Pequenos Detalhes
2001
.
[em 21/12/01]
· Venezuelanos rechaçam preparativos do golpe. Percebendo a armação internacional para justificar um eventual golpe de Estado na Venezuela contra o presidente Hugo Chaves, que vem realizando uma invulgar obra de afirmação nacional, o povo ocupou as ruas Caracas e promoveu uma grande manifestação de apoio ao presidente na 2ª feira, dia 17 de dezembro de 2001. (Divulgado em 21/12/01 pela Frente Solidarista - O Sol)
· EUA invadem Ilhas Comores. Na madrugada da 4ª feira, dia 19 de dezembro de 2001, forças militares norte-americanas desembarcaram no aeroporto internacional de Comores, até então um estado islâmico soberano situado no Oceano Índico, nas proximidades da costa da África. O exército de Comores resistiu e, até as 10:00 horas, segundo despachos das agências internacionais, já haviam diversos mortos, entre os quais quatro marines. Na seqüência da invasão, aviões jogaram panfletos dizendo à população que “o governo de Comores era cúmplice do terrorismo internacional”. Depois dessa notícia as agências calaram, omitindo qualquer notícia sobre a invasão de Comores do noticiário. (Fonte: O Sol)
· McDonald's explode na China. Uma semana após oficializar seu ingresso na OMC, a China apontou mais um protesto contra a política externa norte-americana. No sábado, dia 15 de dezembro de 2001, uma loja de cadeia McDonald’s, localizada no centro da cidade chinesa de Xi’na, foi alvo de um atentado que deixou um morto e feriu mais de vinte pessoas. (Fonte: O Sol)
· Atentado no Nepal. Depois da explosão de uma fábrica da Coca-Cola, em Katmandu, na semana passada, os norte-americanos foram alvo de mais um protesto violento no Nepal. No sábado, dia 15 de dezembro de 2001, um segurança da embaixada dos EUA foi assassinado. (Fonte: O Sol)
[em 14/12/01]

· Camelo kamicaze? Pode parecer mentira, mas, na 3ª feira, dia 04 de dezembro, um camelo pôs uma base norte-americana no sul do Afeganistão em alerta máximo, pois os valentes marines temiam um ataque de "camelos-bomba". Assustados com o camelo, que, segundo os valentões, corria em direção à base, os norte-americanos encheram o animal de balas e rojões, matando-o imediatamente. Só depois de muito tempo, um deles teve coragem de se aproximar do defunto para constatar que aquilo que parecia um camelo era, de fato, um camelo. Que coisa, heim? (Fonte: O Sol)
· Lutar no Oriente faz mal à saúde. Na 2ª feira, dia 10 de dezembro, após uma década da Guerra do Golfo, os militares norte-americanos, finalmente, reconheceram que há uma ligação entre o episódio e a doença neurológica Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como Mal de Gehrig, contraída pelos veteranos da guerra. Oficialmente, o Mal de Gehrig foi diagnosticado em quarenta ex-combatentes do Golfo, dos quais já morreram vinte. A dúvida é se esse mal é castigo ou praga. (Fonte: O Sol)
[em 06/12/01]

· Em setembro de 2002, será realizado em Cabo Frio o evento científico "Advances in nuclear medicine and in radiopharmaceuticals". Maiores informações no endereço www2.uerj.br/~anmr2002
[em 29/11/01]

· Dica de site para quem quiser se infomar sobre a CPI do Futebol: http://lancenet.ig.com.br/senadores.htm
(em 18/11/01)

· Um dia após a Seleção Brasileira ter se classificado para a Copa do Mundo, no dia 14, a passagem aumentou 10 % no Rio de Janeiro. Enquanto a tortura rolava solta no país em 1970, a Seleção novamente dava show de bola e cegava milhões de brasileiros, preocupados apenas em celebrar a vitória. Em 1994, o clima de festa com o título nos Estados Unidos (logo lá!) não poderia ser melhor para que FHC se elegesse. Assim como foi no jogo final, nós não saímos do zero. Os tempos mudam, mas a tática é a mesma. Não sei o que vai ser do país caso o Brasil ganhe o pentacampeonato. Vai ser difícil sair do buraco com tanta 'euforia'. (Marcos e Gustavo)
· Norte-americanos boicotam Cruz Vermelha Internacional. Na 6ª feira, dia 09 de novembro, a Cruz Vermelha Internacional anunciou que foi obrigada a cortar 6% de seu pessoal devido à retenção de uma dívida de milhões de dólares por parte da Cruz Vermelha norte-americana. Que coisa, heim? (Fonte: O Sol – Frente Solidarista)
[em 04/11/01]

