São Paulo..Arquivo 2005
.
direitos humanos
Anistia Internacional reúne assinaturas contra tortura no Brasil

Organização pede que Lula condene a tortura em todas suas formas e que use o poder para pôr fim aos maus tratos que, segundo a AI, são cometidos nas prisões do país contra suspeitos de crimes comuns. A AI estende sua crítica às condições das prisões no Brasil, que considera “cruéis, desumanas e degradantes”, e que também são encontradas nas delegacias e nos centros de detenção para menores.Da Agência EFE em 13/12/2005..[+]

ato público
Ativistas de Direitos Humanos e entidades são homenageados em São Paulo

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo homenageará neste sexta-feira, dia 9 de dezembro de 2005, diversas personalidades e entidades que historicamente têm defendido os direitos humanos no país. Na mesma oportunidade, será realizada a entrega do Prêmio "Santo Dias" ao Movimento pela Defensoria Pública e à dra. Valdênia Aparecida Paulino. Serão homenageados: Dr. Vanderley Caixe; Padre Júlio Lancellotti; Pastoral Carcerário da CNBB/Sul 1; Dr. Luiz Baggio Netto; Centro Oscar Romero de Defesa dos Direitos Humanos; Rabino Henry Sobel; Dr. João José Sady; Pastor Jabes de Alencar; Instituto do Negro PadreBatista; entre outros. Anota aí: às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Da Agência Consciência.Net)

indígenas
Povo Guarani Kaiowá pode ser expulso de terra homologada

O povo Guarani Kaiowá da terra Indígena Nhanderu Marangatu recebeu na tarde de ontem, dia 7, a notícia da decisão no Tribunal Regional Federal, 3ª. Região, São Paulo, pela reintegração de posse solicitada pelos proprietários das fazendas Ita Brasília e Pequiri Santa Creuza. Para cumprir a decisão judicial, a Polícia Federal já anunciou que irá proceder a expulsão do povo Guarani Kaiowá no próximo sábado, dia 10. Do Cimi, 8/12/2005..[+]

santos
Sindicato denuncia ameaça de demissões no Santander

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região denunciou a intenção do banco Santander de unificar o Santander S/A, o Santander Brasil, o Santander Meridional e o Santander/Banespa, o que provocaria a demissão de cerca de 10% dos funcionários, aproximadamente 2.100 trabalhadores. Para agravar a situação, dia 30 de novembro acaba a estabilidade de emprego dos bancários do Santander Banespa. O Sindicato promove diversas manifestações contra estas atitudes. O Santander não quis se pronunciar sobre o assunto. Informações do jornal A Tribuna de Santos e do Instituto Observatório Social, 29/11/2005.

legislativo
Programa Educação Comunitária é aprovado

O projeto da vereadora Soninha (PT-SP) que institui o Programa Educação Comunitária no município de São Paulo foi aprovado nessa quarta (dia 26/10) em segunda e última votação no Plenário e agora segue para a sanção ou veto do prefeito José Serra. Inspirado no trabalho desenvolvido pela ONG Cidade Escola Aprendiz, o Programa pretende formar professores que promovam o diálogo entre a escola e a comunidade e ensinem conceitos de cidadania, ética e responsabilidade social, sempre considerando as relações com a vizinhança e a família. Você pode ver o texto integral do projeto e sua justificativa aqui.

referendo I
Região do Grajaú e Diadema formam a cinturão do SIM

Frente Humanista pelo Desarmamento Total organizou campanha do SIM no extremo sul de São Paulo e na região de Diadema. Da Agência Consciência.Net, em 24/10/2005.

referendo II
Diadema reduz crimes e dá vitória ao ‘Sim’

Entre 2000 e 2004, o número de homicídios em Diadema, na Grande São Paulo, que havia chegado a uma média de 31,2 por cem mil habitantes por mês em 1999, caiu 57%. O resultado das políticas públicas de segurança implantadas pela prefeitura teve como conseqüência, tão surpreendente quanto a redução da violência, a vitória do “Sim” no referendo sobre a proibição do comércio de armas e munição no domingo. Matéria de Adauri Antunes Barbosa no jornal O Globo de 25/10.

cultura I
IX Semana de Arte Modesta propõe o tema 'Por Minutos de Atenção'

"Por minutos de atenção". Este é o tema tangente de todas as atividades promovidas durante a IX Semana de Arte Modesta, que acontece na primeira semana do mês de novembro. O evento é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de Comunicação da PUC-SP, mas é aberto a todos, o que inclui outras universidades e núcleos de ensino. Da Agência Consciência.Net, em 20/10/2005.

cultura II
Show da Banda MokódeSukata

O JARDIM ELÉTRICO - Espaço Cultural, TROKAOSLIXO & O AUTOR NA PRAÇA apresentam ANTROPOFAGIA, KAOS E LIXO - Show da Banda MokódeSukata e convidados, em São Paulo. Da Agência Consciência.Net, em 20/10/2005.

expulsão
Catadores de lixo serão expulsos de Pinheiros

A Coopamare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis) será despejada da parte de baixo do viaduto Paulo 6º, em Pinheiros (zona oeste), local que ocupa desde 1989. Os catadores foram notificados neste mês, mas disseram que não irão sair. O despejo gerou polêmica e mobilizou alunos e professores da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), que realizam aulas no local e têm o trabalho da cooperativa como alvo de pesquisa. Para o professor da FAU e urbanista João Whitaker, o prefeito José Serra (PSDB) retomou uma política de "expulsão da população pobre das áreas mais ricas, do centro expandido". A cooperativa reúne 56 cooperados e beneficia uma média de 130 toneladas de material para reciclagem por mês. A subprefeitura disse que foi concedido prazo de 30 dias, a partir de ontem, para que deixem o viaduto. Informações da Folha de S. Paulo de 23/9/2005.

