Cinema
.
EUA # 03/11/2007
Porque eles temem Michael Moore

Em Sicko, o novo filme de Michael Moore, aparece um jovem Ronald Reagan apelando à classe trabalhadora americana para rejeitar a "medicina socializada" como subversão comunista. Por John Pilger..[+]

EM QUESTÃO # 24/10/2007
Tropa de Elite: a violência policial retratada no cinema brasileiro

Debate na UFRJ debate segurança pública, direitos humanos e narcotráfico com autores do filme e do livro que abordam a temática sob o ponto de vista de integrantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. Por Fabíola Ortiz, do Rio de Janeiro..[+]

# 30/09/2007
Matando pelo bem do Brasil

“Tropa de Elite” não cria muito. Limita-se a encenar sentimentos que ultrapassam os limites das classes altas e médias endinheiradas: a certeza de que a única solução para o crime, corporificação da maldade absoluta, é a mão-de-ferro da repressão sem piedade. Por Mário Maestri. [+]

FESTIVAL # 08/06/2007
Inscrições para o Festival de Havana

Aos interessados em inscrever suas obras (filmes, cartazes e roteiros) no 29º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, um representante do Festival estará no Rio de Janeiro participando do 14º Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo Cinesul 2007, que acontecerá entre os dias 11 e 24 de junho próximos. Saiba mais como inscrever trabalhos clicando aqui.

AUDIOVISUAL # 22/04/2007
CUCA da UNE vai premiar projetos de curta-metragens

Após uma Bienal que bateu recorde de inscrições de trabalhos e público, o Circuito Universitário de Cultura de Arte, o CUCA da UNE, fortalecido e revigorado, lança agora um instrumento para apoiar os jovens cineastas. Trata-se do Prêmio Curta CUCA, concurso que vai premiar cinco produções cinematográficas de estudantes universitários, que tenham no tema o movimento estudantil e trabalhe histórias da região do concorrente. Cada vencedor leva na faixa R$ 1.500, totalizando R$ 7.500 em premiação.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNE ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes das universidades e enviar o DVD juntamente com a documentação solicitada no edital para a sede da UNE em São Paulo. O prazo vai de 1º de março até 1º de junho. Vale lembrar que só serão aceitos curtas de até 18 minutos. Mais informações pelo site www.une.org.br.(Da redação)

PESQUISA # 22/04/2007
Chamada de artigos para Revista Contracampo

A revista Contracampo, ligada ao núcleo de comunicação e tecnologias digitais do Programa de Pós-Gradiação em Ciências da Comunicação da UFF - Universidade Federal Fluminense, abre chamada de artigos para a edição de número 16. O tema é “comunicação e subjetividades” e o prazo é 30 de abril de 2007. Os trabalhos deverão ser impressos em três vias e enviados por correio (junto com CD ou disquete com o referido arquivo) para o seguinte endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510 (aos cuidados do editor-chefe). As normas para apresentação e publicação estão impressas na revista..(Da redação)

AUDIOVISUAL # 10/03/2007
2º Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil

A mostra TV LIVRE CRIEI, TIVE COMO! tem como principal objetivo consolidar um espaço de exibição e difusão da produção audiovisual livre das restrições do copyright tradicional. A mostra pretende reunir programas diversos e personalidades ligadas à Cultura Livre. Em sua segunda edição, será realizada na cidade de Porto Alegre, de 12 a 14 de abril de 2007. As inscrições estão abertas de 07 a 23 de março de 2007. Informações completas em http://www.vjpixel.net/.(Da redação)

CINEMA # 10/03/2007
Seminário Leon Hirszman em Ribeirão Preto

Denis Porto Reno, Professor do Departamento de Comunicação do Centro Universitário COC, convida para o seminário “Cinema novo: o legado emblemático do CPC da UNE”, evento comemorativo dos 70 anos de nascimento do cineasta Leon Hirszman. O evento será dia 27 de março (terça-feira), das 9h às 12h, em Ribeirão Preto (SP)..(Da redação)

VÍDEOS # 04/11/2006
Midiatrix Revelations, o filme

Curta-metragem inteligente e bem-humorado, com cinco minutos de duração. Interpreta e brinca com imagens do filme Matrix para denunciar o simulacro coordenado por grandes grupos de comunicação, que se utilizam de concessões públicas para manipular a realidade. O protagonista Neo de Midiatrix Revelations é ameaçado após descobrirem que ele havia jogado sua televisão fora e cancelado sua assinatura da Revista VEJA. “Era muita porcaria pro meu cérebro”, rebate. A Revista Consciência.Net indica. Clique aqui para assistir.

REALIDADE BRASILEIRA # 04/11/2006
Estréia na internet documentário sobre o Tocantins

Estréia na internet o documentário "Maioridade", que mostra o impacto dos grandes projetos no Tocantins e os novos desafios desse estado. No ano que completa 18 anos de existência, o estado do Tocantins é palco da expansão de grandes projetos econômicos e de um modelo de desenvolvimento de futuro promissor. São sonhos de riqueza e grandeza que, às vezes, exigem sacrifícios sociais e ambientais. "Maioridade" pretende discutir este futuro a partir da experiência dos que já estão sofrendo as conseqüências dele, de gente que não pode ver no progresso motivos para entusiasmo. Direção, Roteiro e Imagens: Caio Cavechini e Ivan Paganotti. Edição: Caio Cavechini. Produção: ONG Repórter Brasil, Comissão Pastoral da Terra, Fórum da Amazônia Oriental, Ceres e Misereor. Clique aqui para assistir..(Da redação)

CINEMA E VÍDEO # 17/10/2006
Festival Latino Americano de la Clase Obrera

O Festival Latino Americano de la Clase Obrera é um festival de cinema e vídeo dedicado às lutas, realidade e cultura da classe trabalhadora no continente latino-americano. No Rio de Janeiro, ocorre no próximo dia 21 de outubro (sábado) a fase itinerante do festival, que ocorrerá entre 2 e 10 de dezembro, em São Paulo. Será no Centro de Cultura Social (Rua Torres Homem, 790), em Vila Isabel, às 15h. A participação é gratuita (pede-se uma contribuição voluntária e solidária). Realização: Coletivo FELCO São Paulo e CMI-Rio. Clique na imagem para visualizar o cartaz de divulgação. Informações adicionais em http://felco.guardachuva.org/

RIO DE JANEIRO # 02/09/2006
Produção audiovisual para a TV na UFF: experiências e perspectivas

