Gay israelense luta pelo direito de viver com seu companheiro palestino
Phil Reeves

The Independent

Jerusalém Ezra Yitzhak e seu parceiro têm um pedido a fazer. Gostariam de ser deixados em paz para levar suas vidas como ''dois cavalheiros que simplesmente se amam sem culpa''. E particularmente gostariam de ficar livres do temor diário de serem forçados a se separar devido à política. Yitzhak, de 49 anos, é israelense, judeu e secular. Seu parceiro de 26 anos, Mustafa trocamos o nome, porque a revelação poria em perigo sua vida é palestino, muçulmano e religioso. Os dois nasceram no mesmo Oriente Médio, a poucos quilômetros um do outro. Falam as mesmas línguas, hebraico e árabe. E trabalham como bombeiros. Em qualquer sociedade pacífica e esclarecida, nada haveria de extraordinário com seu relacionamento. Mas a guerra entre israelenses e árabes tem afastado ainda mais os dois povos hostis.
    Relações homossexuais entre palestinos e judeus israelenses são perigosas e raras; é mais raro ainda o casal não só falar sobre isso, mas fazer campanha pelo direito de viver junto. O problema dos dois é simples. Toda vez que Mustafa põe o pé fora do seu apartamento em Jerusalém Ocidental, arrisca-se a ser detido e preso. Vive em Israel ilegalmente, um risco para o qual se diz preparado, para ficar com Yitzhak. Este tem feito campanha, já escreveu várias cartas à polícia e ao Ministério do Interior, pedindo que as autoridades permitam a permanência de Mustafa em Israel.
    Nesta semana, Ariel Sharon tornou-se o primeiro premier israelense a ter um encontro formal com os líderes de organizações gays e lésbicas de Israel. Depois de outros assuntos, veio à tona a questão de Esra Yitzhak e Mustafa. A resposta não foi promissora. O premier israelense disse que avaliava questões individuais de acordo com seu mérito. Mas fez outra observação, manifestando o receio de que este caso fosse mais uma tentativa dos palestinos de se infiltrar em Israel. Foi um revés, mas não o fim, segundo Yitzhak: ''Não vamos desistir.''


Consciência.Net