Cientista política revela relação antiga entre Lula e Rede Globo
Ex-dirigente do PT, Cesar Benjamin diz ainda, em entrevista na Bandeirantes, que esquema de caixa 2 é "sistêmico" e antigo dentro do partido. Da redação, 1/8/2005


RIO. O respeitado cientista política César Benjamin, ex-dirigente do PT histórico e voz ativa da esquerda brasileira, deu entrevista polêmica no Canal Livre, da Bandeirantes, de domingo (31/7) para segunda.

Em uma revelação surpreendente, afirmou: "O sinal amarelo foi acendido para mim quando o Lula me disse pessoalmente - e eu não ouvi isso de ninguém - que dias depois da famosa edição [do Jornal Nacional, em 89] do debate entre ele e o Collor, o Lula tinha derrubado (sic) garrafas de uísque com o alto comando da Rede Globo (sic). Isso aconteceu alguns dias depois. Ali eu percebi que não se tratava de uma pessoa muito ética."

Ele afirmou ainda que a prática de financiamento ilegal começou no início dos anos 90, quando dirigentes intimamente ligados a Lula introduziram a prática, então desconhecida pela esquerda brasileira. "Lula sempre teve um esquema pessoal dentro do partido. (...) Até onde eu sei, os responsáveis por esse esquema sistemático e sistêmico são pessoas intimamente ligados ao grupo de Lula, que é um grupo muito fechado. O esquema encontra raízes nesse grupo e se espalha para outros lugares, como Santo André".

Benjamin, que deixou o partido em 1995, disse que propôs inclusive, "muito ingenuamente", a abertura das contas de campanha do PT à opinião pública já em 1994, como uma forma de dar transparência ao processo e desta forma pode exigir que os outros partidos fizessem o mesmo. "O Lula me disse à época que eles não iriam fazer isso, mas não me deu maiores explicações", conta.

E o futuro? "Não sei. Estamos em um vôo cego", finalizou.
 


Mídia | Mapa da Corrupção

Publicidade

.

------------------------------------------
Visite também:
>.Busca no site
>.Agência Consciência.Net
>.Café da Manhã
>.Cartas
>.Mapa da revista
>.Principal

------------------------------------------
Consciência.Net