Ocorre no Rio de Janeiro no próximo dia 21 de setembro, quinta-feira, das 8 às 17h, o seminário ‘Produção audiovisual para a TV na UFF: experiências e perspectivas’. O objetivo é mapear a produção audiovisual da Universidade Federal Fluminense e apresentar projetos e programas voltados para TV digital e outras mídias. Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosóficas (ICFH), Campus do Gragoatá, bloco O. Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected].(Da redação)

cultura
4ª edição do CINEAMAZÔNIA debate “Terra e Gente”

O CINEAMAZÔNIA - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental - tem como um de seus objetivos a discussão de temas relevantes e atuais, sempre ligados às questões que, de uma forma ou de outra, afetam o equilíbrio sócio-ambiental não só da região amazônica, bem como do país e de suas populações. Inscrições vão até dia 31 de agosto e evento vai de 15 a 18 de novembro. Da Agência Consciência.Net, em 30/7/2006.

são paulo
1º Festival de Cinema Latino Americano

O uruguaio 25 watts, de Pablo Stoll e Juan Pablo RabelloO 1º Festival de Cinema Latino Americano de SP abre ao público com o filme chileno Machuca. Terça-feira, dia 11, às 16h, no Memorial com entrada franca. O festival acontece de 10 a 16 de julho. Estão previstos mais de 100 títulos, entre clássicos e títulos recentes, e 40 convidados internacionais devem prestigiar o evento. O 1º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Informações adicionais em www.festlatinosp.com.br.(Da redação, 8/7/2006)

audiovisual
26ª Jornada Nacional de Cineclubes e 2º Encontro Ibero Americano de Cineclubes

O Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) promove entre os dias 10 e 16 de julho próximos, em Santa Maria (RS) a 26ª Jornada Nacional e o II Encontro Iberoamericano de Cineclubes. Com um temário voltado à discussão da democratização do acesso aos bens audiovisuais, fomento da produção nacional e incremento do intercâmbio de produções dos países iberoamericanos, o evento deve reunir representantes de cerca de 150 cineclubes brasileiros e de vários países iberoamericanos. Segundo o presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus, a jornada ganha ainda maior importância no momento em que o governo e a sociedade brasileira estão mergulhados no debate acerca da implantação da TV Digital, da necessidade da regionalização da produção audiovisual do país e de uma profunda mudança das atuais legislações referentes às Telecomunicações vigentes. Saiba mais clicando na imagem..(Da redação, 21/6/2006)

meninos do tráfico
‘Falcão’ chega às universidades

O antropólogo Luiz Eduardo Soares começa dia 3 de maio, quarta-feira, uma série de debates em universidades sobre o tema Segurança Pública. Antes de cada debate, será exibido o documentário ‘Falcão, meninos do tráfico’, produzido por MV Bill e Celso Athayde, que, juntos com Luiz Eduardo, escreveram o livro “Cabeça de Porco”. O primeiro evento, dia 3 de maio, acontecerá na UFRJ, a partir das 11 horas, no Fórum de Ciência e Cultura (Salão Pedro Calmon), campus da Praia Vermelha. No dia seginte, 4 de maio, é a vez de estudantes e professores da PUC-RJ, na Gávea (Auditório do RDC), participarem das discussões sobre o tema. O evento na PUC começa às 9 horas..(Da redação, 29/4/2006)

festivais
É tudo verdade (eu juro)

Principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina, começa este mês a Competição Brasileira de Longas e Médias do Festival Internacional de Documentários 2006. Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o “É Tudo Verdade” realizará em 2006 sua 11ª edição entre 22 de março e 2 de abril (em São Paulo), 24 de março e 2 de abril (no Rio de Janeiro) e 3 e 16 de abril em Brasília. Dia 26 de março tem exibição do filme “Caparaó”, às 19h30, no Cine Odeon, Rio de Janeiro. Confira a programação completa no www.itsalltrue.com.br...(Da redação, 21/3/2006)

iniciativa
NPC estende prazo para envio de vídeos populares

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) estendeu até o dia 15 de abril o prazo para recebimento de trabalho em VHS ou DVD para análise e possível publicação de sinopse em catálogo que está sendo elaborado pela entidade, com financiamento parcial da ELETROBRÁS, via lei Rouanet. O critério de participação é que o trabalho seja produzido por sindicatos, ONGs ou movimentos sociais com a ajuda de profissionais qualificados. As temáticas que interessam para este catálogo são: lutas populares, manifestações artísticas, recuperação da memória e expressões culturais do povo. Saiba como participar. Da redação, 6/3/2006..[+]

memória
‘Cadernos de Cinema’ resgata “Quilombo”

O programa “Cadernos de Cinema”, da TVE Brasil, apresenta na madrugada do sábado (4/3) para domingo o filme “Quilombo”, inspirado nos livros “Ganga Zumba”, de João Felício dos Santos, e “Palmares”, de Décio de Freitas. Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará suas idéias conciliatórias, enfrentando o maior exército já visto na história colonial brasileira. De Cacá Diegues. Aventura. 1984. Cor. 119min. Com Zezé Motta, Grande Otelo, Antônio Pitanga, Toni Tornado, Jonas Bloch, Vera Fischer, Daniel Filho e Milton Gonçalves. Direção de Wagner Correa de Araújo. Apoio cultural Petrobras Distribuidora. Programa inédito aos domingos, 00h..(Da redação, 1/3/2006)

fomento
MinC disponibiliza edital de apoio a formação em audiovisual

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura disponibilizou o edital do Programa de Apoio à Formação Audiovisual - Filme/Vídeo de Conclusão de Curso 2005-2006. Podem participar escolas e cursos regulares, de nível superior, e cursos técnicos de capacitação profissional, conforme as categorias: Filme Tese e Vídeo. Realizada em parceria com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), a iniciativa viabilizará trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Cinema. O programa, além de investir na formação de profissionais da área audiovisual, objetiva a inserção das obras produzidas no mercado exibidor, principalmente no circuito de Festivais e emissoras de TV Públicas. As inscrições estarão abertas até o dia 7 de abril e o edital encontra-se disponível no site do MinC, no www.cultura.gov.br..(Da redação, 15/2/2006)

cinema
Por que ver 'A Marcha dos Pingüins'?

