23 abril 2003
Ministro terá que explicar de anúncio de cigarro

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta manhã, requerimento do deputado Custódio Mattos (PSDB-MG) convidando o ministro da Saúde, Humberto Costa, para esclarecer a edição da MP 118/03. A Medida autoriza a propaganda de cigarro em eventos esportivos internacionais até julho de 2005, o que possibilitou que as escuderias de Fórmula 1 tivessem a logomarca desses produtos estampadas em seus veículos durante o Grande Prêmio Brasil, realizado no dia 6 de abril, em São Paulo.

Para os parlamentares, o poder econômico prevaleceu sobre a lei brasileira, que proíbe esse tipo de anúncio. Segundo Custódio Mattos, a suspensão temporária da lei, que é considerada por outros países modelo no combate ao fumo, não poderia ter sido desmoralizada dessa maneira. Para ele, o ministro deve uma explicação ao Congresso. "O ministro abriu mão dessa Lei para ceder a interesses econômicos.

Os próprios promotores usaram a expressão "isso é o Brasil", em outros países onde há a lei, eles obedecem-na e fazem a corrida normalmente tampando as propagandas de cigarro nos carros". [Ariane Lupiano, Agência Câmara]


Saúde | Comportamento

Busca no site | Principal..Consciência.Net


Publicidade

.