7 de Setembro
Grito dos Excluídos já começou em São Paulo

Os romeiros que vão fazer o Grito dos Excluídos no estado de São Paulo já estão caminhando dentro da capital paulista. Trabalhadores e desempregados saíram na manhã desta segunda (5/9) da Zona Oeste rumo ao Centro da cidade.  Na terça fazem vigília nas escadarias da Praça da Sé e na quinta-feira se concentram no Monumento do Ipiranga. Além de pedir “paz nos desaventos” vão “convocar a sociedade para se organizar, denunciar e pressionar os governantes para a mudança do sistema político, econômico e social do país, que ao longo dos anos tem produzido desigualdades e exclusões.” Informações do boletim Rápido, da CUT/RJ.

avanços
Assentamento irá reunir produção agroecológica e respeito ao ambiente

A fazenda São Luiz, em Cajamar, a 50 km do centro de São Paulo, é reivindicada pelo MST há cerca de um ano. A área foi ocupada cinco vezes, após a publicação de laudo do Incra atestando viabilidade de Reforma Agrária na fazenda. Da Agência Consciência.Net, em 5/9/2005.

boa idéia
Projeto social incentiva inserção do jovem no mundo do trabalho

Incentivar a inserção do jovem no mundo do trabalho, e não apenas no mercado de trabalho. Para isso foi criado o Consórcio Social da Juventude. Da Agência Consciência.Net, em 31/8/2005.

folha de s. paulo
Viva o Super-Serra!

Na mesma semana em que reserva dezenas de páginas e editoriais para atacar a administração federal, o jornal FOLHA DE S. PAULO publica reportagem afirmando "a administração José Serra (PSDB) apresentou ontem (24/8) as linhas básicas de um projeto anticorrupção que deseja implantar na Prefeitura de São Paulo". Os 16 tópicos, diz a FOLHA, constam de uma portaria publicada no "Diário Oficial" e focam a ação na área de fiscalização das subprefeituras, responsável pelos principais casos de corrupção na cidade. Diz ainda que as propostas foram "elogiadas por especialistas" - três na verdade, sendo que um deles "criticou a prefeitura por não ter dado prosseguimento à eleição do conselho de representantes - que fiscalizaria os subprefeitos". Várias análises de mídia, algumas publicadas no site Observatório da Imprensa, mostram que a FOLHA privilegia constantemente José Serra em suas matérias. (da redação, 25/8)

cidadania
Contação de história integra deficientes auditivos

Estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Anne Sullivan, da capital paulista, participam de contação de história, com tradução simultânea. Da Agência Consciência.Net, 24/8..[+]

que vergonha...
Serra "inaugura" creche de 1981

A placa descerrada ontem pelo prefeito José Serra (PSDB) em um CEI (Centro de Educação Infantil) na Freguesia do Ó (zona norte de São Paulo) anuncia: "Inaugurado em agosto de 2005". A creche, porém, existe desde 1981 e teve apenas sua reforma e ampliação concluídas pela atual gestão. De acordo com declarações do próprio prefeito José Serra e de seu secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti, o evento de ontem foi uma reinauguração -diferentemente do que diz a placa, onde também estão escritos os nomes dos dois políticos. E o pior: não é a primeira vez que isso acontece. O registro é de Victor Ramos na Folha de S. Paulo de 24/8.

violência I
Tropa de Choque faz despejo violento de sem-teto em São Paulo

Cerca de 80 famílias sem-teto estão sendo despejadas à força nesta terça (16/8) pela Tropa de Choque da Polícia Militar, no centro da cidade de São Paulo. Elas ocupam desde 2003 um prédio abandonado na rua Plínio Ramos. Da Agência Notícias do Planalto, 16/8..[+]

violência II
Repórter-fotográfico denuncia agressão policial

O repórter-fotográfico Wladimir de Souza, do jornal “Diário de S.Paulo”, encaminhou denúncia ao “O Jornalista” relatando uma grave agressão policial, que ele sofreu durante cobertura da prisão de um traficante na cidade de São Paulo. Leia o relato do colega no site O Jornalista, em 15/8/2005..[+]

transporte
Alckmin põe metrô no gasto com educação

O desconto de 50% na tarifa do Metrô dado a estudantes e professores em São Paulo passou a ser contabilizado pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) entre os gastos obrigatórios legais com educação. O critério, que se tornará habitual, começou a ser adotado em 2004, quando R$ 32,8 milhões foram repassados ao Metrô para cobrir essas despesas. Da Folha de S. Paulo, 13/8..[+]