· Estudo da ONU diz que a população mundial está esgotando os recursos do planeta num ritmo sem precedentes e insustentável, que deve ser contido para evitar um desastre global. Em 2050, segundo o relatório, 4,2 bilhões estarão vivendo em países que não podem garantir a quota diária mínima de 50 litros de água por pessoa. A população mundial deverá crescer de 6,1 bilhões para 9,3 bilhões no período. (Folha de São Paulo)
[em 04/11/01]

· Essa é boa: a Warner Channel, por meio de seu site e em parceria com a Samsung, está realizando um concurso sobre a série 'Friends', a mais famosa do mundo, também exibida pelo Canal Sony. O concurso consiste em mandar uma pequena estória contando como seria o futuro de Monica e Chandler no seriado. 50 pessoas serão premiadas, sendo que uma delas leva o prêmio maior. No mês de dezembro, veio a surpresa: um dos editores do jornal Consciência.Net, Gustavo Barreto, ganhou um dos prêmios, e espera ansiosamente para ver se é ele quem vai levar o MP3 player da Samsung. Para conferir parte da estória bolada por Gustavo Barreto, clique aqui e procure pelo nome dele. Como você verá, até agora não se sabe porque ele ganhou. (?)
[em 03/11/01]

· A CNN proibiu os usuários de seu chat de mencionar a palavra "Indymedia" (mídia independente). Segundo a CNN o objetivo da medida é evitar "propaganda", ou seja, que usuários indiquem o site do Centro de Mídia Independente como fonte alternativa de informação. Depois que a notícia vazou, a CNN proibiu também a menção a outros canais "concorrentes" como a Fox e a ABC tornando a medida mais "coerente".
· O FBI entrou em contato com um voluntário do Centro de Mídia Independente em São Francisco querendo obter a identificação IP de usuários do site. O agente fez apenas algumas perguntas e segundo a polícia a investigação está ligada a uma "ameaça de antraz" publicada no CMI.
· Essa é pra assustar: em um ano, morreram menos pessoas em acidentes aéreos do que dentro de aviões que decolaram e pousaram com segurança. O risco está na permanência, por muito tempo, em cabines fechadas – como acontece nas viagens de avião. Vai ao ar um documentário pela GNT sobre o que as empresas aéreas insistem em esconder de seus clientes. Em dezembro, fique atento!
(Gustavo Barreto)
[em 02/11/01]

· Na última quinta-feira, agentes da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Polícia Federal "visitaram" a Rádio Muda, 105,7 FM de Campinas, uma rádio livre atingindo 300 mil ouvintes. A Muda é uma rádio autogerida e de programação aberta (qualquer um pode se inscrever e fazer um programa) e está no ar há dez anos transmitindo do campus da UNICAMP sem nunca ter sido registrada. A Muda estava fechada durante a "visita", mas os "mudeiros" temem pela manutenção da rádio.
· É sempre bom falar e repetir quantas vezes for preciso: cada míssil disparado pelos Estados Unidos daria para alimentar 50 mil afegãos durante um mês.
· Ao meu ver, quem atacou primeiro é o terrorista. Osama e seja lá quem mais for apenas se defendem, assim como os EUA acham que fazem.
· A Veja finalmente está sendo abertamente criticada pela sua posição demasiadamente americanizada. Desde que leio a revista (há três anos), sempre a tive como elitista e reacionária. Como todo bom elitista reacionário, vem disfarçada por uma camada de solidariedade com os menos favorecidos. A elite no Brasil pensa como direita e freqüenta reuniões de esquerda. Só para se sentir melhor.
(Gustavo Barreto)
[em 25/10/01]