Ver um documentário, na maioria das vezes e para a grande maioria, é chato. Mais chato deve ser um documentário sobre bichos, no caso pingüins, nos confins de um mundo tão gelado que apenas eles, os tais pingüins, decidem ir. (...) Por Clarissa Taguchi, janeiro de 2006..[+]

oportunidade
Festival ‘CortaCurtas’ recebe inscrições até 20 de janeiro

Organizado pelo Cine Falcatrua, dentro do programa Rumos Artes Visuais 2005-2006, o Festival CortaCurtas pretende divulgar e exibir a produção audiovisual, sem restrição de gênero, tema, formato ou época de realização. A mostra, de caráter não-competitivo e experimental, não conta com pré-seleção: todas as obras recebidas até 20 de janeiro de 2005 estarão na programação. Quem determina a dinâmica das sessões, que ocorrem de março a maio no Itaú Cultural, é o projecionista e/ou programador, a despeito da duração ou edição original de cada obra. Melhores informações, clique aqui.

ativismo
DiCaprio produz filme sobre aquecimento global

O ator Leonardo DiCaprio iniciou a produção do filme "11th hour", um longa-metragem que explora fenômenos do reaquecimento global e sugere soluções para restaurar os ecossistemas do planeta, disse o agente Keleigh Thomas. O ex-namorado da modelo brasileira Gisele Bündchen resolveu levar às telas seu ativismo ambiental. "O reaquecimento global não só é o desafio do meio ambiente mais importante que enfrentamos na atualidade, como também um dos problemas mais importantes que enfrenta toda a humanidade". Da Tribuna da Imprensa de 8/12/2005..[+]

SÃO PAULO # 24/08/2005
Escolas da Zona Leste recebem maior festival de curtas da América Latina

16º Festival Internacional de Curta-metragens colocará Guaianazes, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista no foco do cinema independente. Da Agência Consciência.Net..[+]

cultura
Mestre Bimba, a capoeira iluminada

É este o nome do mais novo documentário de longa metragem de Luiz Fernando Goulart, com imagens inéditas e raras do grande brasileiro afrodescendente que, conforme suas palavras, “tirou a capoeira debaixo do pé do cavalo”. “Se hoje a capoeira, o único esporte reconhecidamente de origem brasileira, filho de pais africanos, é motivo de orgulho para o nosso país em todo o mundo, com um alcance social que jamais tivemos, devemos isso ao grande Mestre Bimba”, diz Goulart. Da redação, maio de 2005..[+]

parceria
Brasil e França negociam acordo de cooperação audiovisual em Cannes

O Brasil vai negociar um acordo de cooperação audiovisual com a França na próxima semana, durante o festival de Cannes, que deverá conceder dupla nacionalidade aos filmes realizados entre os dois países. Pela primeira vez autoridades e representantes cinematográficos da França e do Brasil vão se reunir para discutir propostas que já estão sendo pensadas há algum tempo. Da Agência Brasil, 14/5..[+]

resenha
Will Smith não liga pra dinheiro
 

"José Wilker" vai acabar qualquer dia desses substituindo a expressão "ironia ácida" no jargão do cinema. No programa que mantém na Paradiso FM (95,7), toda quarta às 21h, seu destaque final foi para o filme HITCH: CONSELHEIRO AMOROSO (EUA, 2005), dirigido por Andy Tennant e que conta com Will Smith e Eva Mendes no elenco. Da redação, 13/4/2005..[+]

oscar 2005
Walter Salles protesta contra organizadores

Premiado com a melhor canção no Oscar 2005, o compositor uruguaio Jorge Drexler não pôde interpretar "Al otro lado del río", apresentada originalmente no filme "Diários de motocicleta", de Walter Salles. Sobre a interpretação de Antonio Banderas e Santana na cerimônia, Salles é categórico: "(...) não tem qualquer semelhança com a versão original que está no filme, tanto na forma quanto no conteúdo. Estava equivocada até no cenário e no figurino. Se nos convidam para essa festa, que nos aceitem como somos, e não como acham que devemos ser". Leia a íntegra da nota. Da redação, 28/02/2005..[+]

audiovisual
MinC cria programa para apoior trabalhos de conclusão de curso

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), vai investir R$ 150 mil na formação de profissionais da área de cinema e audiovisual. Trata-se do Programa de Apoio à Produção de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Cinema e Audiovisual 2004. O concurso vai selecionar cinco projetos de instituições de ensino de cinema, que poderão concorrer com um projeto de curta-metragem de conclusão de curso. Podem participar as escolas públicas e privadas que ofereçam cursos regulares de graduação na área de cinema e audiovisual, autorizados ou reconhecidos pelo MEC e pelas Secretarias Estaduais de Educação. As inscrições vão até o dia 11 de março. Mais informações com Dora Mourão pelo telefone (11) 9833-9508 ou com João Guilherme Barone (51) 9914-7236. Com informações da TELA VIVA News, 22/2

Mostra exibe produção cubana de cinema e animação

Havana mostrará 36 obras da produção cubana e homenageará o cineasta Manuel Octavio Gómez; Jovens cineastas cubanos exporão em Havana seus últimos trabalhos, na quarta Mostra Nacional de Novos Produtores, de 22 a 27 de fevereiro. Organizada pelo Instituto Cubano de Cinema, a mostra incluirá 18 documentários, 9 fitas de ficção e 9 de animação, todos eles em concurso, junto a outros materiais complementares. Da Agência Carta Maior / ANSA, 21/2..[+]

Grupo cultural comunitário produz filme

QUIXADÁ (CE). Expor a ótica cinematográfica do sertanejo, através de uma produção caseira e independente. Esse é o objetivo do longa metragem que está sendo produzido pelo Grupo Cultural de Dom Maurício, uma Organização Não Governamental (ONG) atuante na região do Sertão Central há quase 20 anos. O grupo cultural conta com 65 integrantes, todos eles participando direta ou indiretamente da produção do longa-metragem, cujo título é “Gota dágua”. Do Diário do Nordeste, 17/2..[+]

Diários de Motocicleta vai ao Oscar

Walter Salles defende uma forte (e urgente) presença do Estado na regulamentação e no fomento a filmes. Do Brasil de Fato, 3/2..[+]

rede globo ganha outra
Governo recua e esvazia o projeto da agência do audiovisual

Para o ministro Gil, o poder da emissora é mínimo se comparado ao dos grandes grupos mundiais. “Ela não tem essa força toda”. Fernão Lara Mesquita, do Estadão, ataca o monopólio da emissora e pergunta: “Que político vai enfrentar essa máquina?” Por Ana Paula Sousa e Sérgio Lírio, da CartaCapital, janeiro de 2005..[+]

Walter Salles
"El cine estadounidense está moribundo"

Como hijo de diplomático, Walter Salles se pasó la vida viajando, un continuo cambio de colegios, amigos y países que aborrecía hasta que aprendió que la mejor riqueza se esconde en la diversidad. "Una manera de aprender de todos un poco", afirma ahora, a sus 50 años, este realizador brasileño que ha sabido cruzar todas las fronteras necesarias para llevar a las pantallas Diarios de motocicleta, película basada en los viajes de juventud por toda Latinoamérica de Ernesto Guevara. Por Rocío Ayuso, El País, enero/2005..[+]

