móvel Celular). A operadora espera disponibilizar o Roaming para estas áreas até o final do semestre. Os clientes da Oi, por exemplo, podem usar seus aparelhos em São Paulo, sendo atendidos pela rede da TIM e pagando um adicional de deslocamento, cobrado por chamada.

***

Fome Zero. O número de pessoas que passa fome no Brasil ainda é uma dúvida. Por isso, o Ministério da Segurança Alimentar trabalha com os dados de 2001 do IBGE. Pela pesquisa, 46 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. De acordo com o ministro, com três meses de vida, o Programa Fome Zero atendeu mais de 23 mil famílias da região do semi-árido. Já no mês que vem, o Fome Zero estará atendendo mais de 43 mil famílias, distribuídas em 81 municípios dos estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Graziano explicou aos deputados que o programa envolve desde a construção de cisternas nas casas das famílias inscritas até programas de geração de emprego e renda. Ele informou, no entanto, que a complementação de renda de R$ 50 que cada família recebe mensalmente deve ser gasta exclusivamente na aquisição de alimentos.

***

Juventude excluída. De acordo com dados apresentados pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a população jovem brasileira passou de oito milhões, em 1940, para 34 milhões em 2000, o que corresponde hoje a 20% da população do País. As estatísticas também apontam que, a cada dez jovens brasileiros, somente seis são estudantes e apenas três em cada dez têm acesso ao ensino médio.

***

Acontece no dia 30 de abril, na Câmara Municipal de São Lourenço, às 13 horas, uma Audiência Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Nela serão levantados os problemas referentes à exploração das Águas Minerais. Estarão presentes representantes de diversos órgãos estaduais e federais. Também participam os deputados Odair Cunha e Rogério Correia, ambos do PT, e também a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia.

***

O Ministério da Saúde incluiu o município de Rio Branco, capital do Acre, entre os 100 primeiros a serem contemplados com o Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf) em 2003. O município foi classificado entre os que apresentaram o melhor desempenho nas ações do Proesf. O reconhecimento vai implicar em mais investimentos no Programa de Saúde da Família.

***

A Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Maria Eliana Menezes de Farias questionou durante reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) o fato de um dos comandantes da operação que resultou no massacre de Eldorado do Carajás, o Coronel Pantoja, condenado a 228 anos de reclusão em julgamento realizado em junho do ano passado, em Belém, ainda estar em liberdade. Maria Eliana afirmou que o recurso ainda não foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça e o coronel aguarda em liberdade. "Ele tem 66 anos. Será que existe a mínima possibilidade de vir a recolher-se à prisão?" 

O caso de Eldorado do Carajás ocorreu há sete anos, no dia 17 de abril de 1996. Ele foi resultado de um conflito entre trabalhadores rurais sem-terra e policiais. Morreram no dia, 19 trabalhadores, foram mutiladas ou feridas 81 pessoas, das quais 69 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e 12 policiais militares.

Que falta de educação! O rendimento escolar da maioria dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Tocantins apresentou níveis considerados críticos ou muito críticos. A análise é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), que acaba de divulgar o resultado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2001.

***

Santa Catarina. Marquinhos, vereador de Joinville, adverte: "Nossa cidade tem se colocado contra a construção de um Posto Temático numa área residencial de Joinville. A imprensa tem veiculado que a Câmara aprovou esta vergonha. Uma pena, mas aprovou mesmo. O que queremos esclarecer é que estivemos o tempo todo contra esse projeto do Prefeito Marco Tebaldi. Tentamos fazer várias emendas no Projeto original, como garantir o cumprimento do Estatuto da Cidade, que exige para uma obra deste porte em área residencial um exame de impacto de vizinhança. Como nenhuma emenda nossa foi aprovada, votamos contra!"

_____________________[Gustavo Barreto] 24 de abril_____________________

Previdência. O deputado Nelson Pellegrino (BA), líder do PT na Câmara, defendeu ontem a reforma da Previdência. Apesar de taxar os inativos, como forma de aumentar a receita dos Estados, Pellegrino destacou a elevação do teto para quem está no regime geral, o incentivo para a contribuição de quem está na informalidade e a criação do sistema de previdência complementar, com fundos fechados, sem fins lucrativos e administrados em conjunto por servidores e governos. Ele citou também como positiva a interface da reforma previdenciária com a tributária ao modificar o recolhimento da contribuição sobre a folha de pagamento. "A contribuição cairá de 20% para 10%", explicou.

Para o líder petista, a reforma vai equilibrar as contas públicas e promover justiça social. "Com a reforma, todos os recursos que a União coloca para complementar o regime geral e o regime dos servidores públicos da Previdência irão para programas sociais e para ações de desenvolvimento econômico", afirmou. Pellegrino citou que, somente em 2002, a União repassou R$ 23 bilhões para o primeiro e outros R$ 39 bilhões para o segundo.

Boas novas. Os deputados concluíram semana passada a votação da MP 94/03, que concede isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos movidos a combustível renovável adquiridos por taxistas ou portadores de deficiências físicas e visuais. A MP também estende até 2005 o prazo para que os municípios que refinanciaram suas dívidas junto à União possam contratar empréstimos ou financiamentos.

***

Cuba. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem que a posição do governo brasileiro sobre os julgamentos em Cuba, que resultaram na execução de seqüestradores e na condenação à prisão de dissidentes, seguiu o entendimento da ONU (Organização das Nações Unidas), de que a discussão sobre o desrespeito aos direitos humanos pelo governo de Fidel Castro seja atrelada à discussão sobre o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos àquele país. O ministro participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Moção. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) aprovou ontem moção de protesto contra o governo de Cuba pelo fuzilamento sumário de três cidadãos cubanos e a condenação de 77 dissidentes. A iniciativa foi dos deputados Fernando Gabeira (PT-RJ) e Inaldo Leitão (PSDB-PB). No texto da moção, os deputados destacam que "as condenáveis pressões econômicas e políticas exercidas sobre o governo de Cuba não justificam nem legitimam o desrespeito aos direitos humanos e o cerceamento do direito à informação e à participação".

Óbvio. "É óbvio que consideramos lamentável julgamentos sumários e mais ainda a pena de morte com julgamento sumaríssimos, mas é preciso entender que o embargo fortalece a 'psicologia de sítio' e o uso de medidas condenáveis", afirmou. A deputada Maninha (PT-DF) reforçou, ao lembrar que o embargo submete os cubanos a uma crise sem precedentes.

Alca. Sobre a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Celso Amorim disse que há uma negociação iniciada e que, por enquanto, não há postura contra ou a favor à integração entre os países das Américas. "O que interessar ao Brasil iremos apoiar e o que não interessar terá nossa discordância", esclareceu o chanceler.

OMC. No caso das negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), a respeito dos subsídios dos países ricos que inviabilizam o comércio com os países em desenvolvimento, o ministro disse que o jogo na entidade é duro e vence quem tem mais força de pressão. "Temos mais dificuldades em discutir as barreiras alfandegárias com os países da Europa do que com os Estados Unidos", ressaltou. Ele acredita que a OMC é uma entidade que tem regras estabelecidas e que os países que querem fazer parte da organização devem se submeter a elas.

***

Por iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) vai realizar audiência pública para discutir os mecanismos e instrumentos de defesa dos homossexuais na sociedade, com a participação de entidades e associações de gays, lésbicas e travestis.