água
Indústrias poluidoras serão denunciadas 

Impunes há 31 anos, cerca de 60 indústrias – a maioria multinacionais – que depositaram mais de 320 mil toneladas de lixo tóxico numa área rural de Santo Antonio de Posse, no Estado de São Paulo, correm o risco de ser denunciadas internacionalmente por fraudes contábeis. A informação é da entidade Defensoria da Água. Do Brasil de Fato, 11/8..[+]

questão agrária
Pistoleiros ameaçam famílias acampadas em fazenda em São Paulo

A fazenda Santa  Rita,  no município de Mirante do Paranapanema (SP), foi ocupada na madrugada do último dia 6 de agosto por mais de mil famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra) de todo o estado. Foi a segunda ocupação na área. Da Agência Consciência.Net, 10/8..[+]

educação
Movimento Humanista abre vagas de cursos gratuitos em SP

O Movimento Humanista Internacional, representado por "A Comunidade para o Desenvolvimento Humano", está desenvolvendo cursos para pessoas de baixa renda. Da Agência Consciência.Net, 10/8..[+]

transporte
Morrem mais paulistanos por atropelamento do que iraquianos na guerra

A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) acaba de divulgar um dado alarmante sobre a cidade de São Paulo. Morrem-se mais pessoas atropeladas em números absolutos na cidade do que na guerra do Iraque. Só no semestre passado foram 370 paulistanos. Esse dado só demonstra que a cidade carece de intervenção do poder público no trânsito paulistano. Do Jornalismo Comunitário, 10/8..[+]

cidadania
Escola aberta aos fins de semana baixa índices de homicídios locais

Há dois anos funciona na cidade de São Paulo um excelente projeto na área educacional envolvendo a comunidade. O Programa "Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz". A idéia é simples: abrir os portões das escolas aos fins de semana. Mas os resultados são significativos: queda de incidência de agressões físicas, de homicídios, de depredação do patrimônio, entre outros resultados. Do Jornalismo Comunitário, 8/8..[+]

educação
Alckmin veta mais verba para universidades

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou o mecanismo que permitiria o aumento de recursos para as universidades estaduais paulistas. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2006, aprovada pela Assembléia Legislativa, a parcela do ICMS (principal imposto paulista) destinada a USP, a Unesp e a Unicamp subiria dos atuais 9,57% para 10%. Da Folha de S. Paulo, 6/8..[+]

violência
Sargento admite chacina no ABC, mas diz não saber motivo do crime

O sargento Ricardo Silva Santos, 40 anos, preso acusado de matar três pessoas da mesma família em Diadema (ABC), no dia 4 de julho, assumiu ontem, em depoimento à Corregedoria da PM, que atirou contra as vítimas, mas disse "não saber o motivo". Santos, lotado no 24º Batalhão da PM, em Diadema, se entregou à corregedoria da corporação três dias depois do crime. (...) O policial é acusado de matar a tiros a faxineira Tereza Rodrigues Farias, 48, e seus dois filhos -o desempregado Eduardo Rodrigues Francisco, 24, e Fábio Rodrigues Francisco, 15, no Jardim Portinari. Do Agora São Paulo, 5/8..[+]

eleições 2004
Contas da campanha de Marta são rejeitadas

SÃO PAULO. As contas da campanha à reeleição da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) e do comitê financeiro petista, que controlou os gastos de campanha dos candidatos a vereador no ano passado, foram reprovadas ontem pelo juiz Francisco Olavo Guimarães Peret Filho, da 1 Zona Eleitoral de São Paulo. Nas sentenças, o juiz afirma que reprovou as contas por causa de impropriedades apontadas pelos auditores contábeis do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), analisadas pelo Ministério Público e por ele. O deputado estadual Ítalo Cardoso, coordenador da campanha de Marta, diz que o PT vai recorrer. Do jornal O Globo, 4/8..[+]

privatização I
Depois da Nossa Caixa Seguros, Alckmin fará leilão da CTEEP

Depois da venda Nossa Caixa Seguros, governador Geraldo Alckmin fará o leilão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, a CTEEP. Contestado por representantes de sindicatos, ONGs e partidos de oposição, negócio ajudará a sanear a Cesp, justifica governo de São Paulo. Da Agência Carta Maior, 27/7..[+]

retrocesso
LDO é aprovada sem Orçamento Participativo

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que dá os parâmetros para o Orçamento de 2006, mas vetou o artigo sobre a participação popular na definição da destinação das verbas -o chamado Orçamento Participativo. Foi mantido na lei o dispositivo que prevê o fim da cobrança de taxa do lixo em 2006. Da Folha de S. Paulo, 27/7..[+]

privatização II
Rodovias federais de São Paulo serão privatizadas

Até o final do ano, todas as rodovias federais do estado de São Paulo serão privatizadas, segundo revelou hoje (24/7) o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. De acordo com o ministro, a concessão das rodovias está em processo licitatório. Da Agência Brasil, 24/7..[+]

defensoria pública
Projeto de Alckmin reduz participação popular em SP

Entregue à Assembléia em 6 de julho, projeto que criará a Defensoria Pública paulista enfraqueceu mecanismos de participação da sociedade civil na instituição. Movimento pela Defensoria Pública se articulará com deputados para recolocação dos instrumentos. Da Agência Carta Maior, 22/7..[+]

11 meses depois
Massacre de moradores de rua em SP segue impune

Entidades defensoras dos direitos humanos promovem ato para cobrar do governo de SP uma resposta para a morte de 7 moradores de rua, assassinados no centro da cidade em 2004. MP recebeu manifestantes e prometeu reforçar investigação. Da Agência Carta Maior, 20/7..[+]

educação
Senado aprova projeto que cria universidade federal no ABC

Por votação simbólica, o Senado Federal aprovou nesta quarta (6/7) projeto de lei da Câmara (PLC nº 20/05), de iniciativa do Executivo, que institui a Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC). Na mesma sessão, o Senado também aprovou projeto que autoriza o governo a efetuar contribuições ao Grupo dos 24 (G-24), que reúne os chamados países emergentes. As duas matérias vão à sanção presidencial. As informações são da Agência Senado.