Pão, crico e fé

Para a pesquisadora Ivana Bentes, filmes ancorados nas celebridades da tevê comprometem o cinema nacional. Por Ana Paula Sousa, da CartaCapital, janeiro de 2005..[+]

Governo estabelece 35 dias para filmes nacionais

As salas de cinema e outros espaços de exibição pública comercial de filmes estão obrigadas a destinar no mínimo 35 dias, ao longo de 2005, para a exibição de pelo menos duas produções nacionais. Decreto assinado por Gilberto Gil e pelo presidente Lula estabelece multa de 5% da renda média da bilheteria aos cinemas que não atenderem a determinação. O balanço da fiscalização será semestral. Do Advillage, 10/1..[+]

'Fahrenheit 11 de Setembro' recebe prêmio do público nos EUA

CALIFÓRNIA. O documentário anti-Bush de Michael Moore, Fahrenheit 11 de Setembro, foi escolhido melhor filme na votação do público americano do People's Choice Awards. Moore dedicou seu prêmio aos soldados americanos no Iraque. Seu filme fez muitas críticas ao presidente George W. Bush e à invasão liderada pelos Estados Unidos no Iraque. "Este país ainda é todo nosso, nem da direita nem da esquerda nem democrata nem republicano", disse Moore ao receber o troféu na cerimônia em Pasadena, no Estado americano da Califórnia. Moore afirmou que a escolha de um documentário pela primeira vez como melhor filme nos 31 anos da cerimônia de premiação era "uma ocasião histórica". Da BBC Brasil, 10/1..[+]

ancinav
Liberdade de expressão e direito de mentir

A situação é kafkiana: em defesa de uma inexistente ameaça à liberdade de expressão, um grupo utiliza indevidamente, aeticamente, a liberdade de expressão. Utiliza um direito humano como cortina de fumaça, para esconder seus verdadeiros propósitos: manutenção de privilégios e ausência de normas democratizantes. Por Orlando Senna, cineasta e jornalista, no JB de 5/1/2005..[+]

Fala, Gero Camilo

Um dos mais importantes atores da nova geração brasileira de cinema fala com exclusividade à Agência Carta Maior. Por Claudio Szynkier.[+]

Breve nos cinemas

Um país que faz audiovisual mas não usufrui, ainda. Juca Ferreira, do MinC, fala da opção pela Ancinav no momento em que a produção de conceitos, processos culturais e bens simbólicos ganha importância estratégica no mundo..Outras Palavras, 22/12/2004

EUA lutam para expandir seus domínios na cultura global

A cultura acabou se tornando uma valiosa meta estratégica no jogo da geopolítica global. Desde que as indústrias culturais se tornaram os bens de exportação mais importantes para os Estados Unidos, e no momento em que se negocia na Unesco (Organização das Nações Unidas em prol da educação, da ciência e da cultura) um projeto de convenção visando a proteger a diversidade cultural, a determinação dos americanos a preservar as suas vantagens adquiridas e a sua influência no mundo torna-se mais do que nunca um destaque da atualidade...Le Monde Diplomatique, 24/12

Ancinav: omissão ou missão?

Juca Ferreira, dezembro de 2004. O governo Lula herdou um Ministério da Cultura sem relevância, atrofiado institucionalmente, sem políticas abrangentes e interferência significativa na cultura do país. O Estado renunciou cumprir sua missão e o seu papel constitucional de formulador e executor de uma política capaz de promover o desenvolvimento cultural da sociedade brasileira. Simplesmente estava entregando essa tarefa ao mercado, aos departamentos de comunicação e marketing das empresas..[+]

Projeto reproduz histórias de anônimos de todo país

Fatos que marcaram o país, feito por histórias de anônimos, agora serão reproduzidas em vídeos de curta metragem pelo projeto Revelando os Brasis. Criado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Marlin Azul, a proposta é incentivar a produção de audiovisual em municípios de até 20 mil habitantes. Para isso, os candidatos escreveram textos contando histórias de personagens de suas próprias cidades e que tenham feito a história do Brasil naquela região. "O projeto tem mostrado histórias que jamais seriam reveladas antes", conta a coordenadora do projeto, Beatriz Lindenberg...Grasiela Cardoso, especial para o Aprendiz, 25/11

Moore anuncia continuação do Fahrenheit 9/11

O produtor e diretor Michael Moore anunciou que pensa em uma segunda parte de seu documentário "Fahrenheit 9/11", que critica duramente o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Uma porta-voz da empresa distribuidora de Moore assinalou que a segunda parte se chamará "Fahrenheit 9/11 e 1/2" e será exibida antes das próximas eleições presidenciais de 2008. Da Tribuna da imprensa, 13/11..[+]

Um documentário para ser visto e ouvido

O desafio de “Língua”, de Victor Lopes, não era pequeno: abordar o universo da lusofonia em menos de 100 minutos e com 20 e poucos personagens. O desafio é vencido com sabedoria e carinho. Especialmente recomendado para quem ama a língua portuguesa...NoMínimo, 29/10

Autores de 'South Park' satirizam 'guerra ao terror'

Tom Brook, de Nova York. Os criadores da série de animação South Park, Trey Parker e Matt Stone, lançaram nos Estados Unidos uma polêmica sátira à política de "guerra ao terror" do governo americano. Em Team America: World Police ('Equipe América: Polícia do Mundo', em tradução literal), a dupla trocou personagens desenhados por bonecos, mas o humor cáustico permanece tão afiado quanto antes...BBC Brasil, 15/10

the edukators
A jovem face do inconformismo alemão

O austríaco Hans Weingartner diz ser um homem ingênuo. Um pouco por acreditar que ''um dia a igualdade poderá reger as relações humanas''. Talvez o cineasta de 34 anos, no Brasil para o Festival do Rio, tenha razão em pensar assim. Mas The edukators (Die Fetten Jahre sind vorbei, Alemanha/ Áustria, 2004) - em cartaz hoje, às 16h30 e 21h30, no Cine São Luiz -, o filme que ele fez a partir da observação do inconformismo entre os jovens alemães, sugere que não. Com estréia nacional prevista para dezembro, The edukators tem um inegável romantismo em seu olhar para a existência de movimentos rebeldes entre a juventude européia atual. Do Jornal do Brasil, 6/10..[+]