· E depois dizem que o Brasil é o país do futuro. Não seria da Idade Média? Leo Huberman escreveu que, na Idade Média, a medida da riqueza era determinada por um único fator - a quantidade de terra (História da Riqueza do Homem, pág. 10, 3° par., 21ª ed.). Em recentes andanças pelo sertão nordestino e pedindo por chuva para entidades divinas, já que as governamentais nunca vão lá, um homem declarou solenemente para o jornalista apenas uma frase: "A terra é tudo para o homem!". (Gustavo Barreto)
[em 07/10/01]

· Eternas Garantias, sempre esquecidas: Menos de 60 dias antes do mais grave acidente nuclear da história, em Tchernobyl, o diretor da Usina disse: "Nossa Usina Nuclear é absolutamente segura". A Nasa pensava o mesmo do Space Shuttle Challenger, antes da explosão que vitimou sete astronautas, entre eles uma professora primária; os russos disseram o mesmo do fabuloso submarino Kursk e a Petrobrás afirmava o mesmo da plataforma P-36. Nem vamos lembrar da frase de que "nem Deus afunda o Titanic". Palavras não mudam as leis da física e a boa oratória não é garantia fisicamente aceitável de segurança. A Usina Nuclear de Angra é um risco elevado demais para ser tratado pela imprensa como se fosse apenas uma usina de bagaço de cana. Goste ou não a Eletronuclear. (Aldo Novak – Fonte: Relatório Alfa)

[em 05/10/01]
· "Enviei mensagem pessoal ao Presidente da República, exprimindo minha convicção da justeza e da necessidade da inclusão da filosofia e da sociologia no curriculum do ensino médio em nosso País." – Bento Prado Jr.
[em 22/09/01]

· Piada: ontem à noite apareceu no Jornal Nacional uma matéria sobre a ‘ajuda humanitária’ para os pobres do Paquistão e Afeganistão; era salientado que se tratava de milho e nos sacos havia a inscrição bem grande do pais doador (USA). Cabe fazer a pergunta: será que este não é um milho com OGMs (transgênico), que não está sendo "vendido" por falta de mercado e então é doado? Sim, o milho é transgênico, como vem sendo denunciado há meses com os países andinos vizinhos também. Vergonha que não acaba mais.
[em 15/09/01]

· A tradicional feira da praça Vanhargem, no Rio de Janeiro, está se transformando em um ‘camelódromo’ de animais. Sem qualquer fiscalização dos órgãos responsáveis, o Ibama e a Polícia Federal, muitas espécies animais estão colocadas à venda, desde aves e peixes, a répteis como jabutis e cágados, e uma variedade de raças de cães.
[em 11/08/01]

· Integrantes da ong Greenpeace realizaram um protesto no Jardim Botânico de São Paulo. O grupo protestava pedindo ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que impedisse a compra de madeira da Amazônia, sem certificado. De acordo com o coordenador da campanha, Paulo Adario, o Reino Unido é responsável pela compra de 95% da produção da Madeira Amaplac, que comercializa a madeira ilegalmente. (Fonte: Expresso Vida n° 81)
· Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD) revela que o Brasil tem a quarta pior distribuição de renda do mundo, ficando em segundo lugar na América Latina. (Fonte: Expresso Vida n° 77)
[em 05/07/01]

· O coronel Ubiratan Guimarães foi condenado a 632 anos de prisão por ter comandado o massacre no Carandiru, em 1992, quando morreram 111 presos. Alguém aí conhece algum cidadão que tenha vivido 632 anos? Era melhor dizer: "Meu filho, fique lá até que você apodreça." Ou então distribuir todos estes anos entre outras pessoas que merecem.(Gustavo Barreto)
[em 27/06/01]

· Cinco pessoas morreram no acidente provocado pelo rompimento de uma barragem da Mineração Rio Verde, em Sebastião das Águas Claras (conhecido também como Macacos), distrito de Nova Lima, em Minas Gerais. O acidente provocou danos irreversíveis em ribeirões da bacia do Rio das Velhas, numa extensão de seis quilômetros. O turbilhão de lama e minério arrastou árvores, pneus e tudo o que encontrava pela frente. (Fonte: Expresso Vida n° 75)
[em 27/06/01]

