Pesquisador americano lista "perigos" dos transgênicos
PT-RS, novembro de 2003

O pesquisador norte-americano Jeffrey Smith enumerou na Câmara dos Deputados uma série de inconvenientes e "perigos" relacionados com a plantação e o uso dos produtos geneticamente modificados. Ao participar de audiência pública na frente parlamentar mista de biossegurança, Smith foi enfático ao relatar que os transgênicos "não são seguros, podem levar a dezenas de efeitos colaterais imprevisíveis". Há, segundo ele, grande perigo pelo fato de ter havido uma quantidade muito pequena de testes feitos com essas substâncias.

Jeffrey Smith tem se dedicado ao estudo dos transgênicos há quase uma década e é citado em artigos sobre o tema divulgados no mundo todo. Recentemente, Smith escreveu um livro que deverá ser traduzido e lançado no Brasil. Estudo realizado no Reino Unido, citado pelo especialista norte-americano, demonstrou que apenas uma safra de plantação dos produtos geneticamente modificados, no caso, a canola, foi suficiente para a contaminar a área por 16 anos.

Questionado pelo deputado Orlando Desconsi (PT-RS) sobre a multinacional Monsanto, detentora de patentes das sementes transgênicas, Jeffrey Smith disse se tratar de uma empresa famosa pela maneira como manipula dados. "Alegações falsas da Monsanto levaram muita gente a ficar doente", disse. Ele relatou a contaminação numa cidade próxima à fábrica da empresa nos Estados Unidos. Num rio da região, um peixe foi jogado vivo e em 10 segundos voltou à superfície regurgitando sangue e perdendo a pele. "A Monsanto recusou-se a limitar as descargas no rio e nada explicou à população", disse.

Nos Estados Unidos, disse, existe um grande lobby por parte das empresas para inibir a ação da mídia e coibir a cobertura relativa aos produtos geneticamente modificados. Original aqui


Transgênicos | Brasil

Busca no site | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.