Intolerâncias



Por Isaac Bigio

LONDRES, 8/2/2006. Milhões de latinos vivem no exterior e suas remessas de dinheiro são peça chave para suas famílias e para a economia de suas pátrias. Muitos deles sofrem com o racismo (incluindo alguns que foram atacados e assassinados por nazistas). Interessa a todos os países em desenvolvimento que a xenofobia que vem crescendo nos países industrializados seja contida. Lá, os nativos desempregados ou empobrecidos colocam a culpa de sua situação nos imigrantes.

Os chauvinistas sempre buscam um bode expiatório, que já foram os judeus, negros, asiáticos, índios e irlandeses. Desta vez, os culpados são os muçulmanos a quem, como na questionada caricatura dinamarquesa, são apresentados como terroristas ou bárbaros. A maior parte dos ocidentais não compartilha as crenças ou costumes dos islãmicos, porém, a intolerância contra eles é algo que afeta dezenas de milhões de latinos nos Estados Unidos e Europa.

Share
Revista diária fundada em 13 de maio de 2000.

Texto publicado em Sem categoria com as tags .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>