· A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que a União pague indenização de R$ 225.000,00 por danos morais e R$ 127.000,00 por danos materiais à família do ex-presidente da UNE Honestino Guimarães, preso em 1973 e morto nas dependências da Oban (SP) em 74, durante a ditadura militar, que o declarou oficialmente como desaparecido. Embora não apague o sofrimento da mulher e da filha de Honestino, a indenização é o reconhecimento de que o poder público teve culpa no episódio, mais um na imensa lista de crimes cometidos pelo regime dos generais, que não conseguiram calar a voz dos estudantes e da UNE, persistentes na luta pela volta da democracia. (Fonte: Expresso Vida n° 75)
[em 27/06/01]

· A Prefeitura de Belém volta a ser destaque nacional. Desta vez os méritos são para os programas de Atendimento à Mulher e o Banco do Povo, que foram selecionados pelas fundações Getúlio Vargas e Ford, por meio do Programa de Gestão Pública e Cidadania, entre os 30 melhores projetos desenvolvidos no país. Os programas de Belém disputaram com mais de 750 inscritos de todo o país.(Fonte: Expresso Vida n° 75)
[em 21/06/01]

· "Quando o desertão chegar você vai ter saudades do apagão." - O racionamento de energia vai ser um sacrifício pequeno comparado ao risco de falta de água. O racionamento de água, que já atinge cidades do polígono das secas do Nordeste, começa a alcançar cidades do Sudeste, como a capital de São Paulo. Frente a este problema, o Greenpeace propõe uma discussão: o que você pensa do racionamento de água que ameaça várias cidades brasileiras atualmente? (Greenpeace: 06/04/01)
· Fome no Mundo – Apesar da farta colheita de cereais dos últimos três anos no mundo, mais de 60 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar agora em 2001, segundo as projeções divulgadas  pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). As reservas de cereais terão um declínio entre 2001/2002 apesar da boa quantidade prevista para 2001, já que a produção não cobrirá as necessidades de um grande número de pessoas, denunciou a entidade. Desse total de 60 milhões de pessoas, 18 milhões estão na África, o continente mais afetado. (Expresso Vida: 20/06/01)
· (Santiago, Chile) Menino é criado por animais – Um menino chileno foi abandonado quando criança e sobreviveu até os 11 anos, vivendo em uma caverna sob os cuidados de um grupo de cachorros que o criaram e o amamentaram. Segundo a polícia local, o menino se alimentava de restos de comida encontrados em latas de lixo pelo grupo de 15 cachorros na cidade de Talcahuano. (Expresso Vida: 20/06/01)
· (Manaus, AM) Sentença condena assassinos – Em virtude da sentença proferida pela juíza Jaíza Maria Pinto Fraxe, da Segunda Vara Federal de Manaus (AM) no dia 18 de maio passado, foram condenados os envolvidos no massacre aos índios Ticuna, ocorrido em 28 de março de 1988. É a primeira vez, no Amazonas, que a Justiça condena por crime de genocídio. O "Massacre do Capacete" foi motivado pela disputa da posse de uma parte da terra indígena invadida por posseiros. (Expresso Vida: 20/06/01)
· (Joinville, SC) Manifesto 4 de Julho – Grande marcha contra o neoliberalismo – No próximo dia quatro de julho, dia que se comemora a independência dos Estados Unidos da América, será realizada em várias cidades latino-americanas a grande marcha contra o neoliberalismo. (Expresso Vida: 20/06/01)
· (S. Paulo, SP) Protesto contra o Echelon – Está marcado para o dia 21 de outubro o Dia Internacional Contra a Invasão de Privacidade. É um protesto contra o Echelon, nome codificado do projeto secreto do governo dos Estados Unidos, que permite a sua Agência Nacional de Segurança (NSA) interceptar e monitorar todo tipo de comunicação eletrônica. Haverá várias manifestações em todo o mundo. (Expresso Vida: 20/06/01)
· “Gostaria apenas que me fizessem compreender como é possível que tantos homens, tantas cidades, tantas nações às vezes suportem tudo de um tirano só, que tem apenas o poderio que lhe dão, que não tem o poder de prejudicá-los senão enquanto aceitam suportá-lo, e que não poderia fazer-lhes mal algum se não preferissem, a contradizê-lo, suportar tudo dele.” (Etienne de La Boétie, Discurso da servidão voluntária, São Paulo, Brasiliense, 1982, p.74.)
[em 20/03/01]