Silenciosas são as vozes do pecado

Carla Rodrigues. "Santa Menina", segundo filme da diretora Lucrecia Martel, mostra como seríamos mais felizes se pudéssemos nos manter jovens e ingênuos. A delicadeza das imagens e o tom certo do roteiro não deixam dúvida: a vizinha Argentina faz cinema de primeira linha...NoMínimo, 1/10

Gênio no cinema argentino

Lucrecia Martel, quando tem tempo, não gosta muito de ver cinema. Mas depois de "O Pântano" e, agora, de "Santa Menina", consagra-se como principal nome da nova geração de cineastas da Argentina. Ela fala à NoMínimo em entrevista...NoMínimo, 1/10

Gael Garcia Bernal prefere México a Hollywood

Estúdios chamam, mas o jovem astro afirma que não tem interesse. "Há diretores muito ruins fazendo filmes nos Estados Unidos. Os grandes estúdios só permitem que eles façam filmes sob determinadas condições. E se essas condições ferram com a integridade do filme, aí o filme está ferrado, e tudo é uma grande perda de tempo." Do New York Times, 20/9..[+]

Festival de audiovisual se realizará em várias cidades argentinas

Na última semana de setembro se realiza a sexta edição do Festival Nacional de Cine e Vídeo Documentário em cidades argentinas...Adital, 16/9

Deputado critica postura preconceituosa de cineasta

O deputado Chico Alencar (PT-RJ) afirmou ontem que as opiniões preconceituosas e arrogantes do cineasta Hector Babenco a respeito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não condizem com a sua filmografia. "Ele demonstrou uma ignorância política incomum para uma pessoa com a formação dele", lamentou. Da redação, 14 de setembro, 2004..[+]

ancinav
Distribuidora dos EUA ameaça retaliar exportação de filmes nacionais

O Festival de Gramado foi palco ontem da discussão da criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) — que teve seu site lançado ontem (www.cultura.gov.br/projetoancinav), com todas as informações sobre a minuta preparada pelo Ministério da Cultura (Minc) e o processo de discussão da proposta. Os participantes do debate travaram um embate público entre o MinC e a empresa norte-americana de distribuição de filmes Motion Picture Association (MPA). Da redação com Globo Online, 3/9/2004..[+]

Ecad não pode cobrar direitos autorais de músicas em cinema

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não conseguiu assegurar a cobrança de direitos autorais contra a empresa União de Cinemas Ltda, de São Paulo. Por maioria de votos, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça rejeitou o pedido do Ecad, de receber 2,5% da arrecadação bruta das bilheterias, referente às trilhas sonoras dos filmes exibidos...Consultor Jurídico, 1/9

Roberto Benigni roda filme ambientado na guerra do Iraque

O diretor italiano Roberto Benigni começou as filmagens em Roma de seu mais recente trabalho, "O tigre e a neve", um filme que conta uma história de amor que acontece durante o início do conflito do Iraque...Agência EFE, 31/8

Cineclubes apóiam Ancinav

Quase 50 cineclubes de todo país assinaram nota em defesa da Agência do Cinema e Vídeo proposta pelo Ministério da Cultura. “O projeto procura consolidar um processo histórico de demandas do cinema brasileiro; (...) procurando garantir a primazia do benefício público sobre os interesses privados, a defesa do produto nacional e a equanimidade no tratamento da produção internacional, a geração de trabalho, renda e desenvolvimento para o país”, diz a nota...Dioclécio Luz, Brasil de Fato, 26/8

“Olga”, o filme que conta quando éramos heróis

Breno Altman, 25 de agosto, 2004. Filme exibe, em determinadas passagens, excessivo recurso a clichês e à linguagem melodramática. Mas estas são questões menores para quem tem o coração do lado esquerdo do peito. Qualquer objeção é pequena diante da empreitada de levar à tela, com paixão e delicadeza, a vida da heróica militante comunista..[+]

Por que Olga incomoda?

Emir Sader, 23 de agosto, 2004. Olga incomoda porque revela a vida de militantes, de gente que optou por entregar o que têm de melhor pela revolução, pela luta anticapitalista. E incomodasobretudo os que vivem de interesses, de lucros, de prestígio, de honrarias, de ganhos imediatos, de podersaber que outro tipo de vida e de valores é possível, dedicado a verdadeiros ideais..[+]

Festival de curtas

Abertas as inscrições (até 17/9) para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2004, que acontecerá de 2 a 12 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Odeon BR, Circuito Estação Botafogo e outras salas. Haverá exibição de produções em 35mm, 16mm e trabalhos captados em digital, com cópia de exibição em Betacam SP. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em: www.curtacinema.com.br

Quando as semelhanças não são coincidências

Festival Internacional de Curtas de SP aproxima capital paulista de Nova York, Cidade do México, Seul, Cingapura, Los Angeles e Tóquio..Folha de S. Paulo, 26/8

Um cinema digital da mente? Pode ser

Por Walter Murch. O pessimismo sobre o futuro do cinema na metade do século 20, que via um futuro dominado pela televisão, negligenciou o desejo humano perene – ao menos tão antigo quanto a própria linguagem – de deixar o seu lar e juntar-se a estranhos na semi-escuridão ao redor de uma fogueira para ouvir histórias..[+]

Agência incomoda as grandes

As grandes redes de comunicação não gostaram da proposta de criação de uma agência para o audiovisual, a Ancinav, taxando o cinema estrangeiro e as verbas de publicidade das TVs. Todo dia fazem matéria contra. Defendendo o projeto, porém, está a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas (ABDs), a Associação Paulista de Cineastas (APACI), a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), entre outros...Dioclécio Luz, Brasil de Fato, 19/8

Petista propõe campanha "A Tela É Nossa"

Na defesa da criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), defendeu ontem, em discurso na tribuna da Casa, o lançamento de uma campanha chamada "A Tela é Nossa", inspirada em "O Petróleo é Nosso", da década de 50. A preocupação da senadora é com a influência norte-americana no mercado audiovisual...Folha de S. Paulo, 19/8

Michael Moore libera download de "Fahrenheit 9/11"

O diretor norte-americano Michael Moore liberou o download de seu mais novo filme - "Fahrenheit 9/11" - via programas para trocar arquivos pela internet, como o Kazaa, Morpheus e eDonkey. "Não concordo com as leis de direitos autorais e não quero criar um problema com pessoas que querem apenas assistir aos filmes. Enquanto não tentarem lucrar com o meu trabalho, para mim está tudo bem", disse Moore...Folha Online, 9/8

Tio Sam vira gordinha de Botero em "Super Size Me"

