Palestina

Israel e Palestina, uma animação explicativa. Do grupo ‘Voz Judaica para a Paz’

Gustavo Barreto | 1 de dezembro de 2012 | Área(s): diario | Comentários (0)


Israel e PalestinaA campanha é apoiada por uma coalizão nacional dos EUA de cerca de 400 organizações que trabalham para mudar a política dos EUA em relação a Israel e aos palestinos, buscando o apoio aos direitos humanos, ao direito internacional e à igualdade.

Assista:

Saiba mais em endtheoccupation.org

Tags: ,





Governo de Israel pronto para um novo massacre e mais crimes contra a Humanidade

Gustavo Barreto | 17 de novembro de 2012 | Área(s): diario | Comentários (0)


Coexistência: a única solução.Israel colocou até 75.000 reservistas em espera e prometeu intensificar os ataques à Faixa de Gaza, depois que Jerusalém foi alvo de um foguete pela primeira vez em décadas.

Segundo a BBC, 28 palestinos e três israelenses morreram desde que Israel matou o chefe militar do Hamas na quarta-feira (14).

Houve ainda ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza durante a noite de sexta-feira (16).

Em telefonema ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o presidente dos EUA Barack Obama reiterou o apoio dos EUA a Israel pelo “direito de se defender”.

Na foto da Reuters (abaixo), palestinos observam os danos causados ao prédio do Ministério do Interior em Gaza após um ataque aéreo israelense.

O Governo de Israel não almeja ‘radicais’, e sim o próprio povo palestino, que não tem o direito de existir, na visão neonazista incorporada pelos líderes da extrema-direita israelense há algumas décadas.

Tags: , ,





Lista suja do trabalho escravo tem número recorde de infratores

Gustavo Barreto | 18 de janeiro de 2012 | Área(s): diario | Comentários (0)


Parada no Congresso Nacional há mais de 10 anos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438 do Trabalho Escravo é um instrumento essencial para combater a exploração do trabalho, punindo empresas e indivíduos que negligenciam o trabalho decente.

Segundo o Observatório Social, as ações até aqui impetradas pelo governo têm se mostrado ineficientes tanto no combate como na prevenção de novos casos. Prova disso é a atualização recente da lista suja do trabalho escravo que evidenciou uma realidade preocupante.

Com a inclusão pelo Ministério do Trabalho e Emprego de 52 empresas e pessoas físicas, a lista suja passa a contar com 294 nomes – um quadro recorde de infratores. Acesse aqui os detalhes.

* * *
Escritório da Justiça nos Trilhos é arrombado em Açailândia (MA)

“No dia 4 de janeiro, o escritório da Justiça nos Trilhos em Açailândia é arrombado. A motivação e os autores são desconhecidos, mas nada foi roubado. Apesar do intuito ainda não ser claro, a ação procurou apenas tumultuar o escritório e revirar e devassar os documentos. Em um estado onde os interesses vinculados à mineração são muito amplos e nem sempre muito democráticos ou amistosos, fica uma séria desconfiança de que o atentado tenha a intenção de intimidar e arrefecer os enfrentamentos que a Justiça nos Trilhos vem fazendo contra as arbitrariedades das mineradoras.

Na mesma semana do ocorrido, a organização Justiça nos Trilhos conseguiu ganhar repercussão internacional por incluir a companhia Vale entre as seis concorrentes ao prêmio de pior empresa mundo. Padre Dário, um dos membros e ativistas da Justiça nos Trilhos afirma que apesar de preocupados, não estão abalados com o ocorrido. Os planos dessa organização que integra a rede de Atingidos pela Vale é seguir com suas lutas ainda mais firmemente no ano de 2012.”

Saiba mais clicando aqui.

* * *
VIOLÊNCIA POLICIAL EM SÃO PAULO. O vídeo abaixo, preocupante, é de 2011 e mostra como os policiais militares atuam contra cidadãos comuns. Mesmo sendo infratores ou portando drogas, todo cidadão deve sofrer o rigor da lei – e não da ignorância.

* * *
O APARTHEID REVIVIDO. Um dos piores pesadelos da humanidade, o Apartheid na África do Sul, está sendo restabelecido em outra região do planeta.

Com diversos depoimentos e rica pesquisa de imagens, o documentário abaixo (Roadmap to Apartheid) conta um pouco do drama vivido pelos palestinos, vítimas das políticas dos seguidos governos extremistas de Israel.

* * *
CRIMES DA DITADURA NA AMÉRICA LATINA. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) obrigou o Uruguai, em março de 2011, a realizar um ato de reparação pelo assassinato da filha do poeta argentino Juan Gelman.

Anteriormente, a Comissão havia condenado o Estado uruguaio por falta de investigação sobre o desaparecimento de Maria Claudia Garcia, filha do escritor argentino.

O filho e a filha de Juan Gelman – Marcelo Gelman e Maria Claudia Garcia – foram sequestrados na Argentina em 1976, durante a nefasta ditadura daquele país. As informações são da Agência Pulsar.

* * *
MÍDIA LIVRE EM AÇÃO. O terceiro Fórum de Mídia Livre, movimento que teve início em 2008 em todo o Brasil, será em Porto Alegre, dias 27 e 28 de janeiro. Mais informações em forumdemidialivre.org

Tags: , , , , , , , ,





Você conhece os “heróis da pátria”?

Gustavo Barreto | 2 de maio de 2011 | Área(s): diario | Comentários (0)


* * *
HERÓIS DA PÁTRIA. O projeto de lei 7403 de 2002 de autoria do governo federal, atualmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, propõe “inscrever o nome do Barão do Rio Branco no Livro dos Heróis da Pátria”.

Pergunta: Você sabia que existe um “Livro dos Heróis da Pátria”? Atualmente, possui 10 nomes, clique aqui para saber quais são.

A referência de alguns é merecida, mas não a todos. Avalie você.

A esse respeito, declarou o dramaturgo alemão Bertolt Brecht: “Infeliz o país que precisa de heróis”.

* * *
CHARGE. Reconciliação palestina na mira de Israel. Do Carlos Latuff

Carlos Latuff

Tags: , , , , , ,