***

Sudam e Sudene. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, declarou, hoje, na Comissão de Agricultura da Câmara, que a recriação da Sudene e da Sudam deverá ser efetivada este ano, provavelmente até junho, quando as propostas serão levadas ao presidente da República e ao Congresso Nacional.

O ministro disse que os tratamentos serão iguais mas que os cronogramas terão diferenças táticas. Ele disse aos deputados que a Sudam conta hoje com 571 projetos parados e sendo fiscalizados. Estão parados no Banco da Amazônia (Basa) R$ 184 milhões, que seriam aplicados pelo Fundo de Investimento da Amazônia (Finam). [Agência Câmara]

_____________________[Gustavo Barreto] 23 de abril_____________________

A ministra Benedita da Silva, da Assistência e Promoção Social, reúne-se hoje com a bancada do PT para discutir as propostas de políticas públicas para o setor. A articulação do encontro foi do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), a partir de deliberação do setorial de assistência social, em reunião com o presidente do PT, José Genoino. O encontro será às 14h, no plenário 15.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara vai solicitar hoje ao presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), prioridade para a aprovação do projeto (PL nº 4.476/01) que retira das prefeituras e atribui aos Estados a responsabilidade pelo transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. A proposta foi apresentada pela vice-presidente da Comissão, Francisca Trindade (PT-PI), durante audiência pública como o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Os parlamentares irão ao encontro de João Paulo após a reunião do colegiado, às 10h no plenário 14.

Durante a audiência, Ziulkoski defendeu a revisão do Orçamento Geral da União para aumentar a destinação de recursos federais para as cidades. Ele sugeriu também que na reforma tributária sejam corrigidas as distorções na divisão do "bolo tributário" da União com os estados e municípios.

***

Deputados federais de São Paulo assinaram manifesto de solidariedade à prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT). O documento afirma que Marta tem sido vítima de "críticas descabidas, originárias de pessoas que colocam seus interesses corporativos e/ou político-partidários acima das necessidades reais da população". "As vaias articuladas artificialmente, a despropositada greve no transporte coletivo e, agora, dos motoristas de caminhões de lixo, estão sendo orquestradas pela oposição com nítido interesse eleitoral, antecipando a disputa de 2004", diz o manifesto.

Segundo o abaixo-assinado, as realizações do governo municipal de São Paulo "estão, persistente e pacientemente", mudando a cidade. "Hoje, são milhares de famílias beneficiadas pelos projetos sociais; as principais vias da cidade estão sendo recapeadas; 21 Centros Unificados de Educação (CEUs) em construção; obras significativas para contenção de enchentes; um novo modelo de transporte sendo implantado, apesar das resistências conservadoras; centenas de moradias sendo regularizadas e entregues; uniformes para todas as crianças, além do transporte escolar etc.

Tudo isso tem deixado os opositores do governo municipal desnorteados buscando, por quaisquer meios, atingi-lo, inclusive sabotando seus projetos que visam a melhoria das condições de vida da população mais sofrida da maior cidade do país", afirma ainda o documento.

***

'Ajuda'. Um ex-diretor do sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo admitiu ontem, em depoimento no Ministério Público Estadual, ter recebido R$ 3.000 como "ajuda de custo", em agosto de 2002, da viação Cidade Tiradentes, mas não soube explicar por qual motivo e com quais interesses a empresa teria dado essa quantia a ele e a mais dois sindicalistas. Os três são funcionários da empresa. [Folha de S. Paulo]

***

Explicações. Apesar do vocábulo 'diário' nesta coluna, às vezes a coisa aperta. Sabe como é, limitações de uma vasta equipe de dois e uma área financeira mais esvaziada que a cabeça do Bush.

_____________________[Gustavo Barreto] 20 de abril_____________________

Criticar demasiadamente é ignorância e perda de tempo. Há muito a se fazer no planeta. E, além disso, é preciso saber discordar.

_____________________[Renato Kress] 19 de abril_____________________

O Gustavo tá ouvindo tanto a rádio Paradiso FM (95,7 no Rio) que qualquer dia o Miguel Falabella, que faz as vinhetas, vai dizer: "Bom dia, Gustavo".

_____________________[Gustavo Barreto] 19 de abril_____________________

Uma ONG americana, a PR Watch, que investiga as relações públicas nos Estados Unidos, publicou, no quarto trimestre de 2002, as palavras de Peter Kilfoyle, ex-ministro da defesa da Grã Bretanha: "A intenção do Presidente Bush é ir à guerra mesmo que os inspetores não encontrem nada". Vale a pena ler e conferir a profecia: prwatch.org [Fonte: Boletim do site do bairro do Brooklin, por meio do vereador Augusto Campos (SP)]

"Transparência". Ahmed Chalabi é o homem que conduzirá o Iraque à "democracia". O que ninguém comenta é que Mr. Chalabi é um estelionatário, condenado na Jordânia em 1989 por fraude, e figura chave no famoso escândalo Irã-Contras, da era Reagan. Imagine este sinistro personagem metendo a mão nos 70 bilhões prometidos (obviamente, uma farsa) para reconstruir Iraque. Procure, no Google, por Ahmed Chalabi e aparecerão milhares de citações na imprensa americana. Procure também por "Ahmed Chalabi scandal", são quase vinte páginas de citações: nenhum dos grandes órgãos de imprensa menciona o assunto. [Boletim do Sampa Online - 11 de abril de 2003]

***

E por que tem greve em São Paulo? Diário de São Paulo, 15 de abril de 2003: "As 32 empresas de ônibus que operam hoje na cidade de São Paulo devem, juntas, nada menos que R$1,177 bilhão à Previdência Social. Segundo Carlos Eduardo Gabas, superintendente do INSS, o órgão formou uma força tarefa, juntamente com procuradores do INSS, para investigar os motivos do não-pagamento e agilizar a cobrança da dívida. Há suspeita que os empresários se apropriaram de dinheiro descontado de funcionários".

Sindicato dos motoristas na mira da justiça. Oito ônibus foram depredados e incendiados em São Paulo hoje (14/04) pela manhã na zona sul. Motoristas e cobradores dificultaram a operação Paese. Presidente e os diretores do sindicato vão ser convocados a partir de hoje pelo promotores que investigam o crime organizado. Eles são suspeitos de envolvimento do esquema de propina paga pelos empresários para que façam greve. [GloboNews]

A coordenadora do programa de Coleta Seletiva Solidária da Prefeitura de São Paulo, Maria Inês Bertão, falou sobre o programa de seleta de lixo. Segundo ela, a procura pelos grupos organizados triplicou depois da cobrança da taxa de lixo. Existe uma proposta de construir um circuito de porta-a-porta, coletando nas residências o lixo reciclável. A expectativa é que daqui uns meses a Central recicle 400 toneladas de lixo por dia. Hoje ela recebe 50 toneladas. Ela afirma que a população tem que se conscientizar da redução do volume do lixo, desperdiçando menos. A Central da Sé está prevista para ser inaugurada no dia 24, com a presença da Prefeita Marta. [CBN, 14 de abril de 2003]

***

Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo desvendou a dimensão do desemprego na vida sexual de brasileiras e brasileiros. O estudo concluiu que a falta de trabalho tira o desejo de muitas mulheres e os homens.