Causa ecológica: O grupo Jota Quest vai aproveitar os shows no Canecão, sexta-feira e sábado, para entregar um cheque de R$ 15 mil ao Greenpeace. O dinheiro refere-se aos direitos arrecadados com a música "Oxigênio", prometido pelos músicos à ONG.
Sem fundos: Um pescador enfartou, ontem, a bordo da traineira "Confiança", a 3km das Usinas Angra I e II. A Defesa Civil não pôde socorrê-lo, pois seus dois barcos (que estão preparados para emergências, principalmente nas Usinas), estavam quebrados. Imaginem se fosse um acidente nuclear. Lembrem-se, até as estradas de emergência para evacuação da cidade de Angra do Reis estão intransitáveis.(Fonte: Jornal O Globo, coluna do Ricardo Boechat.)
[em 04/03/01]

· Um país Cangurú. O Brasil tem tudo a ver com a Austrália. Vocês duvidam? Olhem só: vem turista (financeiro) do mundo inteiro pra olhar a nossa bolsa, montar nela, esticar a coisa, usar e abusar, especular, criar, roubar e pular. É claro que a bagunça deles nós arrumamos, ou quase... Viram? Somos quase um país de primeira... (Renato Kress)
Por Gustavo Barreto [24 e 28/02/01]

· Segundo os organizadores do Rock In Rio 3, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos CDs nacional e internacional do festival será utilizado no combate à pirataria. Disseram que o problema deu um prejuízo de R$ 300 milhões às indústrias do setor ano passado, coitados!
· Alguém já se perguntou quanto eles lucram vendendo CD´s a 20, 25 reais?! Quanto cinismo...
· É bom informar: um CD pronto, com capa e tudo, custa menos que um real.
· Fica claro: ou muda o preço, ou não muda nada. E quem quiser, pode mandar um e-mail que eu indico lugares ótimos para a compra de cds piratas. Dou o maior apoio.
· Por que os moradores de uma cidade tão maravilhosa, como dizem por aí, fogem quase que em sua totalidade para outros lugares no Carnaval?
· Falando em Cidade Maravilhosa, alguém aí tem coragem de comer frutos do mar no Rio de Janeiro? É bom lembrar que, antes de pescados, os peixes também tinham que se alimentar. Agora, de quê, não me pergunte!
Por João Paz e Gustavo Barreto [27/01/01]

· Dia 21 de Janeiro o presidente cubano Fidel Castro falou que George W. Bush "não é tão estúpido quanto parece". A Casa Branca preferiu não comentar o ocorrido. A declaração foi transmitida pela TV de Cuba.

· O bradesco vai lançar um cartão de crédito em parceria com a Igreja Batista. O banco pretende emitir inicialmente apenas 25 mil plásticos. Mas está de olho mesmo é no público evangélico de 1 milhão de fieis, além de 7 mil pastores.

· Para se ter um mundo melhor, é preciso primeiro um mundo sem desigualdades. E isso começa com respeito.

· Às 19 horas do dia 21 os portões da Cidade do Rock foram abertos para qualquer um que quisesse entrar. Será que o Sr. Medina podia com as 250 mil pessoas?

· Para falar bem do Rock In Rio, só mesmo falando de música. Parabéns para Värtinä. As finlandesas eram totalmente desconhecidas e, mesmo com um som extremamente estranho para nós, encantou a todos com uma música belíssima.

· No dia da minha banda predileta, Dave Matthews Band, ouvi várias perguntas para saber se eu teria ingressos sobrando. Os cambistas compram os ingressos e depois revendem para obter lucro. Até aí tudo bem. Só não esperava que essa pergunta pudesse vir de um guarda de trânsito cadastrado pelo Sr. Roberto Medina. Que vexame...

· Só para reforçar o depoimento de Mariana, que está publicado neste site, perceba o leitor mais atento que muitas das frases usadas no dossiê da estudante foram comprovadas pelos jornais cariocas em alguns do dias do festival, principalmente no Jornal do Brasil.


Primeira Página | Opinião | Pequenos detalhes
Consciência.Net