violência
Seis pessoas são mortas em chacina

SÃO PAULO. Seis pessoas morreram e seis ficaram feridas numa chacina ocorrida à 0h45m de ontem, num bar no Jardim Ataliba Leonel, na Zona Norte de São Paulo. Testemunhas disseram que os tiros foram disparados por seis homens que chegaram em três motocicletas. A polícia não tem pistas dos assassinos. Três das vítimas morreram no local. Do jornal O Globo, 27/6..[+]

movimentos sociais
Comunidade quilombola sofre risco de despejo em SP

No estado de São Paulo existem mais de 50 comunidades quilombolas, das quais cerca de 20 passam por graves dificuldades na posse de seus territórios. Apesar da Constituição Brasileira garantir acesso à terra a essas comunidades, que são remanescentes de quilombo, muitas delas sofrem para regularizar a documentação das áreas. Este é o caso da comunidade Caçandoca, que há 120 anos ocupa uma área de 210 hectares em Ubatuba, litoral norte do estado, e corre o risco de ser despejada a qualquer momento. A remoção pode ocorrer devido uma liminar de reintegração de posse concedida pela Justiça de São Paulo que favorece a Imobiliária Continental. A liminar foi concedida em abril e a imobiliária pretende implantar no local um condomínio. A Caçandoca é composta por 60 famílias. Em 2002, foi reconhecida por laudo antropológico do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) como comunidade remanescente de quilombo. Outras informações com Gissela Mate: (11) 9229.0808 ou 3668.6086. Do NPC, junho/2005..[+]

movimentos sociais
Movimentos sociais cobram recursos para áreas sociais

Manifestação em São Paulo reuniu movimentos de moradia, saúde e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e mulheres e cobrou mais recursos para as áreas sociais. Protesto foi contra a política econômica do governo federal e a postura de repressão e falta de diálogo do governo Alckmin. Da Agência Carta Maior, 1/6..[+]

no ar
Cracolândia

“CRACOLÂNDIA, Centro Velho, São Paulo/SP, 2003. Região ocupada na sua maioria pelos excluídos da sociedade. Principalmente jovens e crianças. Um achado nada convencional e pouco memorável. O objeto passaria despercebido, se não fosse um pequeno detalhe: cápsula de projétil calibre 38 transformado em cachimbo de crack. Criatividade letal ou representação da morte através do ilícito vício, gerado e alimentado sabe-se lá por quais motivos? As respostas são muitas.” Está no ar a edição número 20 da revista Pobre.

glbt
Marcha cristã na parada gay

Quem for amanhã ao culto da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) – a primeira igreja do Brasil voltada ao público gay, no Centro – não vai comungar com o pastor Marcos Gladstone. Ele estará na Parada Gay de São Paulo, com outros fiéis vestidos com camisetas da igreja, feitas especialmente para o evento: desenho do peixe, símbolo cristão, com cores do arco-íris. O pastor quer chegar cedo para pregar o Evangelho e, depois, se divertir na parada. Do jornal O Dia, 28/5..[+]

moradia
Despejos e falta de alternativas

A mais antiga ocupação de um imóvel do Estado na cidade de São Paulo está sob ameaça. Os moradores do prédio da Rua do Ouvidor, ocupado pelo Movimento de Moradia do Centro (MMC) desde 1997, correm perigo de despejo. No mês passado, a Justiça estabeleceu um prazo para a desocupação: até dia 17, com reintegração de posse do prédio que pertence à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Porém, no Plano Diretor do Município de São Paulo, de 2002, o edifício é classificado como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Na prática, isso significa que se destina a habitação de interesse social. Do Brasil de Fato, 19/5..[+]

denúncia
‘A seqüela da tortura não se apaga nunca’

Mãe de sete filhos, da presidente da Associação de Mães de Crianças e Adolescentes em Risco, Conceição Paganele, de 49 anos, vive sob ameaça de morte. À frente de um grupo de 200 mães que buscam melhores condições para meninos e meninas que lotam as unidades da Febem, ela diz que foi perseguida na rua e recebe telefonemas diários para que deixe de denunciar os maus-tratos sofridos pelos internos. Desde que o seu filho de 15 anos foi preso por roubo pela primeira vez, em 1998, Conceição decidiu lutar pelos direitos dos internos da Febem. Do jornal O Globo, 15/5..[+]

infância
Febem demite 12 funcionários da diretoria do complexo do Tatuapé

Doze funcionários da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) que ocupavam cargos na diretoria no complexo do Tatuapé (zona leste de São Paulo) foram demitidos nesta terça-feira. Trata-se de José Resende Filho, que dirigia todo o complexo, um assistente e diretores de dez das 14 unidades. Da Folha Online, 10/5..[+]