_____________________[Gustavo Barreto] 18 de abril_____________________

Diferentes opiniões. Após reunião com investidores em Nova York, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que a queda constante da moeda americana não afetará a tendência de melhora da economia brasileira. O presidente do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, teme que a valorização do Real prejudique as exportações brasileiras. Já o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, acredita que a queda do dólar permite que os juros caiam, mas a volatilidade também pode causar danos à economia. A economista Maria da Conceição Tavares considera praticamente impossível controlar o câmbio e ironiza a aposta dos investidores na alta do dólar.

_____________________[Renato Kress] 18 de abril_____________________

Suspeito. Passei uns minutos por lá. Queria ver mais um pouco daquilo. Atrasado? Acontece. Como aquele adesivo do Forest Gump "Merda, acontece". Mas estava interessante aquele pessoal todo em volta do acidente. Apostei comigo um atraso maior que ninguém tocava o possível defunto por mais uns dez minutos. Tinha um hospital por perto, o cara poderia se curar por osmose. Talvez até pra isso arrastar o cara pra porta fosse uma boa, só pra ajudar na troca de flúidos. Não pensaram nisso.

Essa sociedade é uma delícia, o que quer que não se assemelhe muito a um teatro, a merchandaising, não pode ser levado mesmo muito a sério. A publicidade é um princípio negativo, um aparelho de obstrução, tudo que não porta seu selo é suspeito.

Sete e quinze, atrasado.

***

Agência Estado - 07:26 - 18/04/2003: "Polícia estoura ponto de tráfico de drogas em SP"
Diário Online - 11:07 - 18/04/2003: "PM estoura cassino ilegal em mansão na zona Sul de SP"

A partir de hoje só "técnica" BUSH na polícia. O lance é "estourar" bandido, nada de proteger a população civil, pra quê?

_____________________[Gustavo Barreto] 17 de abril_____________________

Ah, o passado...
A BBC informa: Por dez anos, os Estados Unidos pulverizaram partes do sul do Vietnã com desfolhantes químicos como o agente laranja com o objetivo de destruir florestas, que serviam de camuflagem para forças vietcongs que se movimentavam pela floresta. Nesta quarta (16), foi divulgada uma nova análise de registros militares dos Estados Unidos mostra que foi usada uma quantidade muito maior de desfolhantes, como o agente laranja, durante a guerra do Vietnã do que se pensava anteriormente.

De acordo com a chefe da pequisa, Jeanne Stellman, a descoberta mais significativa relaciona-se a dioxinas - produtos químicos conhecidos por causarem câncer. "Houve pelo menos o dobro de dioxinas do que o imaginado anteriormente. E esse número é uma estimativa conservadora, porque parece mais provável que muito mais daquele agente laranja estivesse contaminado com dioxina", afirmou.

A revelação certamente vai aumentar a pressão dentro dos Estados Unidos por uma avaliação médica mais abrangente para veteranos expostos ao agente laranja e também deve aumentar as reivindicações dentro do Vietnã por auxílio médico e indenizações. A equipe da Universidade de Columbia concluiu que milhões de vietnamitas devem ter sido pulverizados diretamente. Pesquisas anteriores mostraram que há vietnamitas com um nível de dioxina 200 vezes maior do que o normal em seus organismos.

E na Inglaterra...
Um braço do serviço de espionagem do Exército britânico e alguns policiais da Irlanda do Norte ajudaram ativamente um grupo unionista paramilitar a assassinar católicos no final da década de 80, de acordo com uma investigação policial sobre o assunto. O grupo que investiga o caso, chefiado pelo policial londrino John Stevens, deve informar ainda que o serviço de espionagem militar ajudou a prolongar o conflito na Irlanda do Norte. Os investigadores alegaram que seu trabalho foi dificultado por policiais e que provas materiais relacionadas com as acusações foram escondidas e, em alguns casos, destruídas.

Visite a BBC Brasil

***

Esta quinta-feira, dia 17 de abril, é o aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, quando, em 1996, 19 trabalhadores sem terra foram mortos pela polícia militar do Pará. Este dia já se tornou um dia de mobilização pela luta na terra, contra a violência e a impunidade. Neste dia, a CPT Nacional (Comissão Pastoral da Terra) estará lançando o caderno de conflitos 2002, publicação que divulga os dados dos conflitos no campo, documentados pelas CPTs de todo o Brasil.

Para a deputada Luci Choinacki (PT/SC), que acompanha a situação dos conflitos agrários, só vai haver uma mudança nesse quadro quando se resolverem os problemas históricos de democratização dos bens da natureza. "Enquanto a função social da terra não for cumprida, a violência no campo continuará aumentando", destaca a parlamentar. Para reduzir a violência contra os trabalhadores, Luci encaminhou ao Ministério da Justiça, ainda em março, um pedido de "ações preventivas e articuladas" do Governo Lula. No início deste mês foi criada pelo Governo uma comissão especial para mapear a violência contra os trabalhadores rurais, indígenas e quilombolas.

Em 2002 foram registradas 37 tentativas de assassinato, o mesmo número que em 2001. Naquele ano, um trabalhador rural foi morto nos conflitos por terra enquanto no ano passado foram oito. As ameaças de morte saltaram de 132 para 217. No Estado de Santa Catarina foram oito conflitos por terra em 2002, envolvendo 4,9 mil trabalhadores.

***

Pesquisa Ibope realizada entre os dias 27 e 30 de março apontou que o PT é o partido preferido dos brasileiros. A preferência ou simpatia pelo Partido dos Trabalhadores foi apontada por 33% dos entrevistados. Em segundo lugar está o PMDB, com 13%, seguido pelo PSDB e pelo PFL, com 5% cada. Outros 34% não têm preferência e 3% não souberam responder ou não opinaram. O PT também vence em todas as regiões do Brasil, entre pessoas de todas as faixas salariais, entre ambos os sexos e entre todas as faixas etárias.

Para realizar a pesquisa, o Ibope entrevistou duas mil pessoas em 145 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O PT também vence em todas as regiões do Brasil, entre pessoas de todas as faixas salariais, entre ambos os sexos e entre todas as faixas etárias.

***

Na cobertura da última Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo IBGE na sexta-feira, 28 de março, os jornais destacaram nos títulos o aumento do desemprego em fevereiro, comenta a jornalista Rosa Lima, no artigo “Falácia e eficácia das estatísticas”. Tecnicamente, os jornais não erraram: a taxa de fato subiu 0,4 ponto percentual. Mas, jornalisticamente, erraram. “Por quê? Simplesmente porque não há nada de novo no fato de a taxa de desemprego ser mais alta em fevereiro do que em janeiro. Todo ano é assim.”

Segundo Rosa, a notícia real estava no fato de que a taxa recuou entre fevereiro de 2002 e fevereiro último, num cenário de inflação, juros altos e, portanto, baixa atividade econômica. “Esse erro de interpretação pode parecer banal. Mas é bom lembrar que esta foi a primeira pesquisa sobre o mercado de trabalho do governo Lula. No mínimo, os leitores terão a impressão de que o desemprego cresceu neste governo”. Você reconhece com facilidade essas artimanhas usadas pela imprensa para pôr “mais molho” nas matérias? [Bloi, 2 de abril]

_____________________[Renato Kress] 17 de abril_____________________

1 - No mundo árabe, Chalabi é mal visto. “Fantoche dos EUA” é a definição mais leve (e publicável) que aplicam a ele. “Oportunista” é outra classificação ligada a seu nome. Ele é tido como alguém com um talento especial: o de sempre dizer a seus benfeitores aquilo que eles gostariam de ouvir. - Substitua Chalabi por Fernando Henrique Cardoso na frase acima e você, caro leitor, perceberá como é que a CIA e outras agências do governo americano treinam muito bem seus fantoches. Ficam todos pasteurizados, com o mesmo perfil de apatia pseudo-diplomática.

