Corrupção: o que você pode fazer
  • Clique nos títulos para ler

Transparência Brasil
Fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. É associada à Transparency International (TI), a única organização mundial dedicada exclusivamente a combater a corrupção.

Cartilha sobre Voto Consciente
Foi realizada em setembro de 2006, na Câmara Federal, a Mostra de Publicações sobre o Voto Consciente. As centenas de cartilhas sobre o tema esgotaram. Um dos materiais mais procurados era o mais simples, composto por ditos populares. Clique no título.

Contas Abertas
Criado e mantido pela ONG Contas Abertas, o site divulga os números do orçamento da União, permitindo consultar a liberação de verbas para cada um dos programas do governo federal.

Deu no Jornal
Contém notícias sobre casos de corrupção, retirados de diversos jornais pelo país.

Voto ético
Documento indispensável para quem desja votar bem. Como escreveu Betinho, “o Brasil tem fome de ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política”.

Voto ético: Cartilha 2004 do TRE-RJ.[pdf]

Denuncie!
O Ministério Público Federal tem a atribuição de zelar pelo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância assegurados pela Constituição Federal.

Fora corrupção!
Prefeitos ladrões que se cuidem. A partir de hoje estará disponível em entidades de classe um manual com dicas para que o eleitor possa fiscalizar as autoridades municipais. Com 76 páginas, a cartilha intitulada "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil" traz uma lista de mandamentos para identificar a roubalheira. Mais: garante que o contribuinte deve tomar a iniciativa de caçar o autor do desvio de dinheiro público porque "os tribunais de contas beneficiam indiretamente os corruptos". (Fonte: OESP, 15/4/2003)

Movimento Voto Consciente
Entidade cívica e apartidária formada por voluntários. Nosso trabalho é acompanhar o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais nas diversas Assembléias, participando da discussão sobre políticas públicas e acompanhando o trabalho parlamentar. Atua nos seguintes municípios: Aquiraz (CE), Brasilia (DF), Cotia, Santo André, Santos e Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Pouso Alegre (MG).

Outras dicas

Controle Público
Eleitor.org.br
Fiscalização da Câmara do DF
Tribunal Superior Eleitoral
Voto Seguro
Home page dos corruptos

Dicas de falcatruas
Este site traz alguns casos de falcatruas de políticos corruptos.

Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC)
Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), criado para implementar os programas globais da ONU relativos ao controle/prevenção de drogas e HIV/AIDS, além do combate ao crime organizado transnacional. No Brasil desde 1991, trabalha com o poder público e com a sociedade civil organizada através de projetos em prol do desenvolvimento sustentável e da segurança humana.


O Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas ontra Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrará em vigor a partir do dia 14 de dezembro de 2005. Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra corrupção, e cabe aos países signatários implementar a Convenção. A sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção e exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

Mapa da Corrupção
Projeto que reúne maracutaias de estadistas larápios, estado por estado do país. Nos ajude informando casos que passaram despercebidos por esta seção e possíveis dias (ou mês) em que saíram nos jornais notícias acerca destes casos.

Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção
“A finalidade da presente Convenção é: Promover e fortalecer as medidas para prevenir e combater mais eficaz e eficientemente a corrupção; Promover, facilitar e apoiar a cooperação internacional e a assistência técnica na prevenção e na luta contra a corrupção, incluída a recuperação de ativos; Promover a integridade, a obrigação de render contas e a devida gestão dos assuntos e dos bens públicos. (...)” Leia clicando no título. Versão para download, em formato PDF, também disponível aqui.

Portal da Transparência
Disponibiliza informações detalhadas sobre a execução orçamentária da União.

Campanha de Olho no seu Voto 
A FASE está lançando, em todo Brasil, a Campanha Olho no seu Voto, de olho nas eleições municipais para prefeito e vereador no próximo dia 3 de outubro! A iniciativa é do Fórum Nacional de Reforma Urbana, já na sua 2ª edição, tendo como principal enfoque o Direito à Moradia. O objetivo da Campanha é difundir e debater 10 pontos estratégicos (compromissos) para serem implementados pelos candidatos.

Guia do Voto Cidadão
Candidato que compra voto não merece ser votado. Eleitor que vende o voto não será bem representado. Já está disponível o Manual contra compra de voto, fique de olho!

Voto cidadão, uma campanha pela ética na política
Durante lançamento, deputado lança o "Zoológico de Campanha: personagens de uma fábula eleitoral", que inclui candidatos como o urso (abraça todo mundo durante a campanha, mas depois só quer hibernar) e eleitores como o avestruz (enfia a cabeça em um buraco e ignora a realidade).

Lei 9840
Voto não tem preço, tem conseqüências.

Gestão de Recursos Federais: Manual para os Agentes Municipais
Documento elaborado pela Controladoria-Geral da União, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno, oferece ótima oportunidade na luta a favor da transparência e da responsabilidade no trato do dinheiro público.

Combate à Corrupção Eleitoral
Esse Movimento foi criado pelas entidades e movimentos que patrocinaram em 1998 e 1999 a Inciativa Popular de Lei contra a corrupção eleitoral, que resultou na Lei 9840/99, e visa a plena aplicação dessa Lei nas próximas eleições, bem como a intensificação da ação educativa que ela propicia, em torno do lema "Voto não tem preço, tem conseqüências". Contamos com sua presença e seu apoio a esse esforço cívico, e pedimos que divulgue ao máximo a realização do Ato e a criação do Movimento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone - (61) 316-9690. Visite a página do movimento
 
 

Visite nossa seção sobre eleições
Mapa da Corrupção | Principal..Consciência.Net