Saída do presidente atrapalha mudanças e pode agravar crise

Nos quatro meses de 2005, a Febem já passou por mais de 20 rebeliões. Uma ação civil pública corre na Justiça para barrar a transferência dos adolescentes enviados para prisões no interior. Possível troca de direção deve dificultar ainda mais a construção de um projeto pedagógico para a entidade. Da Agência Carta Maior, 9/5..[+]

movimentos sociais
Famílias de sem-teto ocupam prédio do INSS

Cerca de 500 famílias de sem-teto ocuparam na madrugada de hoje um edifício no bairro da Bela Vista, no centro da capital, que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ocupação foi organizada pela Frente de Luta Por Moradia (FLM) e, segundo os líderes, as famílias deixarão o prédio ainda hoje. De a manhã, representantes do movimento participaram de uma reunião com a Superintendência do INSS em São Paulo para pedir explicações e uma posição sobre a reforma de cinco áreas ociosas que seriam destinadas a moradias populares. Da Agência Brasil, 2/5..[+]

educação
Dezesseis escolas de São Paulo têm 36% das vagas de "elite" da USP

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os alunos ingressantes nos 18 cursos mais concorridos da USP mostra: somados, os egressos de apenas 16 colégios (de um universo de 1.164 na cidade de São Paulo) conquistaram 36% das vagas. Dito de outra forma, 1,3% de todas as escolas da cidade respondem pela formação em nível médio de 36% dos novos alunos do olimpo uspiano. Da Folha de S. Paulo, 28/4..[+]

infância
Não dê esmola. Dê futuro

Uma criança consegue ganhar, em média, R$ 500 por mês nos semáforos da cidade de São Paulo, segundo pesquisas realizadas por assistentes sociais da prefeitura. É possível tirá-la da rua? Como já estamos habituados a ver meninos e meninas pedintes como extensão da paisagem urbana e conhecemos o tamanho da miséria brasileira, a reação automática é responder não. Com o slogan "Não dê esmola. Dê futuro", foi lançada pela prefeitura, na quinta-feira passada, em São Paulo, uma articulação entre a sociedade e prefeitos da região metropolitana para tentar mudar essa crônica paisagem de crianças pedintes. Pela amplitude desse projeto, não se trata de uma experiência qualquer. Vamos aprender sobre os limites de uma comunidade para combater os sinais mais explícitos da pobreza mais aguda. Por.Gilberto Dimenstein, 11/4/2005, no Jornalismo Comunitário

campinas
Alunos temem ataque em cela

Os três jovens acusados de estuprar uma colega de universidade de 24 anos dizem, por meio de seus advogados, correr o risco de serem atacados por outros presos no 2º DP de Campinas (SP). Os estudantes dividem uma cela de cerca de 15 m2 com outros dois acusados de estupro. "Eles estão em uma cela pouco ventilada e escura, além de correrem sério risco de serem atacados. Apesar de existir uma grade separando, o risco existe", disse o advogado de dois alunos, Marcelo Murillo de Almeida Passos. O advogado da universitária, Ralph Tórtima Stettinger Filho, disse ontem que os três acusados presos estupraram a moça em um banheiro na república Capela, em Campinas, após um churrasco promovido por estudantes. Ela estaria inconsciente, após ter tomado uma bebida e passado mal. Da Folha de S. Paulo, 9/4..[+]

campinas
Educação ambiental e religiões de matriz africana é tema de cartilha

Evento de lançamento acontece dia 13/4/2005, às 19 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura; iniciativa é da ONG Acadec, STMC, Mãe Corajacy, Mãe Dango e Instituto Baba Toloji..[+]

mídia
Deputados criam Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão Comunitária

Com a presença de representantes das rádios comunitárias de todas as regiões do Estado, foi lançada nesta quarta (6/4) na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão Comunitária no Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Simão Pedro (PT). De acordo com Simão Pedro, as rádios comunitárias são um espaço de vital importância para o exercício da liberdade de expressão e do direito à informação – ambos direitos humanos reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo ele, desde 1990 diversas entidades nacionais e regionais trabalham para construir um movimento de defesa da legalização das rádios comunitárias. “Esta Frente Parlamentar passa a ser uma importante ferramenta para o sucesso deste trabalho”, declarou. Já o deputado Carlos Neder (PT) afirmou que o trabalho da Frente pode mudar a consciência do poder público no que tange às leis adequadas à democratização da informação. “Pode ainda discutir o papel do Ministério das Comunicações no que se refere à subordinação de concessões a interesses que não sejam aqueles de servir à democracia e à sociedade”, concluiu. Com informações do cidadania.org.br

estudo
Pobreza aumenta em São Paulo

Dos oito objetivos para o milênio estabelecidos pela ONU como metas para o desenvolvimento global, o considerado mais relevante é a erradicação da extrema pobreza e da fome. De acordo com um estudo patrocinado pelo PNUD, o cumprimento da meta é improvável. Do Jornal do Brasil, 1/4..[+]

energia
Eletropaulo corta luz de 85 pontos da Prefeitura de SP por inadimplência

SÃO PAULO. Sem pagar desde 1996 as contas de luz, a Prefeitura de São Paulo ficou com 85 unidades sem energia elétrica desde segunda-feira. Com uma dívida de R$ 606 milhões com a AES Eletropaulo, o município paralisou, total ou parcialmente, serviços de creches, escola, unidade básica de saúde, centro cultural, biblioteca, clubes e subprefeituras atingidas pelo corte de luz. Do jornal O Globo, 31/3..[+]

interior
O velhinho de Taubaté

O ex-prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz, deu uma trégua à mais nova vítima de suas críticas, o atual prefeito Roberto Peixoto. Pelo sim e pelo não, a prefeitura paga salários a pelo menos três pessoas ligadas ao ex-prefeito: a ex-esposa, um filho e sua atual namorada. Todos foram colocados na linha de tiro quando as críticas começaram. LAURO LUCHEZI, no jonal ValeParaibano, 22/3/2005

conanda
Conselho da Criança pede extinção da Febem

BRASÍLIA. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) divulgou ontem nota defendendo a extinção da Febem de São Paulo. Para os conselheiros, o modelo da Febem contraria as determinações da Constituição, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), das resoluções dos conselhos de direitos humanos do país e dos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. Do jornal O Globo, 15/3..[+]