2 - "Qualquer país poderia ser um alvo, já que a guerra no Iraque é totalmente insana e ilegítima. Por que motivo qualquer país deixaria de ser um alvo?". Porta-voz do Ministério do Exterior da Síria, Bouthaina Shaaban  - Se cuida Lapônia...

3 - É, dona ONU, agora cê vai ter que Hezbollah.

4 - "Creio que os árabes devam se unir em torno do presidente Assad", afirma Nawras Haleb, de 20 anos, estudante de comunicação da Universidade de Damasco, que participou de várias manifestações contra a guerra. "Vi Powell dizendo ao AIPAC que a Síria é um Estado terrorista e a platéia o aplaudiu durante cinco minutos". - Deu problema na plaquinha vermelha de "aplause" virada para a platéia? Se unindo ao presidente Assad, qual será a manifestação do pertencimento deles? "Os Assados"?

5 - Mais frases para camisas em Atitude Consciente:
Jesus te ama...
... mas aqui todo mundo te acha um babaca!
Agora vou votar nas putas...
... cansei de votar nos filhos dela!
Ecologia é coisa de veado...
... e de macaco, de leão, de passarinho...
Você já cheirou Coca?
... Tem o mesmo cheiro da Pepsi!

6 - Sugiro que a partir de agora passemos a veicular propaganda de guerra diretamente para os centros de "inteligência" norte-americana com os seguintes dados: Toda a floresta amazônica foi destruída por um incêndio e perdeu-se toda a biodiversidade da região, inviabilizando qualquer implicação na indústria farmacêutica; 97% da água brasileira está infectada com o Ebola, cólera ou mercúrio; Com todos os poços de petróleo secos, Petrobrás pede concordata e Brasil é o mais novo dissidente da OPEP. (vai que a gente dá sorte e eles esquecem a gente aqui...)

_____________________[Gustavo & Carol] 16 de abril_____________________

O PPS paulista definiu no último final de semana a formação da sua nova Direção Executiva Municipal e os rumos políticos e eleitorais de agora até 2004. O Partido de Ciro Gomes e Roberto Freire propõe desde já a construção de uma candidatura alternativa à Prefeitura de São Paulo. "Sem pender para o lado daqueles que nos querem eternamente atrelados ao PT (ou à sombra dos petistas), nem para os que querem partir para uma oposição sistemática (adotando o posicionamento inócuo e rancoroso capitaneado hoje pelo PSDB)", define o documento aprovado por unanimidade.

Para quem sabe ler em italiano, Falce-Martello.

***

Tudo será inútil [Bertolt Brecht]

Têm código e leis.
Têm prisões e fortalezas.
(Não falemos de seus instintos de previdência!)
Têm cárceres e juízes
que recebem muito dinheiro
e estão dispostos a tudo.
Bem! E para que?
Crêem acaso que nos vão amedrontar.
Antes de desaparecerem (e será brevemente)
verão que tudo isto é inútil.

Têm diários e imprensa
para combater e tapar-nos a boca.
(Não falemos de seus estadistas!)
Têm curas e professores
que recebem muito dinheiro
e estão dispostos a tudo.
Bem! E para que?
Temem tanto a verdade?
Antes de desaparecerem (e será brevemente)
verão que tudo isto é inútil.

Têm tanques e canhões,
metralhadoras e granadas.
(Não falemos da goma de mascar!)
Têm polícias e soldados
que recebem muito dinheiro
e estão dispostos a tudo.
Bem! E para que?
Têm por acaso inimigos tão poderosos?
Crêem que devem ter uma muleta
para apoiar-se, pois estão caindo.

Algum dia (e será brevemente)
verão que tudo é inútil.
Alguém poderá gritar: Alto lá! governe o mais forte,
porque a eles não mais protegerão
o dinheiro e os canhões!

Os soldados e a guerra [Bertolt Brecht]
Aqui estão os soldados.
Oferecem sopa e carne
para que ninguém pergunte,
no fragor da batalha,
porque eles vão à guerra.

_____________________[Gustavo Barreto] 15 de abril_____________________

A Rádio Interferência, rádio livre dos estudantes da UFRJ, foi fechada hoje, dia 14, por ordem da Polícia Federal. Um agente, que se identificou como "Sabá", flagrou o programador Márcio Rezende às 11:10 da manhã na sala da própria rádio, e autuou a decana do CFCH, Suely de Almeida, pela transmissão. Um dos 'argumentos' da PF teria sido a suposta interferência no aeroporto Santos Dumont.

***

O Secretário Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Nilmário Miranda, criticou ontem a nomeação do delegado Aparecido Laertes Calandra para uma das cadeiras do Dipol do Estado de São Paulo. Calandra, conhecido como Capitão Ubirajara, é acusado de ter comandado sessões de tortura do extinto DOI-Codi, órgão de repressão do regime militar. [O Estado de São Paulo, hoje]

***

“(...) Com a falta de água no planeta e a desagradável circunstância de não podermos beber petróleo, vamos ser invadidos para assumirem controle sobre nossa água (não esquecendo nossa ração, espartana mas suficiente para beber sem exageros e para um banho de 30 segundos por mês), embora não da forma grosseira ainda empregada no Iraque. Vai ser coisa mais fina, conquanto sem nenhuma novidade de fato, apenas truques velhos com novas roupagens, pois até para os americanos vale o nihil sub sole novum, nada de novo sob o sol. Claro, uma possibilidade prática muito atraente, já posta em prática por eles, será inventar o Brasil do Norte e o Brasil do Sul, no que, aliás, já temos sido ajudados, aqui e ali, por brasileiros mesmos.

O Brasil do Norte, envolvendo a Amazônia e uns pedaços interessantes do Nordeste (existem umas coisas economicamente interessantes lá; ninguém acredita, mas existem, assim como existe gente de verdade e nem toda ela emigra para o Sul, a fim de fortalecer a indústria de carros blindados) teria uma História completamente diferente da do Brasil do Sul e, com facilidade, bastando assistir a algumas novelas da Globo passadas lá, provar-se-ia até que falam línguas diferentes. Daí para o surgimento de hostilidades, com um esquema de propaganda bem-feito, seria um passo. E, um belo dia, dar-se-ia o primeiro tiro nessa guerra entre nações tão diferentes, com o oprimido Norte rebelando-se contra o sugado Sul. Não existiram Vietnã do Norte e do Sul, assim como existem Coréia do Norte e Coréia do Sul? (...)” [João Ubaldo Ribeiro, 13 de abril de 2003, O Globo]

_____________________[Renato Kress] 14 de abril_____________________

Bush é anticristo. Ele está destruindo todos os lugares pelos quais Jesus passou. Te cuida, Buda.

_____________________[Gustavo Barreto] 14 de abril_____________________

Só pode ser sacanagem. Depois de passar o fim de semana em Camp David, o presidente George W. Bush voltou à Casa Branca fazendo duras advertências à Síria, informou a GloboNews TV, citando agências internacionais. Falando à rede de notícias CNN, o presidente americano disse que crê na presença de armas de destruição em massa na Síria e que este país precisa colaborar com os EUA. Ele advertiu o país para que não abrigue nenhum dirigente iraquiano ou pessoas que estejam sendo procuradas.