Simples, irônico e interessante, o documentário "Super Size Me" aborda a alimentação moderna e revisita os pecados da gula elegendo seu maior alvo: Ronald McDonald, o palhaço virtual que conclama as crianças a consumir sanduíches e guloseimas da cadeia mundial...FERNANDA LIMA, Especial para a Folha de S.Paulo, 5/7

Festival de cinema irá à periferia de Porto Alegre

Atingindo o público da periferia e os bairros mais centrais, começará no próximo dia 13 de julho o festival CineEsquemaNovo, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Até o dia 18 deste mês, o público poderá conferir a exibição de 108 trabalhos nos mais diversos suportes do audiovisual...Adital, 2/7

Documentário revela submissão da mídia

“Control Room”, dirigido pela documentarista egípcia Jehane Noujaim, revela a manipulaçãoe a submissãodas grandes redes de TV e jornais pelos oficiais encarregados de distribuir notícias sobre as operações das tropas aliadas durante a invasão do Iraque...Bia Moraes, Comunique-se, 30/06

O céu é o limite

O filme de Michael Moore contra George W. Bush, "Fahrenheit 9/11", "fez história" com a maior bilheteria americana para um documentário, segundo o "NYT". Do polêmico produtor Harvey Weinstein: "Foi muito além da expectativa de qualquer um. Tenho que dizer que o céu é o limite para este filme. Quem sabe em que território estamos entrando?"..Nelson de Sá, FSP, 29/06

Filmes serão exibidos em assentamentos de Reforma Agrária

Duas comunidades rurais assentadas pela reforma agrária participam da programação do XIV Cine Ceará, festival de cinema realizado todos os anos no Estado do Ceará. A mostra "Sertão, Imagens e Movimento" é exibida durante a programação habitual do festival,mas, nos próximos dias 26 e 27 de junho, será levada aos assentamentos de Santa Bárbara e Caraíbas, localizados nos municípios de Caucaia e Quixeramobim...Adital, 23/06

Vencedor da Palma de Ouro de Cannes faz maratona para promover "Fahrenheit 9/11"

Filme anti-Bush tem a maior campanha de publicidade já montada para documentários; organização conservadora quer censurá-lo...USA Today, 17/06

Michael Stipe estréia seu filme e prepara o novo disco do R.E.M.

Vocalista da banda é produtor de "Saved!", sátira que aborda fé e homossexualismo...Cox News, 15/06

Michael Moore leva a Palma de Ouro em Cannes

"Fahrenheit 9/11", que traz duras críticas ao governo de George W. Bush nos Estados Unidos, foi muito elogiado pelos especialistas.  O filme, inteligente e objetivo, analisa a resposta que o governo americano deu aos ataques de 11 de setembro e faz um paralelo entre as famílias de George W. Bush e Osama Bin Laden. Leia mais

Diretor de documentário antiMcDonald's virou celebridade nos EUA

Morgan Spurlock usa filme que custou míseros 65 mil dólares para constranger e pressionar uma multinacional multibilionária. "Super Size Me" já arrecadou 6,2 milhões de dólares em um número minúsculo de cinemas. "Se um sujeitinho tão pequeno quanto eu é visto como ameaça tão grande, vale se perguntar do que será que essa gente tem tanto medo"...UOL News, 08/06

Yes, nós temos cinema

Industria cultural. Companhias estrangeiras investem na produção, distribuição e exibição de filmes nacionais que caem no gosto popular. Por Maria Amêndola, junho de 2004, para a Revista Reportagem

Documentário sueco sobre consumo é premiado em Goiás

"Surplus" ganha Prêmio Cora Coralina. Trabalho relaciona atuais padrões de produção e consumo aos danos ao meio ambiente e às relações interpessoais...Agência Brasil, 05/06

Filme que denuncia escravidão de brasileiros na Guiana Francesa é escolhido o melhor média

O testemunho de quatro brasileiros obrigados a trabalhar em regime de escravidão na extração de ouro na Guiana Francesa foi o tema abordado pelo filme La Loi de la Jungle (A Lei da Selva), documentário vencedor do prêmio de melhor média metragem no VI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado na cidade histórica de Goiás, distante 128 km de Goiânia. No filme, o documentarista francês Philippe Lafaix denuncia não apenas a escravidão sofrida por brasileiros, mas o efeito danoso à natureza e aos índios provocado pela emissão exagerada de mercúrio nos rios...Agência Brasil, 05/06

Filme alemão sobre biossegurança é o melhor longa

O filme alemão “Life Running out of Control”, dirigido por Bertram Verhaag e Gabriele Kröber, foi escolhido pelo júri como melhor longa metragem do VI Festival de Cinema e Vídeo Ambiental. Ele aborda um dos temas mais complexos e de maior atualidade na problemática ambiental - a biossegurança. Os diretores exploram as relações do meio ambiente com as novas biotecnologias, segurança ambiental e a apropriação do conhecimento sobre a vida...Agência Brasil, 05/06

BB libera R$ 7 milhões para indústria cinematográfica

Recursos do fundo criado pelo Banco do Brasil serão destinados ao desenvolvimento da cadeia produtiva cinematográfica. Gilberto Gil comemorou a iniciativa, mas considerou o volume de recursos reduzido...Agência Brasil, 02/06

Mudanças climáticas na telona

Greenpeace delata o quanto há de verdade em O Dia Depois de Amanhã...Agência Carta Maior, 30/05

Príncipe rebelde

Concorrendo à Palma de Ouro em Cannes com Diários de Motocicleta — filme que conta a mitológica viagem de motocicleta que Che Guevara fez pela América Latina — o cineasta Walter Salles, 48 anos, herdeiro de uma célebre dinastia de banqueiros, sai do casulo e fala de grana e engajamento, sucesso e falta de tempo, Hollywood e grande arte — e da redescoberta que fez do Brasil...Revista Trip, maio de 2004

"Diários de Motocicleta" é elogiado

Depois de boas recepções tanto da crítica quanto do público, o filme "Diários de Motocicleta", do diretor brasileiro Walter Salles, também foi cotado para a Palma de Ouro, mas não levou nada oficialmente. O filme de Salles recebeu um prêmio ecumênico, concedido por um júri especial. "Vimos neste filme a gênese da vocação desta figura emblemática de um revolucionário ávido por justiça [Che Guevara]. Uma ferramenta que atrairá a atenção para um continente cujos problemas sociais e políticos ainda não foram resolvidos", escreveram os jurados em um comunicado...UOL News, 22/05

