militares

Liberdade de expressão? No Complexo do Alemão, só com ordem dos militares…

Gustavo Barreto | 10 de outubro de 2011 | Área(s): diario | Comentários (0)


A censura tomou conta do Complexo do Alemão, que está sob as ordens das “forças de pacificação” (assista ao vídeo abaixo).

Militares do exército impedem imprensa de filmar no Complexo do Alemão. A equipe da Agência de Notícias das Favelas foi impedida de filmar no Complexo do Alemão, porém o editor-chefe continuou filmando de seu celular e questiona no vídeo o comportamento dos militares que estavam todos sem identificação. Foi observado por nossa equipe que todos os militares encontrados no complexo de favelas estavam sem identificação.

A ordem, segundo dezenas de relatos que temos recebido, é de que não é permitido filmar na região – cuja população está em torno de 400 mil pessoas, todas sitiadas por esta “determinação”.

Em um dado momento, o seguinte diálogo surreal é realizado: “Eu estou trabalhando, sou jornalista”. No que o militar responde: “Você está trabalhando, eu também”. E começa a falar sobre a “ordem” que recebeu para não permitir filmagens. É perguntado sobre quem deu a ordem. Qual o nome da pessoa que deu a ordem? O militar se cala, percebe a ilegalidade e não quer entregá-lo.

Liberdade de expressão? No Complexo do Alemão, só com ordem dos militares…

Está pairando a questão: quem deu a ordem para proibir filmagens no Alemão?

Tags: , , ,