O presidente também dedicou algumas palavras à crise da Coréia do Norte. Ele disse estar otimista quanto a uma solução pacífica. Segundo o presidente, o diálogo multilateral sobre o programa nuclear do país comunista pode dar resultados. [Globo On, ontem]

_____________________[Gustavo Barreto] 13 de abril_____________________

A pessoa responsável pela programação de domingo da Globo nunca terá meu perdão. É um crime contra a Humanidade o filme que passou hoje, sem contar a figura patética de Fausto Silva, com todo o respeito que eu possa ter a ele.

_____________________[Renato & Gustavo] 12 de abril_____________________

Tradução: "A maior parte das idéias de Leonardo Da Vinci foram tiradas de sua coluna 'Mande-me suas idéias', no jornal Florence Herald". Viram?! Mandem suas idéias para nós e faça um mundo melhor sem parecer esnobe. A gente faz este sacrifício.

A saber: Leonardo, 1452-1519. Pintor, escultor, arquiteto e engenheiro, Leonardo foi o talento mais versátil do Cinquecento italiano. Seus interesses abrangiam biologia, fisiologia, hidráulica e aeronáutica. Para ele, a arte era um instrumento de conhecimento científico. Seus estudos de anatomia humana faziam-no pensar que, se compreendesse como o interior do corpo funciona, poderia então desenhar a parte exterior com mais exatidão. Ele inventou o primeiro tanque blindado, o pára-quedas, o hodômetro, a escada magirus, o relógio com ponteiros e realizou estudos sobre o avião. Em sua obra mais famosa, a "Mona Lisa", de 1505, Leonardo revolucionou a noção de perspectiva e os conceitos ópticos do Renascimento.

Alguns aforismos de Leo: "Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. A necessidade divina, pelas suas leis, compele o efeito a derivar da causa pelo caminho mais curto".

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã".

"Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe".

"Não é a experiência, a mãe de todas as artes e ciências, que engana as pessoas, mas, sim, a imaginação que lhes promete o que a experiência não lhes pode dar. A experiência é inocente; os nossos desejos vãos e insanos é que são criminosos. Distinguindo a mentira da verdade, a experiência nos ensina a perseverar em direção do que é possível, e não esperar, pela ignorância, atingir o que é inatingível, a fim de que não sejamos compelidos, vendo a nossa esperança por terra, a entregar-nos ao desespero".

Em maio a seção Citações estará completamente renovada.

_____________________[Gustavo Barreto] 12 de abril_____________________

O papel das agências reguladoras, as tarifas abusivas e a situação das empresas multinacionais de energia que atuam no Brasil foram os assuntos que deputados e a Ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff abordaram durante um café da manhã que aconteceu nesta sexta, dia 11, em Brasília. Estas multinacionais estariam pressionando o governo para que crie uma espécie de Proer para as energéticas, alegando que em 2002 tiveram um balanço negativo e precisam da ajuda estatal para continuarem no país. O deputado Mauro Passos (PT/SC), membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, comenta que este balanço negativo é questionável, pois “desde que elas estão atuando no país houve considerável redução de funcionários e aumento nas tarifas”. Mauro acredita que é preciso fazer uma auditoria nestas empresas, porque “é muito estranho que agora apresentem dados negativos se em 2001 foram superavitárias”.

A sonegação fiscal, a formação de cartel de postos e a adulteração de combustíveis foram os assuntos da audiência pública realizada na quinta-feira (10) pela Comissão de Minas e Energia, onde estiveram presentes diversos deputados e representantes de distribuidores. Segundo Mauro, este é um setor importante da economia, que emprega cerca de 40 mil pessoas, mas que registra uma sonegação anual de mais de três bilhões de reais. Em função destes números e de outras questões, como a formação de cartel caracterizada em praticamente todos os estados da federação, foi criada uma CPI para investigar essa situação. Esta é a primeira CPI da nova legislatura e os partidos ainda vão definir quais os deputados que irão participar.

Paradão. Na semana que vem o Congresso Nacional não terá expediente de quinta (17) até o dia 21, segunda-feira. A medida deve-se aos feriados da Páscoa e de Tiradentes.

***

O presidente norte-americano, George W. Bush Jr., é um sujeito tão fundamentalista quanto o tal criminoso taliban, Bin Laden, que é provavelmente a pessoa mais ágil que eu conheço - se esconde em cavernas, sem nenhuma estrutura, vive de miojo e ainda leva um câmera junto. O fanatismo religioso de Bush é algo mais ou menos evidente para as pessoas que não se assemelham a uma ameba no nível mental. É amplamente divulgado que a primeira - e sempre a primeira - coisa que Bush faz ao levantar pela manhã é ler a Bíblia. Nada contra. Penso, no entanto, ser arriscado a mistura excessiva de religião e política. Apenas para endossar este pensamento, transcrevo algumas frases do presidente dos Estados Unidos, todas tiradas do jornal O Globo, que tem sede no Rio:

"Algumas das necessidades e das feridas são tão profundas que só responderão ao toque de um mentor ou à oração de um pastor". [No discurso da posse, em 20 de janeiro de 2001]

"Não reivindicamos saber todos os caminhos da Providência. Mas podemos confiar neles, depositar confiança em Deus". [No discurso do Estado da União, em 29 de janeiro de 2003]

"Dou boas-vindas à fé para ajudar a resolver os mais profundos problemas da nação. Encaramos a ameaça de redes terroristas que odeiam (...) a idéia de que neste grande país podemos adorar o Deus Todo-Poderoso do modo que achamos cabível". [Discurso em 10 de fevereiro de 2003]

_____________________[Renato Kress] 11 de abril_____________________

1 - Mal de amor que se foda, eu vou comprar bananas!

2 - "Apesar da presença dos forças armadas dos EUA, prédios do governo e propriedades privadas foram saqueadas em Bagdá" - Que absurdo! Tinham que ficar é comprando água dos soldados americanos ou trocando por petróleo. Povinho subdesenvolvido é assim mesmo, nem morrer com "honra" eles sabem.

3 - EUA tá tentando convencer o G7 a reconstruir o Iraque. Se nem a ONU topou... o próximo passo é uma cartinha do Bush pro Papai-Noel: "Ei Santa, se não reconstruir o Iraque eu detono a Lapônia (logo que descobrir em que parte da África fica isso)" - Johny Walker Red Bush (Red Bush te dá asas!!!)

4 - Rumsfeld diz que saques no Iraque são "bagunça da liberdade". [Reuters] Que que isso quer dizer? Quem souber me manda uma resposta, mas me parece fome, uma fome "democrática e liberal", mas fome mesmo. Sugiro arremessarem pelo ar milhares de caixas de aço a uma aceleração de 10m/s ao quadrado com "freedom fries" para o sofrido povo iraquiano.

5 - Os Estados Unidos disseram na sexta-feira que a Síria fechou inteiramente sua fronteira com o Iraque, menos para o tráfego de ajuda humanitária, e afirmou que seria bem-vinda a ajuda para impedir autoridades iraquianas de deixar o país. [Reuters] Ah, agora eu entendi o "humanitarismo" da ajuda. O lance é não deixar os políticos iraquianos viverem. O que você esperava que fosse "ajuda humanitária" de uma "guerra pela paz"?

