“O ANO DA FÉ DEVE TORNAR-SE TAMBÉM UM ANO DO DIÁLOGO” (comunicado de imprensa do Movimento Internacional Somos Igreja)



O Movimento Internacional Somos Igreja, por ocasião do sétimo aniversário da eleição do Papa Bento XVI: Solidariedade aos teólogos irlandeses submetidos ao silêncio, e em solidariedade à Iniciativa dos padres da Áustria (“Pfarrer-Initiative)

“O Diálogo dentro da Igreja constitui o único caminho para superar a atual crise, profunda e global, dentro da Igreja Católica Romana”, declarou o Movimento Internacional Somos Igreja.

Ele declara sua solidariedade à “Pfarrer-Initiative” (Iniciativa dos Padres) austríacos e aos vários teólogos reconhecidos e respeitados que foram sumetidos ao silêncio pelo Vaticano, dos quais os mais recentes foram. na Espanha, Juan José Tamayo e Andrés Torres Queiruga, e na Irlanda, Tony Flannery, Sean Fagan, Owen OSullivan e Gerry Moloney.

Estes teólogos foram injustamente silenciados sem o devido processo e em extremo sigilo pela Congragação da Doutrina da Fépelo Vaticano, e em solidariedade com a “Iniciativa dos Padres” austríacos.

Esse movimento internacional de reforma, fundado em 1996, em Roma, também se sente solidário com teólogos como Andrés Torres Queiruga, na Espanha, e tantos outros teólogos na América Latina e no mundo, que têm sido injustamente punidos com o silêncio sem o devido processo e com extremo sigilo pela Congregação da Doutrina da Fé, em Roma. (Para melhor compreensão, cf. os “links” indicados ao final).

Por ocasião do sétimo aniversário da eleição do Papa Bento, o Movimento Internacional We are Church convida todos os católicos a iniciarem um diálogo aberto em torno dos pontos contidos no Apelo publicado em “Pfarrer-Initiative” (Iniciativa dos Padres) que tem obtido resposta positiva de todas as partes do mundo.

“O “Ano da Fé”, anunciado pelo Papa, em comemoração dos 50 anos desde a abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), deve tornar-se também o “Ano do Diálogo”, declara o Movimento Internacional Somos Igreja.

Em vez de pedir obediência cega, como o fez o Papa Bento, em seu sermão da Quinta-Feira Santa, todos os pontos contidos no apelo “Pfarrer-Initiative” deveriam ser examinados, individualmente e não em bloco. Esse apelo à desobediência foi publicado, primeiro, em junho de 2011, após haver sido tentado, durante cinco anos, um diálogo com a hierarquia, mas sem obter qualquer sucesso.

A Igreja Católica Romana encontra-se agora em crise profunda. Os sete anos do pontificado de Bento estão cada vez mais expondo as debilidades fundamentais de todo o sistema da Igreja Católica Romana: seu governo autocrático, monárquico, sua “sociedade de dois níveis, de padres e de leigos, bem como do rápido crescimento da centralização romana, nos últimos anos, que quase não concede qualquer responsabilidade às igrejas locais.

Desde novembro de 1981, ’quando o Cardeal Joseph Ratzinger foi designado Prefeito da Congregação Romana em Defesa da Fé, o atual Papa tem influído em toda a Igreja Católica, por muito mais tempo e de maneiras mais profundas do que a maioria dos demais papas no Vaticano têm sido capazes de fazer, em toda a história da Igreja. Mas, repetidas vezes, ele provou estar surdo a questões que lhe foram trazidas por bispos, teólogos e tantos leigos do mundo inteiro. A Teologia da Libertação, em particular, foi por ele tratada com suspeita e hostilidade.

No entanto, apesar de tantos obstáculos ao diálogo, o Movimento Internacional Somos Igreja seguirá a trabalhar por uma nova relação com todas as nossas irmãs e irmãos em nossa Igreja, no espírito do Evangelho.

Uma lista com todas as pessoas que, direta ou diretamente, foram investigadas, de alguma forma, submetidas à disciplina ou excomungadas pela Congregação da Doutrina da Fé, sob Joseph Ratzinger (compilação feita por Catholics for Choice”, 2006) aqui será disponibilizada.

Uma lista de 99 teólogos e líderes espirituais, que foram banidos, expulsos ou submetidos ao silêncio por Ratzinger vem incluída no livro de 2011, de Mathew Fox. “The Pope´s War: Why Ratzinger´s Secret Crusade has imperiled the Church and how it can be saved”.

(Trad. Alder J.F.Calado, a partir da versão em Inglês)
Last Updated (Thursday, 19 April 2012 15:21)
En länk till pressmedelandet ligger HÄR.
Krister Janzon

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>