Bittar recebe jaca, ausentes são vaiados
Rodrigo Otávio, Tribuna da Imprensa, 17 de setembro, 2004

O bom humor e a irreverência juvenil estiveram presentes ontem na platéia de cerca de 500 pessoas que assistiram ao debate no pilotis da PUC. A platéia se dividiu entre os interessados nas propostas, a militância do movimento estudantil fazendo campanha para Jandira Feghali (PC do B) e Jorge Bittar (PT) e os que fizeram do acontecimento a hora do recreio.

Assim que chegou à mesa, Bittar foi brindado com uma jaca pelo estudante de Jornalismo André Lobato. "Isso é para você porque nós discordamos das ações do governo Lula", disse o estudante, explicando que a fruta foi escolhida por Lula estar "com o pé na jaca". Bittar, politicamente, deu um beijo na fruta e disse que encarava a lembrança com bom-humor. Enquanto falava sobre suas propostas, despertando aplausos e vaias, um estudante mais preocupado com o burburinho indagava: "Quem é esse maluco?".

As vaias foram democraticamente divididas entre os cinco candidatos presentes, mas foram unanimidade para os ausentes, principalmente Cesar Maia (PFL) e Marcelo Crivella (PL). Os organizadores do debate explicaram que ambos foram convidados. Cesar Maia, segundo o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Anselmo Júnior, disse que não tinha interesse em debater com estudantes. Ainda segundo o DCE, Crivella foi o grande ausente, pois confirmou presença até o último momento. Para um estudante que se equilibrava numa grande, a resposta é simples: "Foi rezar".

Após chegar atrasada, Jandira Feghali foi a mais aplaudida em suas intervenções e a que parece ter conquistado mais votos. "Estavamos na dúvida, sem idéia. Ficamos entre Bittar e Jandira e decidimos pela Jandira, aqui mesmo. Achamos que uma mulher no governo vai ser muito bom", disseram juntas as estudantes de Comunicação Natália Zimmerman e Anna Araújo.

Já a estudante de Ciências Sociais Liza Franco vota mais à esquerda. "Voto no Octacílio. Já estou decidida. É mais um voto de protesto, não dá para votar mais no PT, e a Jandira também é da base do PT".
 

Visite a Tribuna da Imprensa

Rio | Monitor eleitoral


Busca no site | Café da Manhã | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.