6 - RAFAH, Faixa de Gaza (Reuters) - "Tropas israelenses atiraram em um pacifista britânico que tentava ajudar uma criança palestina a atravessar uma rua debaixo de fogo cruzado na sexta-feira. O ativista está em estado grave".  - Jesus tem mania de passar por lugares "nada a ver".

7 - GENEBRA - "A epidemia mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) parece estar controlada em vários países, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS) na sexta-feira, admitindo que pouco se sabe sobre o estágio do surto na China, onde se concentra a maior parte dos casos". [Reuters] - Manchete poderia ser substituída por: "Espirro mata 315 na China".

8 - WASHINGTON - "O Pentágono disse na sexta-feira que 107 soldados norte-americanos morreram na guerra contra o Iraque, outros 10 estão desaparecidos e sete são mantidos como prisioneiros de guerra". [Reuters] - Estão quase chegando ao número de mulheres, idosos e crianças iraquianos assassinados pelos americanos e britânicos. Bem que os iraquianos tentam, mas estão perdendo.

9 - VIENA - "A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) disse na sexta-feira que pediu aos Estados Unidos que garantam a segurança de uma antiga instalação de pesquisas nucleares do Iraque, até que os inspetores de armas da ONU possam voltar ao país". [Reuters] - Vai que rola um Chernobyl naquela p*%%a e aí eu quero ver!

_____________________[Gustavo Barreto] 11 de abril_____________________

A CUT e a Força Sindical criticaram o aumento dos salários dos servidores públicos federais concedido pelo Governo. De acordo com a tabela divulgada, 1.108.511 funcionários públicos serão beneficiados por um aumento que varia de 1,81% a 13,23%. O secretário-geral da Confederação Nacional de Trabalhadores do Serviço Público Federal, Gilberto Gomes, disse que o aumento está infinitamente aquém das perdas salariais dos últimos anos. O ministro do Planejamento, Guido Mantega, culpou o Governo FHC pela falta de dinheiro para dar um reajuste maior aos servidores. Já o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Magalhães, rejeitou a tese de que o reajuste de 1% seja herança do governo anterior.

Chico Alencar, deputado federal pelo PT-RJ, e os cem dias da administração Lula: "Sete e meio. Esta é a nota para os primeiros 100 dias de Governo. A ortodoxia na área econômica ainda não permitiu passos mais firmes no apoio à retomada do crescimento com a conseqüente geração de empregos e distribuição de renda. Por outro lado, em função da herança recebida em que, inclusive, os mecanismos do próprio poder público foram terceirizados, ainda não foi possível marcar a fisionomia do governo democrático popular que o nosso povo espera e merece. O jogo está apenas começando".

***

O trote de 40 alunos do curso de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi transformado num grande mutirão de limpeza, realizado hoje, no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Os estudantes lavaram os cascos de jabutis com escovas, limparam tanques, faxinaram a minifazenda, pintaram cerca, alimentaram cervos e ajudaram a preparar a dieta de diversos animais.

Há cinco anos que os alunos da universidade trocam guerras de farinha, pedido de dinheiro nas ruas e brincadeiras violentas pela colaboração na rotina do zôo, opção considerada ecologicamente correta.

***

O Governo avalia que a retomada da atividade na construção civil, com a injeção de mais de R$ 5 bilhões este ano, vai gerar mais de 500 mil empregos. "Acho que isso é um bom começo, porque além de tudo esse esforço vai gerar 507 mil novos empregos no País", disse o Presidente Lula, ao anunciar ontem o plano de habitação do seu Governo para este ano. (...) Segundo o Ministro Olívio Dutra (Cidades), os agentes financeiros devem dar informações mais precisas, cotidianas, receber mais as pessoas e tratar com as prefeituras, para que os recursos possam ser liberados. [O Estado de São Paulo | Página: a04b | 10.04.03]

***

São Paulo. A Câmara aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que obriga edifícios comerciais, residenciais, shoppings e condomínios a instalarem equipamentos apropriados para coleta seletiva de lixo. A proposta deve ser sancionada pela Prefeita Marta Suplicy. “É uma medida para colaborar com a proposta da Prefeitura de ampliar a coleta seletiva de lixo na cidade e diminuir a quantidade de lixo nos aterros”, afirmou o autor do projeto, o líder do Governo na Câmara, Vereador João Antonio (PT).

O Movimento Bela Vista Bela, localizado à Rua da Abolição, 253, Bixiga,  começou nesta quarta-feira (09/04), às 19 horas, cursos de corte e costura, crochê e bordado. Haverá turmas também às terças, quartas e quintas-feiras, das 15h às 17h. Parte do material confeccionado será doado a moradores necessitados da região da Bela Vista e parte será vendida na sede da entidade. O movimento também vai iniciar aulas de capoeira a partir da próxima semana, para maiores de 12 anos. Informam ainda que encerrou nesta quarta-feira, o prazo para as 40 bolsas gratuitas de inglês e informática fornecidas pela Faculdade Ibero Americana. Os cursos, com dois anos de duração, fazem parte de parceria promovida entre a faculdade e o Movimento Bela Vista Bela. Maiores informações no telefone 3101-3399, a partir das 13 horas.

Existem 1 bilhão de pessoas morando em favelas no mundo todo. Desse total, 1.160.590 vivem em São Paulo, onde a Prefeitura desenvolve um programa de urbanização e regularização de favelas e loteamentos. Especialistas da ONU vieram à Capital conhecer esse modelo e trocar experiências. Eles participam de seminário que reúne as maiores autoridades no assunto e também vão visitar favelas como a Paraisópolis e a Heliópolis, na Zona Sul. [Diário de São Paulo | Página: a06a | 08.04.03]

***

O Centro de Análises da Guerra do Iraque, segundo se auto-define, é um projeto aberto criado por um grupo de jornalistas e peritos militares da Rússia. Seu objetivo é divulgar notícias e análises precisas, atualizadas e baseadas em informações da inteligência militar russa. O endereço é www.iraqwar.ru (em russo e inglês), os boletins traduzidos para o português podem ser encontrados no endereço www.unidadepopular.org [Boletim do vereador Augusto Campos (SP)]

_____________________[Gustavo Barreto] 10 de abril_____________________

O candidato derrotado ao governo de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto (PTB), entrou no Tribunal Superior Eleitoral com Recurso Contra Expedição de Diploma pedindo a cassação do governador do estado, Francisco Flamarion Portela, por ter utilizado a máquina administrativa em favor de sua candidatura. No recurso, Ottomar de Souza Pinto denuncia os abusos cometidos pelo seu adversário. Entre eles, a concessão, às vésperas da eleição, de gratificação aos professores do estado e anistia de débitos fiscais.

***

A exploração do jogo de bingo pode ser proibida em todo o território nacional, caso seja aprovado o Projeto de Lei 270/03, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que está na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A proposta trata das autorizações para funcionamento de casas de bingo, que venceram em 31 de dezembro do ano passado. "Os proprietários das casas valem-se atualmente de liminares concedidas pelo Judiciário para manter as portas abertas", explica o deputado, lembrando ainda que os artigos da Lei Pelé (9615/98) que permitiam o funcionamento das casas foram revogados pela Lei 9981/00. Mendes Thame argumenta que o vício do jogo representa um prejuízo grave para várias famílias brasileiras.