Rupert Everett declara que "ser assumido" atrapalha a carreira..UOL News, 21/05

"Diários de Motocicleta" faz viagem pela consciência de Che

Diretor e atores falam em Cannes da experiência de reviver os dias de Ernesto Guevara...El País, 20/05

Cineasta se submete a dieta de hambúrgueres para criticar McDonald's

Comer na rede de lanchonetes americana McDonald's de manhã, à tarde e à noite foi o regime a que o diretor de cinema Morgan Spurlock se submeteu para denunciar, em documentário que acaba de estrear nos Estados Unidos, a "dieta" que torna os americanos cada vez mais gordos. "Super Size Me" é um soco no estômago dos restaurantes que fazem fortuna com comida rápida, onipresentes nos Estados Unidos...AFP, 14/05

Filme de Michael Moore já tem distribuidora no Brasil

Reuters, 6 de maio, 2004. "Fahrenheit 9/11", que teve filmagens no Iraque, trata do modo como a administração Bush respondeu aos ataques de 11 de setembro de 2001 e dos laços entre a família Bush e importantes sauditas, incluindo a família de Osama bin Laden. Leia mais

Salles quer aproximar público da história de Che

Em "Diários da Motocicleta", diretor brasileiro evita mitos sobre Che Guevara para revelar o jovem que precedeu o guerrilheiro..Agência Carta Maior, 27/4

Carajás, o filme

Márcia Paraíso, cineasta que faz um filme sobre o massacre de sem-terra por PMs em Carajás, PA, em 1996, vem recebendo ameaças por telefone. Dizem que, se insistir no filme, vai morrer. Márcia deu queixa à polícia e mandou cópia à Secretaria Nacional de Direitos Humanos..[Ancelmo Gois, O Globo, 23.abr]

Decisão favorece cobrança por música no cinema

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) obteve mais uma vitória sobre as empresas cinematográficas para o pagamento de direitos autorais sobre utilização pública musical. A 7.ª Vara Cível da comarca de São Gonçalo (RJ) concedeu liminar contra a Box Cinemas do Brasil. A decisão permite ao ECAD cobrar direitos autorais pelo uso de trilhas sonoras nos filmes exibidos...OESP, 17/04

20 anos do Diretas Já!

Documentário traz depoimentos do jornalista Osmar Prado, da cantora Fafá de Belém, do jornalista Jorge da Cunha Lima e de nomes da política que apoiaram o movimento...Agência Carta Maior, 13/04

Acusações contra Bush vão virar filme

A Sony Pictures comprou os direitos do bestseller do momento nos EUA, 'Against All Enemies', de Richard Clarke, ex assessor de contra terrorismo da Casa Branca. Vai levar o livro para a tela sob o comando do produtor John Calley, veterano de Hollywood e ex CEO do estudio...BlueBus, 12/04

Documentário mostrará a vida de Florestan Fernandes.[Março/2004]

Dogville depois de algumas semanas

Claudio Szynkier, 10 de fevereiro, 2004. Dogville tem aquele gosto peculiar de filme que será visto e revisto nas próximas décadas. Vocação política é incendiária, mas o método de experimentação de linguagens impressiona mais.

Vencendo a Prisão Realidade

Na reta final, Adeus, Lênin entrou pra lista dos melhores filmes de 2003.

Super Size Me: 30 dias comendo no McDonalds

Omelete, 23 de janeiro, 2004. Escrito, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, 'Super Size Me' - uma espécie de 'Tiros em Columbine' com foco na cultura do fast food - propõe uma experiência arriscada: O que aconteceria com um pessoa que se alimentasse exclusivamente de produtos da rede de lanchonetes McDonalds?

Família Guevara elogia novo filme de Walter Salles
BBC Brasil, 26 de janeiro, 2004. 'Diários de Motocicleta' foi exibido por Robert Redford, em sessão particular, para viúva e filhos de Che.

Anos Rebeldes chega ao DVD
Bruno Ribeiro, 20 de janeiro, 2004

As brumas da guerra
Mario Sergio Conti, de Paris, NoMínimo, 17 de janeiro, 2004. “The fog of war” é uma autobiografia cinematográfica de Robert S. McNamara, o secretário de Defesa de John Kennedy e Lyndon Johnson. O documentário de Errol Morris deixa McNamara falar. Deixa que ele conte sua vida, se justifique, se explique, se questione, expie alguns de seus remorsos e quase se desculpe.

A vida é uma commodity?
Marco Aurélio Weissheimer, Agência Carta Maior, 4 de dezembro, 2003. Neste mundo, não há lugar para idéias generosas, sonhadores, perdedores, drogados e ineficientes. Para alguns jornalistas, o filme “Invasões Bárbaras” mostra que Fukuyama estava certo ao prever o fim da história e o triunfo do capitalismo. Se é assim, os bárbaros venceram.

Tim Robbins: Soldados, jornalistas e manipulação.[Nov/2003]

“A voz da ponta – a favela vai ao Fórum Social Mundial” é lançado no Brasil.[Nov/2003]

Lula anunciará Programa Brasileiro de Cinema e Audiovisual
Agência Carta Maior, 13 de outubro, 2003. Agência Nacional de Cinema (Ancine) será vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Superior de Cinema será reformulado.

Ator e ativista americano diz que EUA são "terra de lunáticos"
Tribuna da Imprensa, 23 de setembro, 2003. O ator e ativista norte-americano Martin Sheen, que interpreta o presidente dos Estados Unidos em "The West Wing", disse que, ao viajar dos Estados Unidos para o Canadá, sente ter deixado para trás "a terra dos lunáticos".

Filme de Woody Allen abre Festival de Veneza
BBC Brasil, 27 de agosto, 2003. O 60º Festival de Cinema de Veneza será aberto nesta quarta-feira na cidade italiana com a première mundial de um filme do diretor americano Woody Allen. Allen, em sua primeira visita ao festival de cinema mais antigo do mundo, dirige e estrela sua mais recente comédia Anything Else.

Susan Sarandon, a mulher destemida
Jaime Biaggio, O Globo, 28 de julho, 2003. Susan Sarandon nunca foi de fugir de encrenca. Muito pelo contrário até, como bem ilustram as fotos espalhadas nesta página: ela é bem o tipo de celebridade que tira férias do estrelato procurando se inteirar do que está acontecendo pelo mundo. Pois, precisamente por saber muito bem o que anda acontecendo pelo mundo, ela não anda nada satisfeita com o que está acontecendo em seu próprio país.

