Transgênicos..Opiniões
.
  • Os textos mais recentes você acompanha na seção Transgênicos. Clique nos títulos para ler.


Contaminação transgênica

Um fato novo confirma uma das principais preocupações dos críticos dos transgênicos em relação a sua liberação indiscriminada e sem controle: a contaminação. Cientistas da  Agência Norte Americana de Proteção ao Meio Ambiente (EPA, na sigla em inglês) comprovaram que um tipo de grama transgênica (por enquanto só liberada para pesquisas) pode polinizar (cruzar através do pólen) com gramas não-transgênicas até a uma distância de 21 quilômetros. A descoberta reforça preocupações de que o pólen transgênico possa contaminar outras gramas silvestres. Por Frei Sérgio Antônio Görgen, novembro de 2004.

Crise na monocultura da soja

É  péssima no mercado internacional a fama da soja gaúcha. Produzida com sementes trangênicas contrabandeadas e sem controle de qualidade, misturadas com sementes tratadas com agrotóxicos, que já resultou na devolução de vários navios e fez o prêmio-porto embutido nos contratos de venda antecipada de soja dar prejuízos aos vendedores pela primeira vez na história da mercado da soja. Tudo por causa da irresponsabilidade das lideranças do agronegócio gaúcho capitaneados pela Farsul e pelos veículos de Comunicação do Grupo RBS. Por Frei Sérgio Antônio Görgen, outubro de 2004.

A quem interessa os transgênicos?

O projeto de lei que está em debate no Senado não é contrário à liberação dos transgênicos, muito menos limitador à continuidade das pesquisas sobre os mesmos. Frei Sérgio Görgen, 16 de setembro, 2004

Liberar os transgênicos

Quando ainda era candidato, Lula deu a melhor definição sobre a posição do seu futuro governo na questão dos transgênicos: “liberar é burrice”. Que se passa no governo para que o presidente, no caso da edição de uma MP, faça aquilo que antes chamou de burrice? Jean Marc von der Weid, 28 de setembro, 2004

A medida provisória dos transgênicos é má para o Brasil

Marcos Arruda, 19 de outubro, 2004. Prezado Presidente Lula, Espero que esteja bem de saúde e espírito. Já lhe escrevi diversas vezes sobre a questão da liberação dos transgênicos. Esta avaliação sobre os eventos mais recentes foi escrita pelo meu colega e amigo Jean Marc von der Weid, que foi do CONSEA até bem pouco tempo e tem acompanhado o assunto como profissional da área e consultor dos agricultores familiares.

A disputa dos transgênicos

Frei Sérgio Görgen, outubro de 2003. O que está em disputa com os transgênicos na sociedade brasileira é muito mais do que a liberação de uma semente de soja. A sociedade brasileira vai decidir nos próximos anos quem vai controlar a produção de alimentos no Brasil: se uma agricultura nacional com forte base na agricultura de pequeno e médio porte ou grandes unidades produtivas e grandes latifúndios sob controle tecnológico, industrial e comercial de poucas grandes transnacionais.

Os transgênicos são a salvação da lavoura?

Chico Alencar, 25 de setembro, 2003. Nós do PT, temos a obrigação de semear a discussão. E, para começo de conversa, lembrar ao povo e às autoridades.

Dois lados

Luis Fernando Verissimo, 25 de setembro, 2003. Minha posição na questão dos transgênicos é um claro e firme “não sei”. Já li e ouvi tantas opiniões convincentes, para um leigo, a favor e contra, que me consolo com a idéia de que, neste assunto, todos são leigos.

Transgênicos, ainda não

Leonardo Boff, 19 de setembro, 2003. Transgênicos resultam da transferência e alteração de genes de um ser vivo (vegetal, animal, ser humano, microorganismo) ao outro, com o propósito de torná-lo mais saudável, produtivo e mais imune a pragas e a bactérias.

A opinião dos cientistas

A SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entidade científica de notória credibilidade que congrega cientistas de todo o país, é contrária à liberação de transgênicos no Brasil, por considerar que os estudos científicos desenvolvidos não são suficientes para assegurar os efeitos desses produtos sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente.

As transnacionais e os transgênicos

A verdadeira e mais perigosa ameaça é a postura de poucas poderosas e gigantescas empresas transnacionais, criadas em países do primeiro mundo que detém esta tecnologia e que, como sempre, priorizam o lucro em detrimento da segurança e bem estar da população humana e meio ambiente do planeta. Por Vladimir Garcia Magalhães
 


Busca no site | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.
Transgênicos
Opinião