_____________________[Gustavo Barreto] 9 de abril_____________________

A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias aprovou hoje requerimento do deputado Edson Duarte (PV-BA) que pede a realização de audiência pública com o presidente da Funai e lideranças indígenas para debater o papel da Fundação em relação às questões indígenas. A data da audiência ainda será marcada.

Na reunião de hoje da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, foi aprovado requerimento do deputado Maurício Rabelo (PL-TO) para a realização de audiência pública com o ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre políticas de expansão e operação da Internet no País.

***

São Paulo. Ontem visitei a cidade da garoa. Como o meu compromisso era à tarde, fiquei perambulando pela cidade de manhã. Como pouco conheço os lugares, peguei o metrô e fui escolhendo as estações pelo nome. 'Paraíso' foi minha primeira parada, é claro. Depois tive uma forte tentação por 'Brigadeiro', outra estação, mas resisti pois a que vinha em seguida era a do MASP, um bonito museu da cidade. Lá comprei o livro de um poeta, André R. Marques, que vende ele mesmo suas poesias, sempre em frente ao museu - localizado fica na Av. Paulista. "Para viver de arte no Brasil, só pode ser maluco", argumenta o autor do livro "Imagem". São realmente boas, profundas e, de quebra, estão traduzidas para o espanhol. Ganhei uma dedicatória.

Outra curiosidade é o nome de uma passarela que passa por cima da Av. Nove de Julho, na região central. "Passarela Getúlio Vargas". Não sei se estou sendo fiel à História, mas pensei em uma frase que serve tanto para o estadista quanto para a construção. É útil, mas quem não concordar em usar corre o risco de morte.

Greve. Para piorar um pouco as coisas, cheguei em uma cidade esvaziada de ônibus. A prefeita diz que os empresários estão empurrando os motoristas e cobradores para a greve, por serem contra as mudanças implementadas por ela. Já os grevistas alegam que querem impedir a demissão de mais de dez mil trabalhadores, ou 20% da categoria, de nove viações que foram descredenciadas pela administração Marta Suplicy no último sábado, devido ao péssimo estado dos carros. Enquanto isso 3,5 milhões de pessoas olhavam tudo paradas (literalmente).

Para tentar me achar na confusa cidade de São Paulo, fui a uma banca de jornal e, por sorte, achei um mapa estendido do lado de fora da banca. Ao meu lado, várias pessoas liam interessadíssimas as manchetes dos principais jornais paulistas e paulistanos. E eu, mais interessado ainda, tentava ler as ruas no mapa.

A Prefeita Marta Suplicy deu entrevista e falou sobre a greve e o transporte coletivo na capital. Segundo ela, essa greve é para não ter a concessão, e poder mudar todo o sistema de transporte. "Nós queremos tirar essa banda podre, essas nove empresas que não pagam salários em dia, direito aos motoristas e que prestam um serviço de péssima qualidade para a população, queremos tirar essas empresas do sistema", afirma a prefeita. Ela alerta que a multa não cairá e que os sindicalistas estão praticando um ato selvagem e sem sentido frente ao problema. A Prefeitura é solidária aos desempregados e trabalhadores, mas ao mesmo tempo tem um compromisso maior com as pessoas que usam esses ônibus em péssimas condições. Dos 10 mil funcionários que perderam seu emprego, 3 mil já foram absorvidos pelas outras empresas e os outros serão cadastrados na Renda Mínima e Começar De Novo. Para ela, no segundo semestre a população já vai notar a diferença no Transporte Coletivo.

_____________________[Gustavo Barreto] 7 de abril_____________________

Demasiadamente autoritário, o editorial do JB deste 7 de abril de 2003 nos chega com o título "Mão firme". Trata da questão dos camelôs da cidade do Rio de Janeiro como se estes fossem marginais. "A verdade é que os ambulantes sobrevivem e prosperam à sombra da omissão legal", afirmam os editores do jornal carioca. E sentenciam: "O camelô é o último elo da sonegação e do roubo organizado".

Se por um lado defendem os comerciantes que pagam seus impostos e vendem seus produtos dentro da legalidade - o que é de fato louvável -, se esquecem completamente que um sistema particularmente exclusivista obriga centenas de pessoas a trabalharem diariamente na ilegalidade, inclusive aos sábados e domingos e sem nenhum tipo de proteção do Estado, para sustentarem suas famílias. São seres humanos.

O editorial termina de forma quase que fascista (leia atentamente): "Falta vontade efetiva de extirpar essa anomalia em caráter permanente, e não mediante sortidas policiais. Os cidadãos agradeceriam o empenho da prefeitura na garantia do mais elementar dos direitos - o de ir e vir pelas ruas - que os camelôs impedem com a força bruta. Ainda há tempo de aplicar mão firme".

O mais elementar dos direitos? Que tal "comer" e "sobreviver"? Ah, esqueci, isso os editores do jotabê já fazem. Que se dane o resto. Vergonha, JB, que vergonha! Aqui no Consciência, felizmente, ainda há algo que se chama Cidadania...

_____________________[Gustavo Barreto] 6 de abril_____________________

Votando na chuva: A incrível saga de como os cariocas aprenderam a votar

Caos. Quando chove no Rio, caos. Em 15 minutos, caos. Violência, medo, aumentos abusivos, péssimas condições de moradia e, como se não bastasse, enchentes. Imagino que o sistema de drenagem do Rio de Janeiro foi tombado. Um possível esforço do nosso querido prefeito para preservar a assinatura do prefeito Pereira Passos.

Qualquer ameba percebe que a drenagem das avenidas, ruas, vielas e tudo o que tiver asfalto não tem atenção mínima da prefeitura da Cidade. É sabido que as instalações são muito antigas e que precisam de uma ampla reforma. A zona Norte e o Centro da cidade enchem um pouco mais rápido que a zona Sul, é claro, mas esta não fica muito para trás.

Alguns poucos políticos de oposição, em 2000, falavam em uma campanha pela via da cidadania, que tentasse conscientizar a população. À época, votei no César. Era ele ou o Conde – atual vice da Rosinha. Hoje concordo com a posição destes políticos. Uma oposição responsável, sem golpe baixo. Apesar disso, a via da cidadania deu errado.

Penso que devemos sempre e insistentemente seguir pela via da cidadania. No entanto, o tamanho e a proporção da incompetência e arrogância do prefeito César Maia e sua equipe – que já perderam o apoio até de parte do próprio partido – sugerem que finalmente o carioca está aprendendo a votar.

Aliás, faço parte do grupo de cariocas que deve ser obrigado a nadar e sofrer – não, tortura seria mais adequado – nas enchentes cariocas. Não só votei no César no segundo turno, como em seu secretário de Urbanismo, Alfredo Sirkis, candidato pelo PV no primeiro turno.

Mas tudo bem. Eu aprendi a votar. Por mal, mas aprendi.

***
São Paulo. O ex-secretário de Pitta, Alfredo Savelli, e João Bento dos Santos Filho, ex-administrador regional da Sé, foram condenados pela Justiça a 15 anos de prisão, além de pagamento de multa, por formação de quadrilha, prevaricação e concussão pela Máfia dos Fiscais. Outras pessoas foram condenadas. A defesa de Savelli vai recorrer. Celso Pitta foi prefeito da cidade de São Paulo.