PSDB
Procurador vê "caso grave" na Assembléia e vai investigar

O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, informou que a Promotoria da Cidadania irá instaurar hoje um procedimento para investigar as irregularidades na contratação, exoneração e transferência de funcionários da Assembléia Legislativa de São Paulo. Ontem a Folha noticiou que funcionários da elite da Assembléia tiveram o patrocínio do PSDB paulista para burlar o teto salarial de R$ 13.540,85, estabelecido após a reforma da Previdência, promulgada em dezembro de 2003 pelo governo federal. Da Folha de S. Paulo, 14/3..[+]

bacia de santos
Petrobras descobre reserva de petróleo no litoral do Rio

A Petrobras descobriu petróleo leve de ótima qualidade no litoral do Estado do Rio de Janeiro. A jazida fica na direção da Praia de Copacabana em linha reta, a 160 quilômetros da costa fluminense. Mas, curiosamente, o poço não está situado na Bacia de Campos, mas sim na Bacia de Santos cuja área se estende até o Estado do Rio. Sem ainda revelar o potencial de reservas existentes, técnicos da Petrobrás destacaram a importância da descoberta. Isto porque demonstra que existe uma camada de petróleo próxima ao campo gigante de gás natural encontrado no ano passado, que tem reservas estimadas em mais de 419 bilhões de metros cúbicos. Do jornal O Globo, 12/3..[+]

são josé dos campos
População protesta contra aumento dos salários de vereadores

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP). Aconteceu, nessa quinta (10/3), às 18h, em frente à Câmara Municipal de São José dos Campos mais uma manifestação popular contra o aumento dos salários dos vereadores. Como das vezes anteriores, um forte aparato policial militar foi montado, incluindo helicóptero da PM e membros da guarda civil municipal. Em determinado momento a tropa de choque da PM partiu para cima dos populares enquanto a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais era algemada e presa sob alegação de desacato à autoridade. Por Ricardo Faria, março de 2005..[+]

febem
Diretora cai por recusar "tranca coletiva"

Com 18 anos de atuação na área da infância e juventude, a psicóloga Elizete Aparecida Rossoni Miranda, 45, não chegou a completar um mês na Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). Foi demitida do cargo de diretora do complexo da Vila Maria (zona norte de São Paulo), um dos mais problemáticos da fundação, por se negar a cumprir medidas de segurança determinadas pela Febem, entre elas a chamada "tranca coletiva". Dois assessores também anunciaram a demissão em solidariedade. Segundo Elizete, que assumiu o cargo no meio do projeto de reestruturação da Febem, as medidas de contenção e punição adotadas pela fundação contrariam o projeto pedagógico anunciado pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Ela também reclama de falta de pessoal e estrutura. Da Folha de S. Paulo, 3/3..[+]

mídia
Complacência absoluta

Além de engraçado, o grupo Folha é muito complacente com os governantes tucanos. Nessa semana, o prefeito de São Paulo, José Serra aumentou o preço da tarifa de ônibus em pouco mais de 17%. Durante toda a tarde de 1º de março, a Folha Online informava que o reajuste foi “abaixo da inflação do período”. Mentira: foi acima dos 15,91% do IPC/Fipe. Ou ainda: no noticiário sobre a crise da Febem, jamais é citado o nome do governador Geraldo Alckmin que, em última análise, é o responsável pela instituição e foi quem autorizou a demissão de 1.751 funcionários, agravando os problemas na instituição. Por.Luiz Antonio Magalhães, 3/3, no Brasil de Fato

cultura
Teatro de SP abre espaço temático para acervo de Adoniran Barbosa

Não é na casa do Nicola nem fica na rua Major Diogo, como cantou Adoniran Barbosa em "Um Samba no Bexiga" (1956). O acervo do compositor "muda-se" em abril para um endereço bem próximo: o teatro Sérgio Cardoso. Da Folha de S. Paulo, 2/3..[+]

juventude I
Febem recontrata outros 15 suspeitos de tortura

Mais 16 funcionários convocados para retornar ao trabalho pela Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) foram identificados na sexta-feira como suspeitos de agredir internos. O caso mais grave é o de um funcionário que é réu desde 2001 em um processo criminal que apura tortura de adolescentes em uma das unidades da instituição. No total, 36 dos 380 recontratados pela Febem são investigados por supostamente agredir adolescentes. Da Folha de S. Paulo, 26/2..[+]

juventude II
Governo de SP lança Portal da Juventude em evento com 3 adolescentes

