Chico Alencar elogia transparência de Jandira
Carla Giffoni e Roberta Araujo, da Tribuna da Imprensa, com redação. 7 de setembro, 2004


A iniciativa da candidata Jandira Feghali (PC do B) de colocar na internet as contas de sua campanha recebeu elogios do deputado federal Chico Alencar (PT-RJ). Ele enviou ontem um e-mail parabenizando a comunista. Segundo Chico, a decisão de externar apoio à idéia da adversária de Jorge Bittar (PT) deve-se ao fato de que ele mesmo apresentara ao Diretório Nacional sugestão nesse sentido.

O objetivo era afastar escândalos semelhantes ao caso Waldomiro Diniz, ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, que responde a processo por ter negociado propina com o empresário de jogos eletrônicos Carlos Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em Goiás, e que teria sido utilizado em campanhas do PT.

Um dos opositores da proposta de Chico foi o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que argumentou ser ingênua a iniciativa, já que, segundo ele, as outras legendas não fariam ação semelhante. Delúbio está sendo investigado por tráfico de influência e enriquecimento ilícito.

"Li nos jornais e depois no site de Jandira e fiquei entusiasmado. Tenho insistido com o Bittar para que faça o mesmo. Inclusive, propus ao Diretório Nacional do PT que determinasse isso para todos os candidatos. Era uma forma de afastar o escândalo Waldomiro, mas minha proposta foi recusada. Eles sugeriram que elaborasse um projeto de lei e apresentasse no Congresso. O PT carioca demonstra que está perdendo a atitude do pioneirismo, da ousadia. Esta iniciativa de Jandira é uma atitude basicamente petista", argumentou.

Ao ser questionado se sua atitude demonstraria que o PT do Rio está internamente fragilizado, Chico Alencar disse que não. "O PT não está rachado e tampouco fragilizado, nosso candidato é Jorge Bittar. Mas a forma de fazer campanha hoje está muito profissionalizada, acaba desmotivando a militância. Qualquer pessoa que tomar tal atitude de transparência, receberá meus aplausos. Pode ser até do PFL", garantiu.

O candidato Jorge Bittar, através de sua assessoria, disse que não vai discutir se o colega Chico Alencar parabenizou ou não sua adversária. Ele garante que vai disponibilizar suas contas nos últimos 15 dias de campanha.

Campanha de Jandira divulga e-mail de Chico

Devidamente autorizada pelo deputado Chico Alencar, do PT-RJ, a campanha de Jandira divulgou o e-mail em que ele parabeniza a candidata pela divulgação da relação de doadores de sua campanha em seu site de campanha na internet.
 

    Cara Jandira:

    Sempre defendi, inclusive no Diretório Nacional do PT, do qual tenho a honra de ser membro, a prestação de contas das campanhas eleitorais durante a própria campanha. Enquanto o financiamento público, com o qual nossos partidos concordam, não é conquistado, que doações e gastos sejam transparentes. Este é o melhor antídoto contra a insinuante corrupção eleitoral. O TSE, inclusive, recomendou esta publicização em tempo real, que agrega transparência à nossa ainda precária democracia, tão aviltada pelo abuso do poder econômico. Por isso quero manifestar, de público, a satisfação - minha e, posso afirmar, de toda a cidadania - pelo seu gesto pioneiro. Também espero que todas as outras candidaturas aqui do Rio, inclusive a do companheiro Jorge Bittar, tomem a mesma atitude. O Rio,recuperando sua boa tradição, estaria na vanguarda da ética na política. Que seu exemplo, que é também cobrança republicana, sensibilize corações e mentes de quem tem espírito público neste país.

    Saudações Democráticas, Chico Alencar - deputado federal, PT/RJ (original)

  • Veja as contas de campanha de Jandira clicando aqui ou indo em www.jandira65.com.br

 

Rio | Cidades | Brasil


Busca no site | Café da Manhã | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.