***

Rio de Janeiro. A oposição à governadora Rosinha Matheus na Assembléia Legislativa vai brigar para que o seu processo de impeachment, proposto pelo Tribunal de Justiça, seja votado em plenário pelos deputados estaduais. O pedido de afastamento - em razão do descumprimento de uma decisão judicial determinando o pagamento do 13º de servidores da Justiça - foi encaminhado ontem para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj, que tem 14 dias para analisar a proposta.

Como seis dos sete deputados da CCJ são contrários ao afastamento, a oposição briga para que o processo seja levado a plenário, independentemente do parecer da comissão. Apoiados no artigo 147 da Constituição estadual, os deputados argumentam que a decisão da CCJ tem apenas caráter opinativo e que o afastamento tem que ser votado. Já a bancada governista diz que a comissão tem o poder de arquivar o processo. Rosinha não quis comentar o assunto. [O Globo]

_____________________[Renato Kress] 6 de abril_____________________

O brasileiro Rubens Barrichello abandonou o GP do Brasil de Fórmula 1, hoje, em Interlagos, por falta de gasolina. Um problema anormal de alimentação de combustível do motor da Ferrari, causado pelas constantes entradas do safety car, fez com que o consumo fosse bem acima do normal. Por causa da chuva, a Ferrari teve uma pane no sistema de telemetria no carro do brasileiro e não tinha como controlar com exatidão, dos boxes, o quanto o motor consumia.

Após a corrida, antes de saber o que havia acontecido, o piloto brasileiro lamentou sua saída da prova. "Estava bem na corrida. Não sei explicar o que houve. Sei que estou bem tecnicamente, mas deve estar faltando algo superior", disse o brasileiro.

A cabeça?

_____________________[Gustavo Barreto] 5 de abril_____________________

O Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro colocou na primeira página uma singela enquete: "A Prefeitura investirá R$ 1 milhão na reforma dos postos de salvamento da orla. Além de melhorias nas instalações, painéis com imagens da cidade poderão ser vistos. Você acha uma importante iniciativa?" O resultado não é lá muito animador. Apenas 299 pessoas votaram, eu incluído, e 40% dos votantes disseram que não é uma boa idéia.

Proponho uma nova enquete: "A Prefeitura não investirá R$ 1 milhão na reforma de parques e centros culturais, na mesma proporção de espaço, em áreas da baixada fluminense. Você acha uma importante omissão?". Os resultados desta pesquisa eu não sei, mas o resultado destas omissões são visíveis.

_____________________[Gustavo Barreto] 4 de abril_____________________

Cidade do Samba. A Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro marcou para o dia 14 de maio a licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras da construção da Cidade de Samba, na Gamboa. As obras devem ser iniciadas no começo do segundo semestre e têm custo estimado de R$ 85,7 milhões, com prazo de excução de 270 dias. O projeto foi idealizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e elaborado pelo Instituto Pereira Passos (IPP).

A expectativa da Secretaria de Obras é que a Cidade do Samba se torne um ponto turístico, por ser um espaço permanente onde os turistas poderão ver como funcionam os bastidores das escolas, desde a confecção das fantasias à construção dos carros alegóricos.

***

Imposto o que?! Os preços estão quase todos subindo. Quem é o vilão? Segundo os provedores de serviços que sofreram forte aumento, como transportes, a culpa é do IGPM - Imposto que Gera Pobreza e Miséria. Bom, como somos democráticos, divulgaremos também a versão do governo: Imposto Geral de Preços do Mercado. O aumento é calculado de acordo com o IGPM do mês atual, um ano antes.

Charada: qual é a diferença entre IGPM e inflação? Se você não sabe, eles conseguiram o que queriam. Confundir você.

_____________________[Renato Kress] 4 de abril_____________________

A coisa mais irritante dos filósofos as frases com um verbo terminar é.

_____________________[Gustavo Barreto] 3 de abril_____________________

Às vezes eu me surpreendo comigo mesmo, é normal. Mas se assustar comigo mesmo, isso é novo. Estava remexendo no meu computador e achei a descrição de um sonho que tive ano passado. Costumo escrever meus sonhos mais intensos em algum lugar e pôr em um canto qualquer. Hoje, achei um escrito no dia 15 de outubro de 2002. Segue:

"Sonhei que jogava bombas em uma parte de alguma cidade. Havia um boato de que a cidade inteira iria ser destruída. Para mim também era boato. Soube dos planos e, quando me vi, estava com pequenos bombas - eram realmente minúsculas - e se quisesse participar do atentado, bastava jogá-las. Bastava soltá-las onde quisesse que o estrago seria feito. A diferença era que eu estava misturado aos habitantes. Aquela parte da cidade estava cheia.

Decidi então jogá-las. Joguei em vários lugares, sem pudor, porém as bombas eram muito pequenas e ficava difícil de ver, em meio à confusão, quem era que estava jogando.

Depois de jogar todas, comecei a correr junto com as outras pessoas, desesperadas com a situação. Havia um ônibus de prontidão para que todos fugissem da explosão. Entrei no ônibus com medo que me reconhecessem como o autor de algumas das explosões. Na verdade, apenas aquela parte da cidade estava em chamas. Joguei, inclusive, num posto de gasolina, que explodiu enquanto estávamos no ônibus fugindo".


É realmente bizarro eu ter escrito isso. Admito que o sonho não me fez lembrar nenhuma cidade ou país do planeta naquele dia. Mas a comparação com a situação atual é inevitável.

_____________________[Gustavo Barreto] 2 de abril_____________________

O Vereador Augusto Campos (PT-SP) fez uma consulta com uma lista de e-mails cadastrados por sua equipe sobre uma sugestão que receberam para mudar o nome da Rua Estados Unidos (em São Paulo), assim como foi feito em Buenos Aires. 700 e-mails comentaram a sugestão, sendo que 80% apoiou a idéia. Mas qual seria o novo nome? Rua da Paz Mundial, segundo os internautas, seguido por "Rua da Paz".

Outros nomes muito citados foram: Martin Luther King, John Lennon, Airton Senna, Raul Seixas, Nações Unidas, nomes que lembram personalidades da semana de Arte Moderna, nomes indígenas, personagens ainda vivos como Lula e José Bustani, nomes relacionados ao povo iraquiano, sua moeda e seu passado histórico, entre tantos outros.

Do restante, 18% manifestaram-secontrários a alteração do nome da rua, principalmente com os argumentos de que não se pode confundir os Estados Unidos com o atual governo daquele país, que o povo americano não tem culpa do presidente que tem e ainda, que a mudança do nome de uma rua gera transtornos aos moradores e comerciantes e que os nomes das ruas já se tornaram referências geográficas para as pessoas. No entanto, manifestaram-se contra a guerra e a maioria considerou que o incentivo ao boicote dos produtos norte-americanos seria mais produtivo do que a mudança de nome da rua.

Seria de fato um transtorno para as pessoas. Estados Unidos me lembra Bush, mas também me lembra Noam Chomsky, assim como Inglaterra me lembra tanto Blair quanto Robert Fisk. Enfim, acho arriscado, há outras prioridades. É pertinente: Destas que são a favor da mudança, quantas moram na Rua Estados Unidos? Acho que o voto dos moradores desta deve ter peso maior, já que é uma questão ideologicamente importante sob alguns aspectos, porém um pouco restrita à vida de seus moradores sob outros aspectos.

Opine diretamente com o vereador: augustocampospt@uol.com.br


Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes
Consciência.Net