Um conceito de audivisual interativo.[Jun/2003]

Ator de "Cidade de Deus" é preso
Rubens Sabino da Silva afirmou não ter recebido nenhum centavo por sua participação no filme. 13.6.03. [+]

"Le Monde" detona filme de Hector Babenco em Cannes
21 de maio, 2003. A edição desta quarta-feira do jornal Le Monde foi implacável com o filme "Carandiru", de Hector Babenco, em competição no Festival de Cannes. O crítico Samuel Bumenfeld observa que "em Cannes, diante de um público que ignora todo o contexto do filme, 'Carandiru' significa o mesmo que um longo traço plano num encefalograma". Ler

"Cacá Diegues não nos representa", reagem cineastas
10 de maio, 2003. Teve reflexos imediatos no ZCEN, grupo de cineastas, a polêmica sobre as alterações das políticas audiovisuais do governo federal e as declarações de Cacá Diegues sobre o assunto. Ler

Demarcando território
Ricardo Calil, No Mínimo, 9 de maio, 2003. Cacá Diegues é a Maria da Conceição Tavares do cinema nacional. Assim como a economista no episódio da focalização dos gastos públicos, o cineasta despertou uma espécie de histeria coletiva em sua classe com a polêmica do “dirigismo cultural”. Ler

Política cultural causa polêmica
7 de maio, 2003. Comissão Federal discutirá assunto; Leia o documento que deu origem à discussão e a íntegra da resposta do governo. Ler

Só dá elas na 6º edição do Festival do Cinema de Recife
Casa Cultural, 25 de abril, 2003. Festival do Cinema de Recife traz o tema Revelando o talento da mulher e tem, entre os nove filmes indicados ao principal prêmio, o Troféu Passista, quatro filmes de mulheres. Ler

Na seqüência... Ivana Bentes
Abril de 2003. Apresentadora do Curta Brasil desde 1998, Ivana Bentes é também grande teórica do cinema brasileiro e defensora de produções que “excitem” não só os olhos, mas também o pensamento. Ler

HBO suspende exibição de filme sobre Fidel Castro
BBC Brasil, 18 abril 2003. A rede de TV americana HBO adiou a exibição de um documentário sobre o presidente de Cuba, Fidel Castro, depois que ele ordenou a execução de dissidentes. O documentário foi dirigido pelo cineasta Oliver Stone. Diretor de sucessos como Platoon e JFK, Stone passou três dias com Fidel em 2002. Ler

Filme satirizando Saddam Hussein é lançado nos EUA
BBC Brasil, 27 março 2003. Um documentário satirizando o presidente iraquiano, Saddam Hussein, será lançado em DVD nos Estados Unidos na próxima semana. Uncle Saddam, dirigido pelo jornalista francês Joel Soler, foi realizado há três anos e mostra o líder iraquiano como um maníaco em higiene pessoal dado a diversas excentricidades. Ler

Oliver Stone critica democracia no Brasil
Luiz Carlos Merten, Agência Estado, 15 fevereiro 2003. O diretor Oliver Stone bateu pesado no Brasil, na coletiva realizada após a exibição de seu novo filme. Para sua estréia como documentarista, o diretor de JFK - a Pergunta que não Quer Calar e Assassinos por Natureza escolheu, como é do seu feitio, um tema polêmico. Comandante [última obra de Stone] oferece um retrato humano de Fidel Castro. Ler

Mar/2003Will Smith não vai ao Oscar
 

............................................
Variedade cultural
............................................

Desafio de vida: ser mais feliz que Roberto Benigni, cineasta italiano.
.
Índice2001/2002

'Cidade de Deus' promove turismo no inferno
A pesquisadora de cinema Ivana Bentes, criadora da expressão 'cosmética da fome' para designar a onda de estetização da miséria nas telas do Brasil e que será tema de seu próximo livro, analisa a produção cinematográfica contemporânea. Em 31 de agosto de 2002, especial para o Estado de S. Paulo. [+]

A ameaça americana
Cartas agressivas da Motion Pictures contra a taxação maior de filmes de Hollywood revoltam cineastas brasileiros. Matéria do Jornal do Brasil, 26/7/2001.

Fev/2002Cinema brasileiro mudou olhar sobre a pobreza
Jan/2002Amazonas será cenário de longa-metragem
Set/2001Angelina Jolie doa US$ 1 milhão para afegãos

Índice2000

2/9Os últimos lançamentos no cinema (Raphael P. Leal)
2/9Os últimos lançamentos no cinema (Gustavo B.)
20/6Cinema argentino sofre crise de bilheteria
20/6Cinema indiano bate Hollywood na Inglaterra
20/6Paulo Thiago estréia com 'Cassino de Sevilha'
11/6Cinema nacional sai em busca de platéias maiores
11/6Sex Pistols vai para as telas do cinema
07/6Crítica do filme "Gladiador"
22/3Meg Ryan estrela novo filme com Costner
20/360 filmes brasileiros podem chegar às telas este ano

Saiba mais
Dicas de Audiovisual
Vídeos & Animações
Glossário de cinema

Michael Moore
Página do autor no Brasil
Página em inglês
Fahrenheit 9/11 no NYT
Fahrenheit 9/11, página oficial

Perfil: João Moreira Salles
 

Email para esta editoria
[email protected]
 

Resenhas


Tiros em Columbine
[Bowling for Columbine]. Michael Moore, EUA, 2002. 120 minutos. Oscar de melhor documentário em 2003. [+]

Michael Moore e um novo jornalismo
Natalia Viana alerta: A marca da comunicação é a simplicidade e a humildade. [+]

Os documentos de Moore
Uma reportagem bem feita. Esta talvez seja a definição mais perfeita para um documentário que surpreendeu o público no ano passado, chegando este ano ao Brasil. Trata-se de Tiros em Columbine, do polêmico cineasta norte-americano Michael Moore. [+]

O Estado das Coisas
Wim Wenders, Alemanha, 1981. Por Pacheco do Amaral, dez 2002. [...] O Estado das Coisas é, como o nome já denuncia, um filme sobre o que acontece com tudo. [+]

Minority Report
O filme traça diversos paralelos à sociedade de controle descrita por Gilles Deleuze em Conversações. [+]

Caricaturas
Não deixe de ver estas excelentes caricaturas de atores e atrizes famosos como Al Pacino, Robert De Niro, Hugh Grant, Demi Moore, Michelle Pfeiffer e outras 15 celebridades, aqui!
opinião

"Não, eu não sou comunista..."
Charlie Chaplin. (..) Estou resolvido desta vez a declarar guerra a Hollywood e sua gente. Não me estou queixando de ninguém: acho isto perfeitamente inútil. Entretanto, tenho que dizer que não acredito mais nesta cidade em particular e no cinema americano em geral. [+]

Consciência.Net