Imagine a realização de um evento em que os convidados especiais, aqueles que são os atores principais das ações, não estão presentes? Foi essa cena que os participantes do I Fórum Permanente da Juventude, promovido pelo Governo do Estado, no dia 23 de fevereiro, encontraram ao entrar no auditório do Memorial da América Latina. Entre secretários, deputados, vereadores e tantos outros representantes de autoridades, apenas três jovens sentados na platéia. Do Setor3, 25/2..[+]

política
Autoritarismo tucano

A grande imprensa adora falar que o governo Lula e o PT são autoritários. A todo momento se lê algo a respeito, sobretudo quando o assunto é Ancinav, reforma universitária, política externa, meio ambiente e outros temas em que a gestão Lula cumpre um programa minimamente à esquerda. Quando, porém, o prefeito tucano de São Paulo, José Serra, decide que a negociação com os perueiros deve passar pela PM, ou quando o governador tucano de São Paulo demite, por decreto, quase dois mil trabalhadores da Febem, não se lê qualquer referência ao autoritarismo de tais medidas. No caso da Febem, um agravante: o assunto é escondido do público e só aparece a cada rebelião ou denúncia de espancamento de menores. Por.Luiz Antonio Magalhães, 24/2, no Brasil de Fato

trabalho
Ministério fantasma

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo estima que mais de 30 mil trabalhadores de sua base, em São Paulo, estejam trabalhando sem registro profissional ou com disfarce de terceirização. A mesma coisa acontece com outras categorias de trabalhadores sem que o Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização da ilegalidade, mostre a sua cara. Afinal, quem é o ministro do Trabalho? Por.Hamilton Octavio de Souza, 24/2, no Brasil de Fato

privatização
Alckmin retoma as privatizações em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo retomou o processo de privatização dos serviços públicos com a principal característica do governo tucano, impondo condições sem o debate público e subvalorizando o patrimônio público. A primeira iniciativa do ano é a privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), uma empresa que faz parte de um sistema estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Por Rodrigo Carvalho, do Diário Vermelho, 24/2..[+]

orquestra sinfônica
Genocídio cultural em São Paulo

O custo da Sinfonia Cultura da Fundação Padre Anchieta é baixíssimo e tem em suas mãos o poder de, via TV, iniciar a juventude (e contemplar os adultos) na boa música, de forma brincalhona - a exemplo do piloto já gravado "Clássicos e Populares", pronto para ir ao ar. O alcance desta inovação, em formato inédito, poderia ser enorme. A SC é também a única orquestra do país que se dedica à música brasileira, essa forma moribunda de arte que tanto deve incomodar os que preferem estimular formas de se fazer dinheiro fácil com ritmos ridículos e letras ignorantes. E agora pode fechar. Saiba mais

intolerância
Em SP, cozinheiro é espancado por ser homossexual

SÃO PAULO. O cozinheiro Carlos Roberto Barbosa, de 43 anos, foi espancado na madrugada de domingo na cidade de Monte Alto, a 353 quilômetros de São Paulo, por um grupo de rapazes, quando namorava Rivair dos Santos numa praça do Centro da cidade. A agressão teria sido motivada pelo fato de Barbosa ser homossexual.

Segundo a polícia, Barbosa teve ferimentos por todo o corpo, principalmente na cabeça. Ele foi transferido para um hospital de Ribeirão Preto, onde recebeu alta. Mas terá que fazer uma cirurgia de reconstrução facial. Santos contou à polícia que ele e Barbosa estavam fazendo programa na praça quando os rapazes se aproximaram e começaram a agredir o cozinheiro. Santos disse ainda ser capaz de reconhecer os agressores. Do jornal O Globo, 23/2..[+]

"Cotidiano"

Não consigo entender por que o fechamento de um bar ("Prefeitura interdita bar na Vila Olímpia") tem mais destaque (página C3) do que o incêndio que quase destruiu uma favela inteira e deixou mais de mil pessoas desabrigadas (pág. C5). O número de atingidos é pequeno? Tragédia em favela não é notícia? A favela é longe? Há algo de errado nesta avaliação. No "Estado", é apenas um registro com foto na seção "SP 24 horas". Por Marcelo Beraba, observador interno da Folha de S. Paulo, 22/2

Juíza proíbe Telefônica de cobrar assinatura básica

A batalha pela cobrança da taxa de assinatura básica do telefone fixo entre consumidores e Telefônica esquentou nesta quinta-feira (10/2). O Diário Oficial publicou 31 liminares de efeito coletivo - cada uma delas isentando todos os assinantes do estado de São Paulo do pagamento da assinatura básica. A Telefônica, por sua vez, informou que derrubou as decisões contrárias à cobrança. DoConsultor Jurídico, 14/2..[+]

Lançamento da Campanha Contra Discriminação Homofóbica

A Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania lançou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a Campanha Contra a Discriminação Homofóbica. Lideranças e integrantes do movimento Gays Lésbicas Bissexuais Travestis e Transexuais (GLBTT) se reuniram no prédio da Secretaria para discutir a Lei estadual 10.948/2001, que pune pessoas e estabelecimentos comerciais que discriminem gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais. Da Secretaria de Estado de SP..[+]

Camelôs montam polícia paralela no centro

Uniformizados com calças camufladas pretas, brancas e cinzas, usando coturnos, bonés e camiseta branca com a estampa "Pop Combat", 20 homens estão distribuídos nas ruas Conselheiro Crispiniano, 24 de Maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo, para fazer a segurança de camelôs. A idéia surgiu dos camelôs que reclamavam dos constantes furtos de celulares e bolsas, o que prejudicava as vendas. A polícia paralela está nas ruas desde 31 de janeiro. O grupo diz que não anda armado. Do Diário Vermelho, 11/2..[+]

