Obra de referência sobre Terapia Comunitária Integrativa é lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Na foto, os três docentes organizadores da obra e uma docente que acompanha o lançamento. Foto: divulgação

O livro ‘Terapia Comunitária Integrativa – Uma construção coletiva do conhecimento’, organizado por Maria de Oliveira Ferreira Filha, Rolando Lazarte e Maria Djair Dias, foi lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto.

Trata-se do primeiro livro que reúne estudos e pesquisas em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Brasil. Foi escolhido pela Editora Universitária da UFPB como um dos mais representativos da sua produção. O livro apresenta a Terapia Comunitária Integrativa desde várias perspectivas interpretativas e disciplinares, o que enriquece o estudo desta nova forma de agir em comunidade.

A Terapia Comunitária Integrativa-TCI é um fato social novo, uma nova forma de ser e de existir em sociedade. Uma nova maneira das pessoas olharem para si mesmas, valorizarem as suas competências, resgatando a sua autoestima e o seu projeto de vida. O indivíduo na sociedade capitalista é construído como oposto ao comunitário. Na TCI, ao contrário, a pessoa descobre o quanto há em si mesma, de comunitário. Ela somente se resgata na sua plenitude, em redes relacionais, redes sociais e comunitárias.

A pesquisa sobre a TCI resgata esta novidade na sociedade atual: a emergência de um eu comunitário, um eu auto-reconhecido na própria história de vida, na própria matriz cultural. Este livro recolhe várias pesquisas e estudos que focalizam esta nova forma de ser, fazer e sentir, que é, também, uma nova maneira de conhecer. Ou, muito provavelmente, uma muito antiga maneira de conhecer ressuscitada. A valorização da experiência pessoal de cada um, de cada uma, é posta no centro desta caminhada de recuperação da identidade humana.

O Prof. Dr. Adalberto Barreto, criador desta tecnologia de cuidado, apresenta ao mundo os resultados de um longo trajeto em busca de um ser humano mais pleno, mais feliz, mais reencontrado consigo mesmo, em que confluem o conhecimento científico e a sabedoria popular. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária da Universidade Federal da Paraíba oferece aos estudiosos da TCI e ao público em geral, esta obra pioneira na pesquisa científico-social.

Este livro se destina a terapeutas comunitários, estudantes de graduação e pós-graduação, mas também a profissionais que buscam novos caminhos na pesquisa e que ainda não fecharam os olhos para o novo, o criativo. Aposta-se na interlocução com outros pesquisadores e abre-se espaço para interrogações. Não basta mudar, é preciso mostrar como é que se muda, para melhor, em ações moleculares de grande impacto, como a TCI.

Contatos: [email protected] e (83) 3216-7147.

Da redação. Comente abaixo ou pelo Facebook.com/RevistaConscienciaNet. Contato: [email protected]


1 comentário para “Obra de referência sobre Terapia Comunitária Integrativa é lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

  1. Maria Rosalice Tejo Di Pace
    14 de setembro de 2013 at 10:51

    Gostaria muito de adquirir o livro.. Qual livraria ? Sei que muito vai me enriquecer como terapeuta comunitária. Parabéns !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *