.Agência
__________________________________________________________
Editoria: QUESTÃO AGRÁRIA


Campos (RJ): Presidente do Incra inaugurará assentamento e ouvirá denúncias

Na inauguração de assentamento que recebe o nome de criança Sem Terra assassinada, MST denunciará presença de jagunços nas fazendas de Campos, entre outros
 

O MST recebe o presidente nacional do Incra, Rolf Rackbart, nesta terça (18/10), no acampamento Dandara dos Palmares, na fazenda Santana do Betel, em Campos (Norte Fluminense). O presidente vai à área inaugurar o assentamento que abrigará 25 famílias residentes no local.

A cerimônia será conduzida pelo MST e terá uma característica especial: além de celebrar a conquista da terra, representantes de todas as áreas ocupadas com acampamentos do MST na região de Campos estarão presentes e denunciarão às autoridades vários problemas, como a presença de jagunços em fazendas, pagos pelos proprietários e a morosidade da justiça em Campista e carioca.

Campos, terra da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, é uma das áreas de monocultura mais antigas do país. Sua economia, política, problemas sociais e ambientais estão diretamente associados à cana de açúcar. Trabalho escravo, concentração de renda, contaminação do solo e águas são alguns dos frutos desta "tradição". Na região Norte do Rio estão também 12 dos 20 acampamentos do MST no Estado, 1.135 das 1.800 famílias acampadas.

O Acampamento Dandara dos Palmares fica na Fazenda Santana do Betel (325 hec), no Município de Campos. A ocupação da fazenda e início do acampamento data de 30 de janeiro de 2002. O nome é uma homenagem à sem terrinha Dandara, assassinada aos sete anos de idade por jagunços, durante a chacina de Corumbiara (RO), em agosto de 1995.

Para chegar ao Acampamento Dandara dos Palmares: Estrada Campos - São Francisco do Itabapoana, entrada à esquerda no povoado de "Floresta" ou "São Diogo". Todos na localidade conhecem o acampamento.

__________________________________________________________
Fonte: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST
Fechamento: 20/10/2005 - 15h45
Contatos: Taís Peyneau - (21) 2533-6556 / 9769-1138 / www.mst.org.br
Ref. http://www.consciencia.net/2005/1020-ag-mstcampos.html

__________________________________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando.

Publicidade

.

------------------------------------------
Consciência.Net

__________________________________________________________
www.consciencia.net/agencia