Laudo atesta morte por envenenamento em SP

CAMPINAS. Laudo do Instituto Adolfo Lutz divulgado ontem pela Secretaria de Saúde de Campinas (SP) apontou envenenamento por arsênico como causa da morte da família do médico homeopata Hudson da Silva Carvalho. O médico, de 46 anos, a mulher dele, Thelma Almeida Migueis, de 43, e as duas filhas do casal, de 17 e 15 anos, foram internados no domingo com vômitos, diarréia e sintomas de intoxicação alimentar no Hospital Madre Maria Theodora. O casal e a filha mais velha morreram. Do jornal O Globo, 4/2..[+]

As águas vão rolar

Instituto de Pesquisas Ecológicas inicia projeto de reflorestamento no Pontal do Paranapanema que pretende restaurar 700 hectares da mata atlântica ao longo dos assentamentos rurais. Da Agência Fapesp, 3/2..[+]

Sem-teto conseguem na Justiça ficar em terreno de Naji Nahas

Depois de protestos nas ruas e ações de advogados, trabalhadores sem-teto conseguiram na Justiça de São Paulo a suspensão do mandado de reintegração de posse da fazenda Pinheirinho, em São José dos Campos, que abriga 7 mil pessoas. Da Agência Carta Maior, 14/1..[+]

Câmara de SP revoga benefícios de funcionários

A Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Paulo se reuniu na tarde de ontem e cancelou uma decisão que havia revogado corte nos benefícios de 78 funcionários que representou uma economia de R$ 500 mil por mês. De acordo com o vereador Arselino Tatto (PT), no final do ano passado quando era presidente da Câmara - a diretoria geral da Casa considerou uma declaração de voto do vereador Goulart (PMDB), um aditamento no voto do vereador Farhat (PT) e um voto em separado de Toninho Paiva (PL), favoráveis à revogação para cancelar o corte dos benefícios desses funcionários. Da Folha Online, 13/1..[+]

Queima de arquivo
Incêndio atinge prédio que abriga instituto de FHC

SÃO PAULO. Um incêndio atingiu na tarde desta segunda-feira um edifício no centro da cidade, onde funciona a sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso e onde estão guardados documentos, fitas e presentes do ex-presidente. Sessenta e seis pessoas foram intoxicadas pela fumaça do edifício Esplanada, segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros. O fogo começou no subsolo por volta das 17h e só foi controlado às 18h30. O prédio foi esvaziado e a energia elétrica da região do Vale do Anhangabaú, cortada. Da Reuters, 10/1..[+]

Vida dura

(...) E o calote da prefeitura de São Paulo acabou atingindo até a ONG que publica a revista "Viração", feita por jovens da periferia e da Febem e apoiada pela Unesco e pelo Unicef. A administração de Marta Suplicy fez contrato para assinar mais de mil revistas por um ano. Elas começaram a ser entregues em escolas em agosto. O pagamento, de R$ 46 mil, sairia em outubro. Foi adiado para 23 de dezembro e depois para 30 de dezembro. Até agora, nada. A ONG já acumula dívidas com gráficas, editores e fotógrafos. Por Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, 7/1..[+]

Discurso preparado

Os dois grandes jornais paulistas foram, na campanha eleitoral do ano passado, verdadeiros cabos eleitorais do prefeito José Serra (PSDB). Depois da vitória nas urnas, Folha e Estado começaram a preparar os ânimos de seus leitores para a provável falta de resultados práticos da nova administração no início do mandato. Quase todos os dias publicavam matérias sobre o "descalabro" do final da gestão Marta Suplicy (PT). É possível que a prefeitura de São Paulo tenha realmente enfrentado muitos problemas - que de resto afligem quase todos os municípios brasileiros - para fechar as contas e respeitar a draconiana Lei de Responsabilidade Fiscal. As matérias, porém, não questionavam a LRF, mas tinham o objetivo de fornecer um discurso para Serra: o da "herança maldita". Como o PT também usou este expediente com Fernando Henrique Cardoso, vai ter que ouvir calado. Por.Luiz Antonio Magalhães, 6/1, no Brasil de Fato

Gestão Alckmin mantém delegado acusado no cargo

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu manter o delegado Wagner Giudice na direção da Divisão Anti-Seqüestro, apesar de ele ter sido denunciado pelo Ministério Público à Justiça sob acusação de crime de corrupção. O caso deve ser analisado em 15 dias pela 24ª Vara Criminal. Giudice diz que a denúncia é mentirosa. Da Folha de S. Paulo, 4/1/2005..[+]

Incra recebe permissão para desapropriar Fazenda da Barra

Após um longo processo, que teve início em 2000, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) recebeu permissão do governo federal para desapropriar a Fazenda da Barra, em Ribeirão Preto (SP). Do Portal do MST, 3/1/2005..[+]

Candidato de Serra perde presidência da Câmara para dissidente

No mesmo dia de sua posse, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), presenciou a derrota de seu candidato à presidência da Câmara dos Vereadores. Roberto tripoli, dissidente do PSDB, elegeu-se presidente da Câmara neste sábado (1/1), vencendo por apenas um voto o candidato oficial tucano, vereador Ricardo Montoro. Votaram com o candidato de Serra, além do PSDB, as bancadas do PFL, PPS, PV, PSB e PDT. Tripoli reuniu os votos do que se desenha como a oposição ao prefeito na Câmara e que a imprensa apelidou de "centrão": PT, PCdoB, PMDB, PP, PL e PTB. Do Diário Vermelho, 2/1/2005..[+]


São Paulo | Busca no site | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.
Voltar
Arquivo 2004
Arquivo 2000-2003

Publicidade