.Agência
__________________________________________________________
Editoria: RIO SÃO FRANCISCO


Dom Luiz Flávio Cappio será recebido pelo presidente Lula

Nesta quinta-feira, 15/12/2005, às 17h30, Dom Luiz Flávio Cappio terá uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar as razões que justificam a oposição da sociedade civil à transposição do rio São Francisco

Cappio vai expor uma proposta de desenvolvimento para o nordeste Brasileiro, baseada na convivência com o Semi-Árido. Após a audiência, Dom Luiz Flávio Cappio dará entrevista coletiva.

O fim da greve de fome de Dom Frei Luiz Flávio Cappio contra o projeto de transposição do rio São Francisco se deu em função do compromisso assumido pelo Governo, de abrir “ampla discussão, participativa, verdadeira e transparente, até que se construa um Plano de Desenvolvimento Sustentável, baseado na convivência com todo o Semi-Árido, para o bem de sua população, priorizando os mais pobres”, como ficou registrado no acordo firmado em outubro.

Segundo D. Luiz: “Não temos a pretensão de ter respostas acabadas, mas queremos apontar caminhos. O que vai acabar definitivamente com o sofrimento do povo sertanejo e com a usura da indústria da seca é a convivência com o semi-árido.  Muitas iniciativas já existem e as ações da Articulação do Semi-Árido são exemplos vivos de que é possível viver com dignidade no nordeste”.

Dom Cappio se reúne com movimentos sociais, especialistas e ONGs

Tomando a iniciativa deste diálogo, D. Luiz convocou movimentos sociais, estudiosos e ONGs para juntos colocarem suas capacidades e conhecimentos a serviço da construção de uma proposta a ser encaminhada ao Governo e ao conjunto da sociedade brasileira. Este encontro, que tem o caráter de uma oficina de trabalho, será o momento de consolidar estes apontamentos.

Os participantes do encontro terão como tarefa central debater e elaborar propostas abordando os seguintes tópicos:

  • Quais as ações necessárias para garantir água ao conjunto das populações do semi-árido, com prioridade aos mais pobres;
  • Partindo do pressuposto de que disponibilidade de água, por si só, não gera desenvolvimento, que ações são necessárias para garantir o desenvolvimento do semi-árido de forma inclusiva e sustentável.
Para Adriano Martins a centralidade dada ao tema da transposição atrapalha um debate mais profundo sobre as possibilidades de desenvolvimento no semi-árido: “Não basta sermos contra a transposição, temos que pensar o semi-árido brasileiro como um todo. Queremos possibilitar um encontro que envolva representantes do conjunto das forças sociais que estão construindo, com seus estudos e suas ações, propostas para o verdadeiro desenvolvimento no semi-árido brasileiro, inclusivo e sustentável”.

As propostas debatidas neste encontro, que terão por base as várias iniciativas e elaborações já existentes, deverão compor um elenco orgânico de ações prioritárias a ser apresentado ao Governo, ao Parlamento e à mídia.

Participarão do encontro representantes das ONGs que compõem a ASA (Articulação do Semi-Árido), movimentos sociais que compõem a Via Campesina (MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MAB -  Movimento dos Atingidos por Barragens, MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outros), representantes de comunidades tradicionais e especialistas ligados à temática, como João Suassuna (engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco - PE), João Abner (Universidade Federal do Rio Grande do Norte),  Manoel Bonfim Ribeiro (Engenheiro, que já exerceu os cargos de Diretor do DNOCs, da CODEVASF, do CEEIVASF e consultor da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA), Paulo Nogueira Batista Jr. (Economista), Henrique Cortez, Roberto Malvezzi,  Marco Antônio Teixeira Coelho (USP) e Nancy Mangabeira Unger (UFBA).  O Geógrafo e professor Aziz Ab’Saber (USP), estando impossibilitado de vir, enviará sua contribuição.

D. Luiz solicitou uma audiência com o Presidente Lula, que deverá acontecer na tarde do dia 15, quando uma comissão de representantes irão encaminhar as propostas debatidas no encontro. Informações sobre o encontro:
 

DATA: 14 e 15 de dezembro de 2005
LOCAL: Colégio das Irmãs Salesianas
ENDEREÇO: SGAN 911, LOTE C/D Asa Norte, BRASÍLIA
Contato: Adriano Martins.
__________________________________________________________
Fonte: Diversas entidades
Fechamento: 14/12/2005 - 21h47
Contatos: Adriano Martins – (61) 9121-6043 / Priscila D. Carvalho – (61) 9979-6912/2106-1650
Ref. http://www.consciencia.net/2005/1412-domcappio.html

__________________________________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando.

Publicidade

.

------------------------------------------
Visite também:
—>.Busca no site
—>.Agência Consciência.Net
—>.Café da Manhã
—>.Cartas
—>.Mapa da revista
—>.Principal

------------------------------------------
Consciência.Net

__________________________________________________________
www.consciencia.net/agencia